Música & Badalo

Roda, roda, roda e avisa! Chacrinha atira seu irreverente bacalhau na plateia em texto de Pedro Bial!

“Quem vai querer a mandioca da Maria Bethania?” Frases antológicas do Velho Guerreiro devem comparecer na montagem teatral que será dirigida por Andrucha Waddington

Publicado em 07/06/2014 | Por Alexandre Schnabl

* Por Junior de Paula, direto de São Francisco

Parece que a Broadway, agora, é no Brasil. Há algum tempo, é certo dizer, a produção de musicais no país vem crescendo de forma avassaladora, tanto em quantidade como em qualidade, já que muitos dos nossos espetáculos não deixam nada a dever às produções internacionais. É certo que é preciso investir mais e mais em escolas de formação de profissionais preparados para lidar com a grandiosidade dos espetáculos, cenários e elenco, mas o caminho já está mais que pavimentado em direção ao pote de ouro no final.

O ano de 2014, aliás, vem se mostrando bastante generoso com o gênero, já que temos em cartaz, atualmente, sucessos genuinamente brasileiros, como “Elis, A Musical”, “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz”, o musical de Cassia Eller, que estreou com ótimas críticas, o de Rita Lee, com Mel Lisboa no papel principal, o espetáculo dedicado às canções de Chico Buarque da dupla mais do que craque Charles Moeller e Claudio Botelho, a remontagem de “O Grande Circo Místico”, e adaptações internacionais como “Crazy For You”, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, e outros tantos. Ah, e não dá para se esquecer do fenômeno “The Book of Mórmon”, adaptação da turma de teatro da Uni-Rio que virou a queridinha da temporada e ganhou os palcos da megalomaníaca Cidade das Artes.

Pois bem, pelas mais recentes notícias, ao que parece vem mais coisa boa por aí. A produtora Aventura, por exemplo, divulgou nessa quarta-feira (5/6) um comunicado convocando os interessados para as audições do musical em homenagem a Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que tem estreia prevista para o segundo semestre no Rio. Os candidatos devem ter entre 25 e 50 anos, homens ou mulheres – tanto faz! – e devem enviar um vídeo interpretando uma canção qualquer para o e-mail  chacrinha@aventuraentretenimento.com.br. Mas, a parte mais bacana nem era essa oportunidade para novos talentos, mas, sim, a ficha técnica do espetáculo que foi liberada junto da convocação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com texto assinado por Pedro Bial, seu primeiro para o teatro musical, e direção de Andrucha Waddington, outro estreante nesse universo dos palcos, o espetáculo tem ainda nomes de peso – e mais tarimbados na área dos musicais – como Alonso Barros na Direção de Movimento e Delia Fischer na  Direção Musical. A produção de elenco, por sua vez, fica a cargo de Marcela Altberg.

Detalhe: Pedro Bial também vai ser o responsável pelo roteiro da cinebiografia de Chacrinha, que tem filmagens previstas para 2016, com produção de Angelo Salvetti, Diego Boni e Ricardo Amaral e direção assinada por Cosimo Valerio. Já podemos começar a contar as horas para a estreia?

* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura

 

Pesquisas relacionadas