Rihanna, Paul McCartney e Kanye West lançam vídeo de “FourFiveSeconds” e anunciam performance no Grammy


Ainda há rumores de que o trio saia em turnê durante o verão norte-americano

*Por João Ker

Antes de ler esse texto, esqueça tudo o que você sabe sobre Rihanna. Ou melhor, ignore seu subconsciente trazendo à tona todas as imagens hiper sexuais que a cantora construiu ao longo desse mais de dez anos sob os holofotes. A nova versão 2015 de Rihanna quer mostrar que a mulher de Barbados é mais do que um pedaço de carne rebolativo e isso fica claro não só no seu recente single, “FourFiveSeconds”, mas também no vídeo que acaba de ser liberado, no qual ela aparece em preto-e-branco acompanhada de Paul McCartney e Kanye West em uma produção clean se comparada aos seus antigos clipes.

Vídeo oficial de “FourFiveSeconds”

A direção é assinada pela dupla de top fotógrafos Inez & Vinoodh. Os mesmo nomes que estão por trás de “Applause”, da Lady Gaga e, além de terem fotografado a capa do single de Kanye com Paul, “Only One”, também trabalharam com Rihanna em sua campanha para a Balmain e um ensaio feito para 032c, o qual originaria o visual para o vídeo de “What Now”, posteriormente. A estratégia é simples: mostrar três dos maiores artistas em um fundo branco, simplesmente apresentando a emoção da música e focando mais em suas expressões corporais e faciais do que em cenários super produzidos ou trocentas trocas de figurino, mantendo-se no bom e velho jeans, o que nas palavras da própria cantora “são tão icônicos quanto a p***a dos Beatles.

"Cansei de rebolar, galera, é isso" (Foto: Reprodução)

“Cansei de rebolar, galera, é isso” (Foto: Reprodução)

É interessante notar que na descrição do vídeo e da música não há nenhum “featuring”. “FourFiveSeconds” é uma música de Rihanna & Kanye West & Paul McCartney, algo que pode soar como um simples detalhe, mas é a confirmação do respeito mútuo que os três mostram entre si, onde cada um tem sua devida e igual importância na faixa. Isso também serve como um indício de que eles devam entrar em turnê conjunta este ano, rumor que ficou ainda mais forte após uma foto ter circulado no Instagram, onde se vê uma suposta logo para o espetáculo ainda não-anunciado oficialmente. Considerando o sucesso comercial que foi a “The Monster Tour” em parceria com Eminem, no ano passado, talvez essa seja a melhor ideia para a popstar.

Suposto roteiro da turnê de Kanye e Rihanna (Foto: Reprodução Instagram | @Complex)

Suposto roteiro da turnê de Kanye e Rihanna (Foto: Reprodução Instagram | @Complex)

tumblr_nj78vmNvmG1rpgfoho4_500

“Tá tudo dominado” (Foto: Reprodução)

Saindo da sombra das especulações, o trio está confirmado para se apresentar no Grammy (que já rola neste domingo) e no Saturday Night Live.  Como, ao contrário de Madonna, todas as informações sobre o oitavo álbum da cantora, batizado temporariamente de “R8”, ainda são escassas, é impossível saber se a pegada acústica será uma marca em todas as faixas dessa nova era, ou apenas uma amostra da versatilidade que ela pode oferecer como artista. A maioria dos fãs parece não gostar muito dessa nova Riri que não se apresenta dando tapinhas na virilha, mas a polêmica que Lady Gaga enfrentou quando resolveu gravar um álbum de jazz com Tony Bennett, “Cheek To Cheek”, só parou após a crítica enaltecer o disco e ele ir direto ao topo dos charts. De uma forma ou de outra, “FourFiveSeconds” promete ser um divisor de águas na carreira dos três artistas marcando uma nova fase.

tumblr_nj78vmNvmG1rpgfoho6_500

“Nos vemos no Grammy, beijos” (Foto: Reprodução)