Pearls Negras: garotas do Vidigal surfam na onda pop do hip hop, ganham destaque e mandam recado ao Palácio do Planalto


Trio é uma boa surpresa deste Verão, que chega chegando, marcando terreno e ocupando um posto vago no segmento do hip hop e da música negra

* Por Junior de Paula

Já ouviu falar das Pearls Negras? Não, então chega mais.  Trata-se de um trio formado por Alice CoelhoMariana Feitosa e Jennifer Loiola, três amigas do Vidigal e integrantes do grupo Nós do Morro, que viraram estrelas internacionais e sensação nas redes sociais desde que o clipe de Pensando em Você foi divulgado no YouTube. Clipe, aliás, que em uma semana no ar já estava beirando a casa das 100 mil visualizações. A partir do lançamento do vídeo foi só sucesso, com destaque na MTV, no site da revista inglesa Dazed & Confused, na Vice, agora, aqui, na Heloisa Tolipan e assim por diante.

pearls-negras-pensando-em-você-bcq

Pearls Negras: do Vidigal para o mundo

Pensando em você, o tal hit, é uma composição do trio que surfa na onda mais pop do hip hop, com batida melódica e poderosa, com produção de David Alexander (que trabalhou  com Yo! Majesty e Dominique Young Unique) e lançado como parte de uma mixtape, que inclui ainda outras seis músicas, pela gravadora gringa Bolobo Records. Outra música que está pronta para as pistas de dança é Make It Last, quase toda em inglês, com exceção do refrão em português, que mistura um pouco de trap com funk e hip hop para falar sobre o amor.

A temática das meninas, apesar de à primeira vista parecer aproximar do discurso de mulheres poderosas lutando contra a dominação masculina e a inveja das “inimigas”, tem um pé bastante presente na crítica social. Em Bata Dois, por exemplo, elas falam das dificuldades da vida na favela, e em Mr. President mandam um recado direto para o alto comando do Palácio do Planalto.

As Pearls Negras, portanto, são uma boa surpresa deste Verão, que chegam chegando, marcando terreno e ocupando um posto vago no segmento do hip hop e da música negra que tem como inspiração o gueto norte-americano. Bonitas, afinadas e boas de rima, elas prometem fazer barulho, principalmente por contar com uma produção tão caprichada que remete à características gringas, mas sem perder a brasilidade.

* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura.