Para começar 2015 bem: Kanye West lança música nova com a participação de Sir Paul McCartney


“Only One” é um tributo à mãe do rapper, que diz não se lembrar de ter escrito a faixa, porque foi uma mensagem psicografada

*Por João Ker

Enquanto grande parte do mundo se recuperava das emoções do Réveillon, Kanye West fez o que só um artista do calibre dele poderia fazer: lançou o primeiro single de seu 9º álbum de estúdio, ainda sem nome ou data confirmados. Mas, no caso, o rapper que não é bobo nem nada conseguiu uma ajuda pesadíssima para atrair a atenção do mundo com o release: a participação de Paul McCartney, em uma colaboração que certamente faz lembrar da declaração polêmico que ele deu à BBC em 2013 ao se auto-intitular como o Rockstar #1 do mundo. Batizada Only One”, a balada é bem diferente dos trabalhos anteriores de Ye e é um tributo à sua mãe falecida. Mas calma, que existe mais polêmica nessa história.

Kanye West e Paul McCartney fotografados por Inez & Vinoodh (Foto: Reprodução)

Kanye West e Paul McCartney fotografados por Inez & Vinoodh (Foto: Reprodução)

De acordo com um comunicado oficial liberado pelo time de Kanye West, ele estava participando de uma sessão com o ex-Beatle no início do ano passado quando este começou a tocar no piano e o rapper improvisou uma letra. Reza a lenda, que ao ouvir de novo o resultado, Ye disse não se lembrar de nada do que havia cantado e aquilo tudo era uma mensagem que sua mãe estava passando através dele. Para quem não sabe, Kanye significa “Only One” (“o único”). Pois é, clima pesado de mesa branca logo no primeiro dia do ano. Até Kim Kardashian, no Twitter, já mandou avisar que chora toda vez que escuta a música. Por favor, alguém trate de fazer novas imagens daquele rosto chorando, porque é uma das coisas mais engraçadas nesse mundo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Brincadeiras à parte, a letra superemotiva da música fala coisas como “Olá, meu único / Você não é perfeito, mas não é seus erros / […] Se você soubesse o quão orgulhosa eu estou / Você nunca choraria ou temeria nada / […] Conte a Nori sobre mim”. Nori é também conhecida como um dos bebês mais fofos do mundo, North West. Agora, desconsiderando toda a propaganda sobre as entidades e como Paul McCartney também já afirmou ter se comunicado com George Harrison (o que resultaria na música “Friends To Go”), “Only One” já merece seu respeito só por marcar uma nova era no trabalho de Kanye, a qual ele tenta se reinventar e se superar mais uma vez, empurrando os limites do hip hop para terrenos ainda pouco navegados e se afastando completamente do som que fez em “Yeezus”, seu último álbum cheio de agressividade. Mais uma vez, West se mostra em controle do jogo, mesmo que as regras em sua cabeça nunca estejam claras para o público.