Papo de Música: projeto discute a indústria fonográfica no Brasil com quem entende do assunto


Com painel formado por jornalistas das maiores rádios brasileiras e grandes estrelas da música nacional, a iniciativa pretende mostrar os bastidores da indústria fonográfica no país

*Por Júnior de Paula

Boa notícia para quem gosta de música e quer viver desse gosto. Trata-se do projeto Papo de Música, que estreia nesta quinta-feira (28/8) e segue com uma programação animada até o fim do ano. A intenção é realizar painéis com profissionais da indústria fonográfica, radiofônica, formadores de opinião, jornalistas e artistas para um papinho informal, mas repleto de conteúdo, sobre o cenário atual, suas mudanças, perspectivas e, claro, sobre os novos caminhos deste mercado. Assunto é o que não falta, né?

Os encontros, para quem se interessar, serão realizados no Espaço Cultural Furnas, em Botafogo, e o primeiro painel terá como tema a Programação Radiofônica. Mediado pelo jornalista Silvio Essinger, o encontro será conduzido entre diretores artísticos das principais rádios cariocas: Luciano Gomes (MPB FM); Alexandre Hovorusky (JB FM / Rádio Cidade); Alexandre Amorim (Paradiso / Mix); Adriana Araújo (FM O Dia) e Renan Miranda (Beat 98).

Ah, e como não dá para falar de música sem a música em si, em todos os painéis, um artista será convidado para cantar um pouco e, claro, contar causos da carreira, além de dar pitacos na roda de conversa.  Na estreia, o cantor Jorge Vercillo será a estrela e da noite e promete revelar várias histórias sobre  seu início no rádio. “Eu ficava na porta das rádios esperando os diretores para apresentar o meu trabalho”, conta o cantor.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O Espaço Furnas Cultural fica na Rua Real Grandeza, em Botafogo, e tem capacidade para 192 pessoas. A entrada é gratuita mediante inscrições prévias feitas através do site do projeto: www.papodemusica.net.
PROGRAMAÇÃO:
28 de agosto: Programação Radiofônica.
 
11 de setembro: Streaming, download e crowdfunding – As novas formas de se consumir música.
 
25 de setembro: Farejando novos talentos – Um recorte sobre a nova cena musical.

23 de outubro: Produção Musical – Da produção ao lançamento.

13 de novembro: Música e Setor Privado – Marcas que usam a música para vender seus produtos e criar sua identidade.
 
17 de dezembro: Música ‘Fora do Eixo’ – Por que artistas considerados de ‘nicho’ demoram para chegar / estourar?
* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura