Os círculos do Inferno de Dante nos clipes para “Queen of Peace” e “Long & Lost” de Florence + The Machine


Todos os vídeos do novo álbum são inspirados na jornada descrita em “A Divina Comédia” e HT conta tudo aqui

HT vem acompanhado de perto o lançamento do último álbum de Florence + The Machine, “How Big, how blue, how beautiful”. E, na manhã desta segunda-feira, eis que a cantora libera de uma só vez dois videoclipes, para as faixas “Queen of Peace” e “Long & Lost”,  dando mais uma prova de sua criatividade e continuando o projeto audiovisual do disco, altamente inspirado em “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri.

Pois é, poucas pessoas sabem, mas o Inferno criado por Dante – e seus nove círculos – são o tema que permeia todos os videoclipe dessa nova era na carreira de Florence Welch. Em “What Kind Of Man”, por exemplo, ela enfrenta o limbo dos virtuosos pagãos, como uma metáfora para a sua suposta traição, enquanto no segundo vídeo e círculo, “St. Jude”, Florence vaga pelo Vale dos Ventos, onde os pagãos, quando em vida, eram “arrastados como o vento” por suas paixões.

Florence + The Machine – “St. Jude”

“Ship to wreck”, o terceiro clipe e terceiro círculo da jornada de Dante, mostra o Lago de Lama, onde os gulosos se afogam em seu próprio vômito, o que é traduzido para a produção como a esbórnia das festas e bebedeiras da personagem vivida por Florence.


Florence + The Machine – “Ship to Wreck”

Agora, no quarto e quinto capítulos dessa odisseia, Florence vai até as Colinas de Rocha, onde perde seu amado para os gananciosos, e embarca em uma jornada macabra pelo Rio Estige, onde os acusados de ira batem-se e torturam-se em uma agonia sem fim.


Florence + The Machine – “Queen of Peace” e “Long & Lost”

Todos os vídeos foram dirigidos por Vincent Haycock e trazem Florence Welch fazendo coreografias de dança contemporânea, enquanto mostra um trabalho conciso, possivelmente o melhor de sua carreira, e um disco que passa por fases. O próximo círculo no poema de Dante é o Cemitério de Fogo, que guarda os hereges que não acreditavam em Deus, o que cabe muito bem na música “Caught”, mas por enquanto isso não passa de um palpite.

Talvez, ao final da odisseia, Florence consiga sair do Inferno e encontrar o mundo tão grande, tão azul e tão lindo que aparece logo no primeiro vídeo promocional que liberou para o disco. E então o público terá uma das metáforas mais fortes e completas sobre como sobreviver ao fim de um relacionamento desastroso.