Música & Badalo

O Bazar da Preta 2018 promete ser o maior de todos os anos: “Vamos conseguir proporcionar um Natal lindo para quem precisa”

Quase cinco mil peças do acervo pessoal da cantora e de amigos famosos serão vendidas para ajudar crianças carentes

Publicado em 28/11/2018 | Por Bárbara Tenório

Um ano movimentado na vida da cantora Preta Gil. A sua casa foi totalmente transformada em uma reforma que durou cinco meses. Nesse tempo, a artista se hospedou no apartamento do seu pai, o cantor Gilberto Gil. E, acredite, com apenas uma mala de roupas. A rotina de desapego por cinco meses estimulou que a cantora percebesse ainda mais a necessidade de desapegar das roupas que não usava mais. “Quando eu voltei em casa para arrumar as coisas para o bazar desse ano praticamente tirei metade do meu closet fora. Foram mais de 15 malas lotadas de roupas”, conta.

As doações de Preta e de amigos famosos serão vendidas e a renda arrecadada será doada para o projeto “Por um Natal melhor”, do Complexo do Alemão e para a ONG IKMR Brasil que auxilia crianças refugiadas. Quase 5 mil peças novas e semi-novas, entre elas roupas, acessórios e calçados, estarão disponíveis para o público no evento do próximo domingo, no Clube Monte Líbano, das 13h às 20h. Será o maior Bazar da Preta em 11 anos!

Bazar da Preta 2018

“Esse ano, a Bruna Marquezine doou nove malas de roupas e duas caixas de sapatos novos, então junto da doação da Bruna e com as outras, sem dúvida nenhuma, é o maior bazar que a gente já fez. Vamos conseguir fazer um Natal lindo para essas pessoas”, afirma esperançosa. Segundo Preta é muito gratificante poder utilizar da influência que tem para mobilizar mais gente. “É uma multi benfeitoria. Você desapega e transforma aquilo em dinheiro para uma instituição e uma outra pessoa vai poder usufruir de uma peça que você já gostou um dia”, completa a artista.

A ideia do primeiro bazar surgiu, quando a mãe da cantora pediu uma ajuda para arrecadar fundos para uma creche em Salvador, em 2007, a partir daí a ação solidária não parou mais. Na edição de 2018, a renda será revertida em cestas básicas para famílias de áreas extremamente carentes do Complexo do Alemão, como o Morro do Adeus, Capão, Casinhas, Palmeiras, Inferno Verde, Favela dos Mineiros, Pedra do Sapo, Matinha, Favelinha Beira Rio, Serra e Lagoinha. Outra parte do lucro das vendas se destinará a ONG IKMR – Eu Conheço Meus Direitos, localizada no Rio de Janeiro, São Paulo e Uberlândia. A Organização se dedica a conscientização, promoção e defesa dos direitos dos refugiados vindos de todas as partes do mundo, especialmente, da Síria, Afeganistão e Somália.

No último bazar, Preta ajudou uma instituição de Recife que passava por problemas financeiros. “O asilo estava quase fechando e não tinha dinheiro para pagar os funcionários, para fazer compras. Quando eu recebi o vídeo deles felizes… senhores e senhoras de 70, 80 anos é uma sensação que não tem igual”, afirma a artista em uma conversa com o site HT.

Preta e a neta Sol de Maria na última edição do bazar (Crédito: Anderson Borde)

Além de peças do acervo pessoal da atriz Bruna Marquezine, como já contamos, quem for ao bazar deste ano encontrará itens que já foram de famosos como Angélica, Thaís Araújo, Isis Valverde, Carolina Dieckmann, Fabiana Karla, Fáfá de Belém, Fernanda Paes Leme e Fernanda Souza. O humorista Paulo Gustavo também doou, assim como o apresentador Rodrigo Faro, Letícia Lima, Fernando Torquatto, Gretchen, Hugo Gloss, Donata Meirelles e a apresentadora Sabrina Sato.

“É um processo muito bom de se desprender, a gente vai realmente colocando os sentimentos e valores nos lugares certos. Roupa é importante, a gente gosta, eu sou uma pessoa super vaidosa, porém, tem um limite. Quando vou fazer uma compra grande ou comprar algo caro eu sempre penso que eu vou usar aquilo muito tempo e um dia isso vai se transformar em doação para alguém ou alguma instituição”, admite Preta, que no domingo cantará no formato voz e violão para animar o evento.

Aqui embaixo tem uma galeria com alguns ítens que vão poder ser comprados por lá:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Então, lembrando: o Bazar da Preta será realizado no domingo, dia 02 de dezembro, no Clube Monte Líbano (Lagoa), das 13h às 20h. A entrada do evento custa R$ 20,00. Todo o lucro, tanto da bilheteria, quanto da venda de roupas, será revertido ao Projeto “Por um Natal Melhor”, do Complexo do Alemão – Rio de Janeiro/RJ e ` ONG IKMR Brasil, que se dedica especificamente às crianças refugiadas.

Pesquisas relacionadas