Música & Badalo

“O amor, ao lado da música, é o sentimento mais importante para mim”, ressalta Ana Carolina

A cantora lança o disco 'Fogueira em Alto Mar' marcando os 20 anos de sucessos e se prepara para apresentar aos cariocas no Vivo Rio, nos dias 19 e 20

Publicado em 03/07/2019 | Por Heloisa Tolipan

Ana Carolina lança Fogueira em Alto Mar comemorando 20 anos de sucesso (Foto: Pedro Dimitrow)

*Por Rafael Moura

Dona dos maiores sucessos nos últimos 20 anos, Ana Carolina é considerada uma das maiores intérpretes do Brasil e conhecida por uma técnica impecável e potência de sua voz. A cantora e compositora lança, comemorando duas décadas de carreira, um novo trabalho de inéditas após um hiato de seis anos. O disco ‘com gostinho de parabéns’ traz 12 canções inéditas e foi batizado ‘Fogueira em Alto Mar‘. O show que chega ao Rio nos próximos dias 19 e 20 de julho, no Vivo Rio, promete encher a plateia de amor. “Esse novo trabalho representa um momento importante para mim, afinal são 20 anos de carreira. Queria fazer canções inéditas com todo o meu coração, que representassem esse momento frutífero”, revela a cantora. O primeiro EP foi lançado em maio e o segundo dia 28 e o álbum se completa com as últimas três novas canções em 26 de julho, totalizando 12 músicas inéditas.

Ana Carolina desembarca com Fogueira em Alto Mar no Vivo Rio em julho (Foto: Pedro Dimitrow)

Em parceria inédia com Bruno Caliman, Ana conta que é sempre difícil batizar um novo trabalho. “É realmente difícil nomear um disco, conseguir resumir em uma palavra ou em uma pequena frase o que quero passar com o projeto. Nesse novo álbum que estou lançando, um disco repleto de faixas românticas, o nome foi uma sugestão de um dos parceiros dessa música, o Bruno Caliman. Ele é um compositor talentosíssimo, extremamente hábil com a poesia e o significado das palavras. ‘Fogueira em Alto Mar‘ é algo obviamente impossível e quisemos trabalhar com essa metáfora. É exatamente como o amor, que, apesar de ser algo que todos buscamos, sempre será impossível termos a certeza se seremos amados de volta e se o amor que temos hoje deverá sobreviver ao tempo”, explica a cantora.

Ana Carolina tem o romantismo em sua essência, por isso, suas músicas conquistam o público por 20 anos (Foto: Pedro Dimitrow)

A turnê que leva o mesmo nome do álbum promete um show repleto de grandes surpresas e um repertório mesclando suas novas músicas e os grandes hits. Ana Carolina é uma cantora romântica por essência. “O amor, ao lado da música, é o sentimento importante para mim. Imagino que para muitas pessoas também. Então, juntar amor e música é a minha maneira de ver o mundo, e acho que cada disco acaba contando uma história nesse sentido. ‘Fogueira em Alto Mar‘ é repleto de faixas românticas. Até o título traz uma metáfora importante sobre o amor”, enfatiza.

Para Ana Carolina, a vida é linda com amor e música (Foto: Pedro Dimitrow)

Cantora, compositora, arranjadora, produtora, instrumentista, musicista e artista plástica, Ana já vendeu mais de cinco milhões de CDs e DVDs. Seu primeiro disco foi lançado em 1999 e, hoje, sua carreira que completa duas décadas inclui doze álbuns e seis DVDs. Ganhou sete Prêmios Multishow de Música Brasileira, três vezes o Troféu Imprensa e uma vez o Prêmio TIM de Música. O primeiro grande sucesso, ‘Garganta‘, viria já no primeiro álbum e, depois dele, Ana Carolina emplacou cerca de 30 singles nas paradas brasileiras. “Normalmente, no processo de criação de um álbum, o meu parceiro cuida mais da parte da letra, e eu dos arranjo e das músicas. Na maior parte das canções de ‘Fogueira em Alto Mar‘ foi assim. Foi a maneira que encontrei para fazer o processo fluir. Nesse novo álbum, as composições começaram ano passado, com muitas parcerias: Zé Manoel, Edu Krieger, Antonio Villeroy, e minha parceria inédita com Bruno Caliman“, ressalta a artista.

Ana Carolina é considerada uma das maiores vozes da MPB no Brasil e no mundo (Foto: Pedro Dimitrow)

Ao longo de 20 anos, a musa romântica pôde acompanhar todo o processo do mercado fonográfico e o crescimento dos números de streaming, trazendo a diversidade e democratização das plataformas e canais. “Gosto desse novo formato de produzir e distribuir música. Tanto que decidi, juntamente com a Sony, lançar as músicas nas plataformas digitais, divididas em três EPs. Acho que hoje as pessoas estão sempre buscando por novidade. Poder estender o lançamento, deixar um tempo maior entre os EPs, faz com que o meu público seja surpreendido com uma novidade”, pontua.

Ana Carolina dominou as rádios brasileiras e internacionais com muitos sucesso (Foto: Pedro Dimitrow)

Pesquisas relacionadas