Música & Badalo

Noite de bambas! Lapa evoca sua maior vocação em projeto primoroso com Zeca Pagodinho

O músico faz show especial de lançamento da terceira edição do Sambabook em sua homenagem

Publicado em 01/05/2014 | Por Heloisa Tolipan

Coisa séria em clima descontraído era a atmosfera da grande festa disfarçada de show que rolou na Fundição Progresso, nesta quarta-feira. Não que isso diminuísse o primor do som que saía do palco, já era uma noite de bambas da mais alta sagacidade da cúpula da música brasileira: Zeca Pagodinho e seus convidados. Trata-se do lançamento oficial do “Sambabook”, um box premium inteiramente dedicado à sua vasta obra. O projeto da Musickeria já homenageou João Nogueira e Martinho da Vila nas edições passadas, acumulando prêmios em várias categorias. E o show rendeu casa lotada, mas ao mesmo tempo, o clima de “quintal do Zeca” de sempre, entre amigos, da mesma forma que a gravação do álbum, regado àquela cervejinha de sempre.

“Uma festa bonita, um repertório maravilhoso. Vai ser um encontro de marcar época. Mas não sei de nada. Só vou saber quando chegar lá”, comentava Zeca antes de entrar no palco. Realmente, quem perdeu pode se lamentar, pois foi um lançamento em parceria com a Zeca Pagodiscos, na casa da Lapa em única e especialíssima noite, que reuniu Zeca Pagodinho e seus convidados. Arlindo Cruz, Marcelo D2, Monarco e a Velha Guarda da Portela, Sombrinha, Diogo Nogueira, Alcione, Nilze Carvalho, Hamilton de Holanda, Emicida, Dudu Nobre, e Gabrielzinho do Irajá, que integram o elenco do Sambabook, fizeram parte da festa, entre outros bambas. Imagina só! Sagacidade pura! Veja na galeria!

Este slideshow necessita de JavaScript.

O projeto multiplataforma foi gravado em dezembro de 2013, na Cidade das Artes (RJ), e está sendo editado em diversas plataformas: 2 CDs, DVD, Blu-ray, edição DVD + CDs, especial de TV, discobiografia, fichário de partituras, ambiente web com portal e redes sociais e aplicativos para smartphones e tablets. A distribuição comercial é da gravadora Universal Music e chega às lojas junto com o show. A direção de vídeo é da premiada Joana Mazzuchelli e a direção musical de Paulão 7 Cordas, músico e parceiro de Zeca Pagodinho de longa data. ”Agora, eu vou poder relembrar coisas minhas, gravadas por outros artistas, como Beth Carvalho, Mussum, Walmir Lima e Alcione, e passar isso adiante, pra garotada nova que vem”, comemora Zeca Pagodinho.

Mais uma vez apresentado pela Petrobras e patrocinado pelo Itaú e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Sambabook Zeca Pagodinho tem ainda apoio do Itaú Cultural e da JSL e reúne parceiros de coprodução como o Canal Brasil e a Sonora Editora, responsáveis pela exibição do Sambabook no canal por assinatura e pela edição da discobiografia de Zeca, respectivamente, além da Rádio Ibiza, responsável pela Web Radio do Sambabook.

Pesquisas relacionadas