Música & Badalo

A consagração de Justin Timberlake como ‘príncipe do pop

Com uma performance histórica, astro levou para casa quatro Astronautas de Prata, ontem (24)

Publicado em 31/08/2013 | Por Heloisa Tolipan

Por Pedro Willmersdorf

Era a noite dele antes mesmo de a cerimônia de entrega dos Video Music Awards começar, ontem (25), no Barclays Center, em Nova York. Mas, com o desenrolar da premiação, foi se tornando cada vez mais cristalino o momento que o mundo da música estava vivenciando neste domingo: a consagração de Justin Timberlake  como príncipe do pop.

Antes de receber das mãos do comediante Jimmy Fallon  o Astronauta de Prata pelo Prêmio Michael Jackson de Vanguarda (espécie de láurea pelo ‘conjunto da obra’), Timberlake fez uma performance histórica no palco, por quase 15 minutos em um medley de hits de sua carreira cantados em cronologia regressiva, tendo como clímax a rápida aparição de Lance, JC, Chris e Joey, seus ex-companheiros de N’Sync. Uma explosão de nostalgia pop que simboliza bem o que foi o VMA’s 2013. Misto de saudade de outras edições tão pop quanto esta com a alegria de ver que o gênero vai muito bem, obrigado.

Agora, Justin é dono de ‘apenas’ 18 Astronautas, pois ontem, além do Prêmio Vanguarda, levou para casa o de Melhor Direção (pelo clipe de ‘Suit & Tie’), Melhor Edição (por ‘Mirrors’) e Vídeo do Ano (também por ‘Mirrors’). Quem também saiu bem feliz da cerimônia foi a dupla Macklemore & Ryan Lewis, que abocanhou três categorias: Melhor Clipe de Hip-Hop (‘Can’t hold us’), Melhor Fotografia (‘Can’t hold us’) e Clipe com Mensagem Social (‘Same Love’). Bruno Mars (Melhor Clipe Masculino), Taylor Swift (Melhor Clipe Feminino), Selena Gomez (Melhor Clipe Pop) e a banda 30 Seconds To Mars (Melhor Clipe Rock) também foram nomes de peso que saíram premiados da noite de gala da MTV americana.

No backstage, os cinco integrantes do extinto N'Sync reunidos: noite de nostalgia pop no VMA's 2013

No backstage, os cinco integrantes do extinto N’Sync reunidos: noite de nostalgia pop no VMA’s 2013

Já na seara das apresentações, os olhos ficaram voltados especialmente para Lady Gaga eKaty Perry. A primeira abriu a cerimônia, com uma performance discreta, porém eficiente de ‘Applause’, seu novo single, relembrando certos momentos de sua carreira (como elementos de coreografia e figurino); já Perry encerrou a maratona de prêmios com um show morno na Ponte do Brooklyn, ao cantar ‘Roar’, single que vem tendo um desempenho animador nas vendas online. Kanye West, Miley Cyrus, Bruno Mars e Drake foram outras figuras que subiram ao palco do VMA’s, ratificando a levada pop da cerimônia.

E os discursos? Dentre muitas aspas óbvias e fofas, o destaque, sem dúvida, vai para Taylor Swift, que, ao receber o Astronauta de Prata de Melhor Clipe Feminino por ‘I knew you were trouble’ (‘Eu sabia que você era um problema’, em português), ‘agradeceu’ ao ex-namoradoHarry Styles, da banda One Direction, inspiração para a música. Uma indireta mais explícita que muito tapa na cara, hein!

Pesquisas relacionadas