Live em tempos de Covid-19: cantores transformam transmissão pela internet em mega shows


Em tempos de quarentena e distanciamento social, as apresentações virtuais quebram todos os recordes de visualizações pelo Youtube e rompem as barreiras para uma nova forma de entretenimento e até propaganda. Ontem, foi a vez de Marília Mendonça. E sábado (11) de Bell Marques. Vem saber!

Gusttavo Lima fez uma live patrocinada pela AMBEV, com inserção da Bohemia, na sala da sua casa (Foto: reprodução)

*Por Rafael Moura

Como já tínhamos contado aqui, celebridades pelo mundo estão usando as lives para trocar afeto e até dar uma canja para seus fãs, visto que, em tempos de quarentena e isolamento social, essa vem se tornando a nova fronteira do entretenimento. Sem shows e eventos no mundo ‘real’ os artistas começam a se apresentar a um clique de distância de seus fãs. Mas, se antes elas eram feitas de forma mais intimistas e amadoras, sem grandes produções, os cantores agora chegaram para reescrever a história da propaganda na web, com performances dignas de mega shows, marcas patrocinadoras quebrando todos os recordes de transmissão. Um negócio de ‘gente grande’ e que está apenas no começo.

Leia Mais – Coronavírus: Ivete, Preta Gil, Ludmilla, Daniela Mercury e Roberta Sá trocam afeto com os fãs em tempos de quarentena 

Com estrutura de DVD, o cantor Gusttavo Lima, em cinco horas de ‘sofrência’, no show ‘Buteco em Casa’, teve 100 músicas tocadas e arrecadou R$ 100 mil em doações, que serão revertidos em alimentos e álcool em gel. Segundo o IBOPE, a audiência representou 703.167 pessoas, superando marca de Beyoncé, isso seria um ponto (número almejado) na programação da TV paga. Com patrocínio da AMBEV, pela marca Boehmia, a live foi apresentada na sala de sua fazenda, na cidade de Bela Vista, em Goiânia. O embaixador, como é chamado, já marcou outra live para o próximo dia 11 de abril.

O ‘Buteco Gusttavo Lima’ arrecadou 100 mil em doações para as vítimas da Covid-19 (Foto: reprodução)

‘Na Garagem’, a dupla Jorge e Mateus, com o patrocínio da Ambev e Magalu, comprovam que esse grande negócio está apenas no começo e deixou o conterrâneo, Gusttavo Lima, comendo poeria, quebrando um recorde mundial do YouTube: a transmissão contou com 3,4 milhões de views. O show, também transmitido de Goiânia para o mundo, teve quatro horas de duração, contou com 55 músicas, 172 toneladas de alimentos, 10 mil frascos de álcool gel e 200 cursos para a área de saúde, e foi um dos assuntos mais comentados no Twitter e no Instagram. Com uma audiência arrebatadora, até o ministro Luiz Henrique Mandetta fez um comentário quando a atingiu os 3,2 milhões de pessoas. “O importante é que a música chegue, mas que a gente não aglutine, e não coloque as pessoas no mesmo lugar. Os shows são feitos de casa e não podem parar, mas a aglutinação sim”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com requintes de mega produção, com direito a imagens dos bastidores, nas redes sociais, mostravam ao menos umas 20 pessoas no local, entre câmeras, produtores, convidados e garçons. O que causou um ‘choque’ no público, pois muitos pensaram que tratava-se de uma apresentação ‘amadora’. A performance produzida, para o mundo digital foi programada com duas semanas de antecedência com direito a teste de luz, som e transmissão ao longo dos dias para que tudo saísse como planejado. Lembrando que AMBEV produziu e doou milhões de frascos de álcool gel nas capitais RJ, SP e Brasília, além de 3 milhões de máscaras de proteção feitas a partir da reciclagem de garrafas PET, de Guaraná Antárctica.

Hoje, às 20h a cantora Marília Mendonça faz uma live que promete quebrar a internet (Foto: reprodução)

A missão ontem foi Marília Mendonça com seu show ao vivo no Youtube. A musa do feminejo, já sai nessa corrida com uma vantagem, afinal seu canal conta com 15 milhões de inscritos. Diferentemente das lives anteriores, em seu Instagram, essa será focada em suas famosas sofrências. Pelas redes sociais, a artista tem perguntado aos fãs quais são músicas que não podem faltar. A hastag #MariliaTocaEssa já é a n°1 no Twitter Brasil!

A cantora anunciou que respeitou todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e fez uma transmissão da maneira mais segura possível, sem banda, usando base dos instrumentos gravados, acompanhada apenas de seu violão. Seu objetivo é arrecadar doações para as vítimas do COVID-19. “O brasileiro é incrível em todos os sentidos, sempre ajuda o próximo, e a minha contribuição é levar alegria para as pessoas confinadas, sempre com a mensagem que tudo vai melhorar”, diz a cantora. E mandou um recado para Gusttavo Lima em sua rede social. “Tá feliz, Gusttavo Lima, a pressão que eu tô sofrendo. Você inflacionou o mercado das lives, cara”.

Eu sou o samba

Pedindo passagem, o cantor e compositor Tiee convidou Ferrugem para uma roda de samba, beneficente, virtual que contou com mais de 400 mil acessos simultâneos no canal do YouTube, de Tiee, que já tem mais de 5.5oo milhões de views e 221 mil likes. Em três horas, foram arrecadadas mais de 40 toneladas de alimentos por meio de doações no aplicativo da Ame Digital, em tempo real durante a live, que serão entregues para instituições de atuação nacional, como Ação da Cidadania, UNICEF, Cruz Vermelha Brasileira e Médicos Sem Fronteiras, que farão a distribuição das cestas básicas. A ação foi uma parceria da Som Livre com a Ame Digital.

Ferrugem e Tiee fizeram uma roda de samba que arrecadou 40 mil toneladas de alimentos (Foto: reprodução)

O repertório contou com músicas sucessos de Ferrugem como ‘Pirata e Tesouro’ e ‘Até que enfim’, e do Tiee como ‘Porradão’ e ‘Modo Avião’. O canal ganhou um crescimento muito rápido de likes, que chegou aos 264 mil inscritos,desde o anúncio da ação. A dupla não divulgou imagens dos bastidores na internet.

Anitta não entrou no grupo

Com os shows sertanejos invadindo as lives, os fãs do pop começaram a se perguntar: e nós? E os quarenteners começaram a cobrar Anitta, mas a artista usou sua rede social para explicar o motivo pelo qual não irá ‘entrar nesse grupo’, visto que poderia sofrer muitas criticadas. “Eu precisaria ter uma equipe coordenando isso, uma live perfeita com transmissão mara. Se eu chamar pessoas vão acabar com minha raça. Então, assim, tudo bem quem chamou. Todo mundo nessa quarentena acredita no que acredita, faz o que quiser fazer, não me meto na vida de ninguém. Mas sei se eu fizer, vai ser babado pra minha vida”, disse ela. E a musa questiona: “Se eu fizer do jeito que dá pra fazer, sozinha, vão falar que foi sem graça. Então é melhor não fazer. Na hora que puder fazer show, vou fazer show. Não vou entrar nesse babado. Meu show é um show que tem bailarina, tem que dançar […] Então, eu posso voltar do jeito que eu tava fazendo, malhando, mas o show eu vou ficar devendo. Se eu fizer uma coisa não-produzida, vão falar mal, vão falar que eu flopei. Se eu fizer produzida, vão falar mal porque chamei um monte de gente”.

https://twitter.com/AcessoAnittaR/status/1247289528668340224

No começo da quarentena, Anitta chegou a mostrar sua rotina de exercícios, culinária e aulas de francês, quase uma ‘canal de TV’, mas acabou deixando a ideia de lado. A cantora aproveita o isolamento social para divulgar a série ‘Vai Anitta’, de 2018, que mostra os bastidores da vida de musa, seu dia a dia à produção de músicas e videoclipes, que está disponível no Netflix.

Anitta aproveita o momento de isolamento social para divulgar a sua série documental no Netflix

Só Antigas

A Bahia marca presença nessa ‘guerra das lives’, o Rei da Terra de São Salvador, Bell Marques anunciou, pelas redes sociais, que estará ao vivo no próximo dia 25 de abril (sábado), às 20h, com uma transmissão especial, exclusiva, pelo YouTube. O cantor irá resgatar seus 40 anos de estrada, com a turnê ‘Bell Marques – Só as Antigas’, onde irá apresentar sucessos desde os tempos do Chiclete com Banana até a carreira solo, com o intuito de arrecadar doações para entidades e pessoas atingidas pela Covid-19. Lembrando que à pedido dos seguidores, Bell e os filhos, Rafa e Pipo, já fizeram uma live no dia 24 de março, pelo Instagram.

Bell Marques apresentará um show com suas canções antigas pelo YouTube (Foto: divulgação)