Lana Del Rey lança duas músicas para a trilha de “Grandes Olhos” e é cotada para o novo tema de 007 – Spectre


Cantora também já anunciou que entra em turnê com Courtney Love e já esta preparando o novo álbum, sucessor do elogiado “Ultraviolence”

*Por João Ker

Como previamente anunciado e amplamente esperado, foram liberadas na internet as duas músicas gravadas por Lana Del Rey para “Grandes Olhos” (“Big Eyes”), novo longa de Tim Burton que conta a história “real” de Margaret Keane, artista que viu sua carreira explodir nos anos 1950 quando começou a pintar meninas de olhos gigantes. Estrelado por Amy Adams e Christoph Waltz, o filme parece trazer aquela aura de mistério típica de Burton – ironicamente, sem a fotografia fria e obscura que se tornou sua marca registrada – que casa-se perfeitamente com a voz melancólica e arrastada de Lana.

Lana Del Rey – “I Can Fly”

Lana Del Rey – “Big Eyes”

“Big Eyes” e “I Can Fly” em nada se parecem com o último trabalho da cantora, “Ultraviolence”, o qual é carregado de guitarras psicodélicas e influências do jazz. Ainda assim, ambas são músicas facilmente identificadas como “Lanescas”. A primeira traz uma combinação leve de piano com vocais etéreos que lembra bastante “Bel Air”, faixa do álbum “Paradise”, EP de relançamento do seu début, “Born to Die”. Com um refrão “fácil” e calcado na repetição de “big eyes and big lies”, Lana cria uma aura de arrependimento em torno da música, enquanto vai falando coisas como “eu achei que podia confiar em você” e “é incrível o que mulheres apaixonadas conseguem fazer”, trazendo ainda para a temática  do filme o seu universo lírico construído em volta de veraneios e amores perdidos.

Lana Del Rey – “Bel Air”

Escolhida para acompanhar os créditos finais do filme, “I Can Fly” apresenta o mesmo tipo de melodia misturada em metáforas de libertação que parecem um pouco óbvias demais. Dessa vez, a produção lembra uma versão orquestrada e menos minimalista de algo que poderia facilmente ter sido cortado do “Ultraviolence” na última hora, ainda mais considerando que o tema é o “renascimento” e a “liberação” de um relacionamento conturbado e construído sobre mentiras, o que ela já disse ter vivido enquanto compunha o álbum.

Esta não é a primeira vez que a popstar (ou seria “diva do rock”?) colabora para uma trilha sonora, como bem é sabido pelo público. Ainda este ano ela regravou uma versão sombria e assustadoramente hipnotizante de “Once Upon a Dream”, clássico de “A Bela Adormecida” inspirado em Tchaikovsky, que foi revivido para “Malévola” (“Maleficent“). E, no ano passado, houve “Young And Beautiful”, faixa composta pela própria para “O Grande Gatsby (“The Great Gatsby”, Baz Luhrmann) e que, dizem os rumores, foi sabotada ao não entrar para a lista de indicações ao Oscar.

Lana Del Rey – “Young And Beautiful”

O método de escrita utilizado por Lana para seus trabalhos mais autorais transforma a moça na perfeita escolha para diretores. Acostumada a criar cenários fantasiosos e detalhes românticos, suas músicas compõem roteiros perfeitos para histórias que normalmente aparecem em seus videoclipes. A própria cantora já comentou que sua inspiração cinematográfica exerce grande influência sobre o tipo de som e imagem que ela passa na sua carreira como artista. Logo, pode-se dizer que a menina consegue com maestria manter sua personalidade mesmo quando está colaborando com projetos alheios, o que torna no mínimo singular a capacidade que ela tem de se encaixar em uma história e contar outra sua ao mesmo tempo. Sim, ela consegue. Agora se o público gosta já é outra história.

Talvez seja por esse talento que Lana está cotada para entrar no mesmo posto de Madonna, Adele, Garbage, Jack White e Alicia Keys. Como assim? Dizem os rumores que os executivos da franquia 007 estão discutindo arduamente sobre quem irá gravar o novo tema para “Spectre”, e é a americana quem está na frente da disputa com o britânico Sam Smith. Até porque, ele já disse que não gosta de ser comparado com Adele, então o melhor que tem a fazer é se afastar de mansinho do projeto. Coincidência ou não, foi anunciado hoje o elenco do novo filme e, além de Daniel Craig (dã!), Ralph Fiennes, Monica Bellucci e Léa Seydoux como a nova Bond Girl, o elenco também traz Christoph Waltz! Teoria da conspiração ou não, fato é que quem entrar para o posto terá que suar a camisa se quiser fazer o mundo esquecer do sucesso que foi “Skyfall” e aquela apresentação no Oscar.

 


Adele cantando “Skyfall” no Oscar

Em outras notícias, Laninha anunciou que está entrando em turnê (e não é em um cemitério dessa vez!) e terá uma “very very special guest”: Courtney Love. Isso mesmo, a maior groupie de Kurt Cobain fará shows pelos Estados Unidos acompanhada da viúva do cara. A gente já consegue imaginar essas duas loucas de ilícitas nos bastidores, conversando sobre como curtem o Kurt (tum tum tzzz) e todas essas outras coisas. E calma que as notícias não param não param não param, não, porque Lana Del Rey também está na capa da revista Galore – fotografada por seu namoradinho Francesco Carozzini – e já mandou avisar que está fazendo disco novo. E isso tudo porque ela já disse que queria estar morta. Se isso é estar morta, o que é você estar viva então, não é mesmo?

Este slideshow necessita de JavaScript.