Illy lança projeto inspirado em Elis Regina e diz: “Ela é uma divindade e grande amor da minha vida”


No Natal, a cantora que deu à luz seu primeiro filho, Martim, do casamento com Jorginho Velloso, neto de Mabel e sobrinho-neto de Bethânia e Caetano. Ela batizou o álbum de “Te adotando pelo avesso” e traz releituras de Elis

*Por Domênica Soares

Inspirada em um dos grandes nomes da MPB, a cantora Illy inicia o processo de lançamento de seu novo álbum “Te adorando pelo avesso”. Nessa produção a artista canta do seu jeito e com suas características o repertório de Elis Regina (1945-1982). Seu novo single “Fascinação” já chegou em todas as plataformas digitais através do selo Alá e distribuição da Altafonte. A releitura foi produzida pela própria Illy em parceria de Gabriel Loddo e Guilherme Lírio. A faixa chegou com tudo para conquistar o público, ganhou um clima solar, dançante e com influências do funk melody, o que trouxe um ambiente de baile para a música.

A cantora comenta que essa ideia surgiu a partir do convite para participar do programa Versões do Canal Bis da Globosat. “Começamos a gostar tanto do resultado dos arranjos e notando o quanto as letras eram atuais que resolvemos entrar em estúdio e gravar. Em momento nenhum tive a audácia de tentar fazer parecido com Elis. Buscamos mesmo trazer os arranjos para os dias atuais. Algumas músicas ficaram bem pop e solar. Eu não topei o projeto para fazer mais do mesmo”

Em entrevista exclusiva ao site Heloisa Tolipan, Illy destaca o processo de releitura de “Fascinação” um dos maiores sucessos de Elis. Uma música criada no ano de 1905, com muita dramatização em uma gravação sublime. Após notarem que a letra era alegre, Guilherme Lírio e Gabriel Loddo fizeram um arranjo dançante, com synths, sopros. Bem animado com referências do pop e do funk melody. “Elis é uma divindade. Ouvindo ela eu me tornei cantora e sempre escuto suas gravações para me divertir, chorar e estudar canto. Elis é o grande amor da minha vida”, frisa Illy.

A cantora diz que sua paixão pela música começou desde pequena, quando sua família fazia saraus na casa de seu avô na Ponta do Humaitá, em Salvador. “Ali, diziam que eu levava jeito. Depois a coisa foi ficando séria. Comecei a cantar aos 16 anos em trio elétrico, tive banda de forró e samba. Em 2012, eu dei início à carreira solo e fui morar no Rio no ano 2015. Lancei meu primeiro álbum em abril do ano passado, chamado Voo Longe com produção de Kassin e Moreno. Este ano lancei alguns feats da vida real com amigos queridos e embarquei neste projeto cantando Elis.” 

Illy fala sobre carreira e novo álbum inspirado em Elis Regina (Foto: Julia Pavin)

Sobre a internet e as redes sociais, a cantora diz que o seu primeiro single era um convite para viver o ‘agora’ e na letra falava ‘neste instante o instagram não terá fotos’. Além disso, conta que gosta da liberdade e que as redes sociais aprisionam um pouco as pessoas. “De qualquer maneira, entendo e enxergo a importância delas na divulgação do nosso trabalho, principalmente da cena independente. Eu não sou de fazer muitos vídeos, mas tento fazer o meu melhor. O que adoro mesmo é ver o feedback do público, interagir com quem curte meu som”. Por fim, afirma que a questão dos números na internet a incomoda um pouco, mas que entende quem vive dessa busca incansável.

A cantora comenta sobre o cenário da música no Brasil (Foto: Julia Pavin)

O novo cenário da música brasileira tem dado presentes para o público e Illy conta que esse momento é animador. “Só na Bahia temos ao menos 10 grandes artistas da nova cena alternativa. A música brasileira têm Silva, tem Gal arrasando em shows pelos festivais. No novo mainstream temos Iza, temos minha amiga Duda Beat chegando também. Acho que estamos muito bem”.

E ela confessa que seu maior sonho é cantar pelos palcos do mundo todo. Em paralelo à música, a vida de Illy está em plena harmonia. No Natal, ela deu à luz seu primeiro filho, Martim, do casamento com Jorginho Velloso, neto de Mabel e sobrinho-neto de Bethânia e Caetano e está vivendo o seu melhor momento. “Apesar dos pesares, 2019 foi o melhor ano na minha vida. Meu filho, Martim chegou, ano que fiz shows felizes com minha tour de Voo Longe, cantei com parceiros super especiais e notei que meu som têm chegado a mais pessoas”.