High-tech, nostálgico, emotivo e surreal: como foi a estreia da nova turnê do U2 com direito até a queda de The Edge!


Teve ainda Bono Vox homenageando a mãe e os Ramones, velhos e novos hits e uma cortina de LED incrível. Vem com a gente!

Rogers Arena, Vancouver, Canadá, quinta-feira (14) à noite. Dava-se inicio a “iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour” do U2. Assim que o público entrava, via o palco que, inicialmente, remetia a uma jaula – cercada por paredes de LED -, e, coincidentemente ou não, Bono Vox, Adam Clayton, The Edge e Larry Mullen Jr., estavam ferozes como se estivessem em uma, sedentos por dar start a série de viagens repletas de inovações e provações.

É inovador porque esse projeto só vai acontecer em arenas, e, para haver uniformidade no alcance do som dos caras em todos os espaços, a produção decidiu por instalar caixas de som no teto. Dos quatro, Bono era o mais afoito. Foi a volta dele em uma grande turnê depois de um acidente sofrido em novembro de 2014 em Nova York, quando quebrou o braço em seis partes, a mão, o ombro e também teve uma fratura facial.

E por que falamos de provações? Boa parte do show é baseado no novo álbum “Songs of Innocence”, 13º disco de estúdio do U2. É aquele que foi automaticamente incluído no iTunes de todos os 500 milhões de usuários do gerenciador de músicas da Apple, que causou uma repercussão não muito amigável, já que muitos encararam como um spam. Dessa forma, o grupo não sabe realmente quem ouviu ou não o álbum, e se gostou.

Se haviam dúvidas até as semanas de ensaio, essas foram sanadas antes de subirem ao palco. Todos os ingressos haviam sido vendidos. Eles iniciaram o show – que foi dividido em duas partes – com “The Miracle(Of Joey Ramone)”, com uma única luz acesa no teto da arena, fazendo uma espécie de homenagem (velada ou não) à inspiração que os levaram a ser quem são hoje. Na sequência,  “Out of Control” e “Vertigo” fizeram o telão se acender, mostrando que eles não estavam ali para brincadeira.

Mesclando queridinhas dos fãs, com hits novos, o U2 apostou também em “I Will Follow” (a faixa de abertura do primeiro álbum deles) antes de Bono prestar homenagem a sua falecida mãe com “Iris (Hold Me Close)”. “Esta é uma noite sobre as nossas primeiras experiências. Nós não queremos ficar no passado por muito tempo porque me disseram que isso não é bom. Mas se você não for para o passado, tudo fica por lá. Então vamos fazer uma visita por alguns minutos”, justificou o vocalista.

Nesse meio tempo, chamou atenção uma cortina gigante feita de telas de LED que ficava pendurada acima da passarela no meio da arena. O adereço ligava o palco principal a uma espécie de segunda parte do ato. Nessas telas,  o público pode acompanhar imagens de Bono Vox jovem. A animação, na sequência, ainda levou o público à rua onde o músico cresceu. Surreal e nostálgico na medida certa.

Leia também: U2 faz apresentação surpresa em uma das estações de metrô mais charmosas de Nova York

Depois de um intervalo, o show continuou com mais dez canções, desta vezes tirando poeira dos discos antigos, a agradando a velha guarda presente na Rogers Arena. Os caras foram de “Even Better Than the Real Thing”, passaram por “Mysterious Ways” e chegaram em “Desire”. Em “The Sweetest Thing”, Bono Vox convidou um roqueiro teen para filmá-los de cima do palco. O que ninguém esperava era que o celular do fã estava conectado ao monitor de vídeo da arena.

Falando em inesperado, o guitarrista The Edge despencou de uma das passarelas montadas para o show. Ele e Bono estavam tocando “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” quando ele esquece do fim da estrutura, e caiu. Depois, já no hotel, ele usou as redes sociais para brincar com o fato e postou: “não vi a beira, eu estou bem”.

A turnê de “iNNOCENCE + eXPERIENCE”  alcançará 19 cidades da Europa e dos Estados Unidos e nenhuma data na América Latina foi anunciada. Confira abaixo a set list completa:

“The Miracle (Of Joey Ramone)”
“Out of Control”
“Vertigo”
“I Will Follow”
“Iris (Hold Me Close)”
“Cedarwood Road”
“Song for Someone”
“Sunday Bloody Sunday”
“Raised by Wolves”
“Until the End of the World”
“Invisible”
“Even Better Than the Real Thing”
“Mysterious Ways”
“Desire”
“Sweetest Thing”
“Every Breaking Wave”
“Bullet The Blue Sky”
“Pride (In the Name of Love)”
“The Troubles”
“With or Without You”

“City of Blinding Lights”
“Beautiful Day”
“Where the Streets Have No Name”
“I Still Haven’t Found What I’m Looking For”