Música & Badalo

Grammy Awards: 15 curiosidades sobre a maior premiação da indústria fonográfica

A celebração mais importante do mundo da música reúne os maiores astros e estrelas do segmento. Além do prestígio, shows e prêmios, a cerimônia é marcada por fatos interessantes que merecem destaque

Publicado em 09/02/2019 | Por Iron Ferreira

O Grammy Awards é a premiação musical mais importante do mundo. E por isso mesmo chamado de o Oscar da música. Anualmente, em meados de fevereiro, a Academia Nacional de Artes e Ciências de Gravação escolhe os melhores da indústria fonográfica, entre cantores, compositores, produtores e outros profissionais, para receberem o cobiçado gramofone banhado a ouro. Confira abaixo a lista com 15 curiosidades sobre a cerimônia:

Em 2012 e 2017 Adele venceu as três principais categorias da cerimônia. Ela é, até hoje, a única artista a conseguir tal feito. (Foto: Divulgação)

  1. O falecido maestro húngaro-britânico Georg Solti fez história ao se tornar a pessoa mais premiada da história, com 31 vitórias.
  2. Beyoncé é a artista feminina que mais recebeu indicações na história. Ao todo, a artista norte-americana foi nomeada 66 vezes.
  3. Quincy Jones é o produtor que mais vezes venceu o Grammy. A mente por trás de Thriller (1982), de Michael Jackson, ganhou 27 gramofones.
  4. LeAnn Rimes se tornou a cantora mais nova a ganhar o Grammy. Em 1997, venceu as categorias de Melhor Artista Novo e Melhor Performance de Country com apenas 14 anos.
  5. O guitarrista mexicano Carlos Santana e o cantor Michael Jackson possuem o recorde de artistas mais premiados em uma única noite, com oito prêmios cada.
  6. A cantora britânica Adele se tornou a primeira artista a ganhar as três principais categorias da cerimônia duas vezes, em 2012 e em 2017.
  7. Embora a banda britânica The Rolling Stones tenha surgido em 1962, a sua primeira indicação ao Grammy só aconteceu em 1978.
  8. A cantora irlandesa Sinéad O`Connor foi a primeira e única estrela a recusar um Grammy.
  9. Taylor Swift é a artista mais jovem a ganhar na categoria Álbum do Ano, com apenas 20 anos, em 2010.
  10. De 1968 a 1975 Aretha Franklin ganhou todos os Grammys de Melhor Artista Feminina de R&B, se tornando recordista em prêmios consecutivos na categoria.
  11. Brian McKnignt é o artista com o maior número de indicações sem nenhuma vitória. Dezessete no total.
  12. Paul Simon, Stevie Wonder e Frank Sinatra são os únicos artistas a vencerem três vezes a categoria de Gravação do Ano.
  13. Adele e Christopher Cross foram os únicos a vencerem as quatro categorias principais.
  14. Supernatural (1999), de Carlos Santana e How To Dismantle an Atomic Bomb (2004), do U2, são os recordistas de álbuns mais premiados da história, com nove estatuetas cada.
  15. Adele e Beyoncé possuem o título de artistas femininas com mais vitórias em uma única noite. As duas estão empatadas com seis Grammys.

Beyoncé é a artista feminina com o maior número de indicações, 66 no total. A cantora já ganhou 22 prêmios. (Foto: Divulgação)

Os vencedores da 610 edição do Grammy Awards serão anunciados neste domingo, 10 de fevereiro, em Los Angeles.

Pesquisas relacionadas