Música & Badalo

Galeria abre suas portas para músicos brasileiros como Silvero Pereira, Simone Mazzer e Filipe Catto, em noite comandada por Valéria Houston

Valéria Houston é gaúcha, natural de Santo Ângelo, cidade do noroeste do Rio Grande do Sul. Destaque há dez anos na cena artística de Porto Alegre, ela foi a primeira transexual a ganhar o Troféu Mulher Cidadã, esse conferido pela Assembleia Legislativa do Estado em março desse ano. Em 2012, cantou em Paris após ter vencido o Festival da Canção Francesa, evento organizado anualmente pela Aliança Francesa

Publicado em 03/12/2016 | Por Junior de Paula

*Por Rodrigo Monteiro

Mais do que uma oportunidade para se divertir, com os DJs que animam a pista antes e depois do show, a festa Galeria In nasce para o público curtir ao vivo o que há de melhor na música brasileira na atualidade. A anfitriã da noite, a cantora gaúcha Valéria Houston, recebe, uma vez por mês,  um artista, como a Simone Mazzer, em novembro, e, neste domingo, 4 de dezembro, à partir das 21h, será a vez de Filipe Catto.

valeria-houston-9out2016-galeria-c-afe-credito-da-foto-igor-mota

Valera Houston

Ao lado de Fábio Zambroni, Fernando do Val é o produtor do GALERIA IN. Ele lembra da festa Estrelas Mudam De Lugar, que era produzida pela Andréa Mattar e que acontecia lá no Galeria toda quarta-feira. “Deixou saudades! A gente queria de volta um momento que desse para o pessoal da classe teatral se encontrar e que também fosse uma oportunidade de rever o público que acabou de ver nossas peças, nossos colegas e amigos!” – relata Fernando.

Tudo começou quando Valéria Houston deu uma palhinha na peça “BR-Trans”, dirigida por Jezebel de Carli no encerramento da temporada no Teatro Poeira. Tratava-se da divulgação de “Androginismo”, outro projeto da Quintal Produções. Alexandra Di Calafiori, proprietária do Galeria ao lado do marido, o ator Cláudio Lins, estava presente. Encantada com o que viu, ela sugeriu então a abertura de uma rota contínua com Porto Alegre para o Rio conhecer melhor a cantora.

Valéria Houston é gaúcha, natural de Santo Ângelo, cidade do noroeste do Rio Grande do Sul. Destaque há dez anos na cena artística de Porto Alegre, ela foi a primeira transexual a ganhar o Troféu Mulher Cidadã, esse conferido pela Assembleia Legislativa do Estado em março desse ano. Em 2012, cantou em Paris após ter vencido o Festival da Canção Francesa, evento organizado anualmente pela Aliança Francesa.

Silvero Pereira

Silvero Pereira

A primeira edição do GALERIA IN aconteceu no início de setembro só com Valéria. Depois, no dia 9 de outubro, foi a vez dela receber Gisela Almodóvar, a personagem central do monólogo “BR-Trans” com o que ficou célebre no país o ator Silvero Pereira. Em 2017, esse grande artista cearense vai integrar o elenco da novela “À flor da pele”, de Glória Perez. O folhetim vai substituir “A lei do amor”, que agora está passando na faixa das 21h na TV Globo.

Valéria Houston e Simone Mazzer

Valéria Houston e Simone Mazzer

Na terceira edição, Valéria recebeu Simone Mazzer e as duas cantaram juntas “Tango para Tereza” (Jair Amorim e Evaldo Gouveia), “Tango do mal” (Luis Salvador Bahia) “Alma sebosa” (Johnny Hooker) e “I will survive” (Freddie Perren/Dino Fekaris), entre outras. Mazzer, uma das atrizes mais célebres do teatro carioca, apresenta pelo país seu primeiro disco solo, o “Férias em Videotape”. Na festa, ela brilhou com as canções “Se eu quiser falar com deus” (Gilberto Gil), “Je ne regrette rien” (Michel Vaucaire/Charles Dumont) e “Sweet dreams” (Annie Lennox/David A. Stewart). No fim do show, Valéria cantou ainda “Like a virgin” (Billy Steinberg/Tom Kelly) e “Vou deitar e rolar” (Baden Powell/ Paulo César Pinheiro), entre outras. Mazzer e Houston foram ovacionadas!

No próximo GALERIA IN, Valéria Houston vai receber o cantor, compositor e violinista Filipe Catto. Ele anda pelo Brasil em turnê com o seu quarto álbum, o disco “Tomada”, lançado em 2015. “Saga” (2009), “Fôlego” (2011) e “Entre Cabelos, Olhos e Furacões” (2013) vieram antes. Dois dias depois da festa, ele vai estar ao lado Ney Matogrosso em show no Teatro Rival. O Galeria Café, que em dezembro comemora 19 anos desde a sua abertura, fica na Rua Teixeira de Melo, número 31, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. É um lugar aberto para todos os públicos (maiores de 18 anos), onde, além do bar e da pista de dança, há exposições de quadros. Até 14 de dezembro, a mostra “Rebeldia em Azul”, do pintor paraense Abraham Alcaim, pode ser conferida lá. Os DJs Dudu Candelot e LC Ambient são residentes da casa. Valéria Houston é acompanhada pelo músico Rafael Erê.

*Rodrigo Monteiro é nosso crítico teatral e dono do blog “Crítica Teatral” (clique aqui pra ler) , licenciado em Letras – Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, bacharel em Comunicação Social – Habilitação Realização Audiovisual, com Especialização em Roteiro e em Direção de Arte pela mesma universidade, e Mestre em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no Curso de Bacharelado em Design da Faculdade SENAI/Cetiqt. Jurado do Prêmio de Teatro da APTR (Associação de Produtores Teatrais do Rio de Janeiro) desde 2012.

Pesquisas relacionadas