Música & Badalo

Festival Arte Por Toda Parte – No palco do Teatro PetroRio das Artes, a democracia do som que vem das ruas

Hoje, a noite será em homenagem ao jazz. El Miraculoso SambaJazz (quarteto), Jazztopia (quarteto), Eduardo Santana Quarteto (líder e integrantes do Afrojazz) e Zé Bigode Orquestra (Octeto) vão apresentar toda a criatividade e improvisações mil jazzísticas para o público e jurados, como Charles Gavin, Rafo Castro, Celso Lobo e a britânica Jesuton

Publicado em 26/06/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Com Rafael Moura

Para quem tem orgulho de uma vida toda assinar Tolipan como sobrenome e ser filha de um dos maiores experts de jazz que esse país teve, Nelson Tolipan (1936-2018), profundo conhecedor do gênero musical e incentivador – nos seus 36 anos à frente do programa “Momento de Jazz“, na Rádio MEC – dos talentos que despontaram por aqui seguindo as mais diferentes vertentes, a noite de hoje, no Teatro PetroRio das Artes, no Shopping da Gávea, tem sabor especial. O Festival Arte por Toda Parte fará uma homenagem ao jazz em mais uma etapa do projeto que tem como objetivo dar oportunidade e visibilidade aos talentos musicais que nascem das ruas. “O festival proporciona aos músicos um espaço para mostrar arte em sua pura essência. Atualmente existem muitos profissionais talentosos que tentam um dia realizar seus sonhos”, comenta a curadora do projeto, Tatianna Trinxet.

Tatianna Trinxet, gestora do Teatro PetroRio das Artes e curadora do festival (Foto: Reginaldo Teixeira)

Desde 1965, os festivais de música brasileira revelam talentos da música nacional. Como aconteceu com os grandes nomes que tiveram suas carreiras projetadas a partir dos festivais da canção, na década de 60 (Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre tantos outros), o projeto seleciona quatro grupos finalistas para se apresentarem para uma plateia e jurados experientes, com o suporte de uma estrutura profissional. “Na primeira edição do festival, nós tivemos 80 inscritos. Fizemos uma audição e selecionamos por categorias: batalha de rima, samba (incluindo partido alto), rock, pop, ritmos latinos, bossa nova, MPB, fanfarra, jazz e música clássica. A importância é mostrar pra a sociedade que existem muitos artistas que precisam da apoio, ainda mais neste momento em que a cultura brasileira precisa ser valorizada. Talento é sempre importante ser mostrado”, frisa a gestora.

Resgatar a cultura dos grandes eventos e revelar novos cantores e bandas é a meta do festival que, nesta terceira edição, convidou para integrar o júri o músico Charles Gavin (que também apresenta o evento ao lado de Tatianna), ex-Titãs; Rafo Castro, responsável pelo conceito visual do projeto; o jornalista Celso Lobo; e a cantora britânica Jesuton, que fará uma apresentação exclusiva ao final da noite. Foi se apresentando nas ruas do Rio de Janeiro, em 2012, que ela começou uma linda carreira e, hoje, leva sua arte para diversos estados e países.

Eduardo Santana, integrante do grupo Afrojazz, participante do Festival Arte por Toda Parte

Idealizado pela produtora Constelar, com curadoria de Tatianna Trinxet, e patrocinado pela PetroRio, o Festival Arte Por Toda Parte está na terceira edição e recebe hoje quatro grupos candidatos: El Miraculoso SambaJazz (quarteto), Jazztopia (quarteto), Eduardo Santana Quarteto (líder e integrante do Afrojazz) e Zé Bigode Orquestra (Octeto). Segundo Tatianna, “o festival vem cumprindo um papel fundamental ao fomentar arte produzida em todos os espaços e classes sociais, sem fronteiras, além de incentivar os novos talentos da cena independente e atraindo também a formação de plateia”, revela a curadora. E ela contou, em primeira mão, ao site HT, que, em julho, o Tearo PetroRio das Artes irá lançar um novo edital direcionado aos novos talentos do teatro. “Imagina ter a oportunidade de começar uma trajetória profissional já se apresentando em um espaço super consagrado para as artes?”, indaga.

El Miraculoso SambaJazz participa desta etapa do Festival Arte por Toda Parte

Nos próximos meses, o Festival Arte por Toda Parte segue homenageando o que existe de melhor na música, sempre com apresentações na última quarta-feira de cada mês. Em julho, será a vez da MPB e, em agosto, da World Music, em edições gratuitas e abertas ao público, com distribuição de senhas a partir das 16h, na bilheteria do Teatro PetroRio das Artes, no Shopping da Gávea.

Zé Bigode Orquestra é uma das bandas integrantes do festival

Serviço:

Festival Arte por Toda Parte – Homenagem ao Jazz
Dia 26 de junho, quarta-feira, às 20h.
Local – Teatro PetroRio das Artes
Endereço – Shopping da Gávea: R. Marquês de São Vicente, 52/2º piso – Gávea
Entrada gratuita. Distribuição de senhas a partir das 16h na bilheteria da casa.

Pesquisas relacionadas