Musical de cinema! Anitta, em seu primeiro DVD, é como Jessica Rabbit, desenhada para deixar você babando!


“Essa baixinha é um furacão no palco!”, diz Raoni Carneiro, o diretor do DVD, na coletiva que anunciou o novo DVD!

Pelo visto Anitta resolveu mesmo encarar a sabatina que tem pela frente para superar aquela ideia, no senso comum, de que ela é a bola da vez e logo será esquecida. Não, Anitta não vai entregar os pontos facilmente. Ela parece ter decidido que veio para ficar e ponto. Afinal, a meiga e abusada foi comparada às poderosas Shakira e Rihanna na revista “Forbes”, meu bem. E poderosa, para ela, vai muito além da música que a tornou famosa. A reportagem dava a entender que a pequena tem “World Music Appeal” (apelo musical mundial), o tal potencial para ser superstar global. E isso parece ser exatamente o que ela quer, mesmo sem dizer uma palavra, mas dando a entender. A genuína ambição é para os fortes e, afinal, ela é muito poderosa. Tipo Mulher Maravilha. Agora, acaba de dar início à divulgação de um DVD, já em produção, com aquela pegada de musical de cinema. “Fantástico Mundo de Anitta”, será lançado no HSBC Arena em 15 de fevereiro, e promete.

Para tanto, a cantora que sabe o que quer reuniu profissionais de primeira, com direito até a dançarino do Cirque de Soleil, além da coreógrafa Kátia Barros, do cenógrafo Zé Carratu e do diretor Raoni Carneiro. Este último foi a peça central da coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, na Fundição Progresso, Rio. Com camisa do Ramones, barba por fazer e charme para render, o diretor que foi responsável por projetos como Loollapalooza 2013, era só elogios a Anitta, a quem considera um “furacão no palco”. E, com seu olho clínico, demonstra estar de olho no olho do furacão.

“Eu não conhecia a Anitta, mas conhecia seus números. Comprar uma história dessas sem medo e sem pudor, com 20 anos, é muita coragem e prova que o artista está vivo dentro dela. O nosso projeto está ficando meigo e abusado e temos todas as ferramentas para fazer tudo o que se faz lá fora. Não vamos fazer um show pequeno”, promete o diretor, pensando grande e cuidando de todos os detalhes, como se a estrela fosse massinha de modelar. A ideia é desenhá-la da mesma forma que a personagem Jessica Rabbit, de “Uma Cilada Para Roger Rabbit”. Assim como esta, Anitta não tem culpa nenhuma de fazer tanto sucesso, ela foi desenhada assim. Rabiscada milímetro por milímetro, tintim por tintim.

Na coletiva, é Raoni quem começa contando a história dessa produção, tamanho envolvimento. Raoni diz que as ideias começaram a surgir a partir das histórias de Anitta, que ela é uma contadora de histórias… “Fala bem de mim, pelo amor de Deus!”, interrompe a diva arrancando risos. Este parece ser um passatempo de Anitta, falar gracejos para divertir jornalistas. A moça não é boba e todos sabem disso.

“Percebi que havia um elo entre essas historias, que tinha uma dramaturgia. Foi a partir daí que começamos a criar encenação para elas, onde o balé servisse para essa narrativa. A novidade é que a dança terá função mais teatral e torna-se parte importante para narrativa da história que será contada. E assim começamos a tornar tudo um grande musical. Como no cinema”, conta Raoni.

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O show brinca com o conceito “do céu ao inferno”, segundo Anitta, fruto de sua personalidade que vai sempre de um extremo a outro. No meio de tudo, vale até uma referência ao cineasta Tim Burton. O cenário que caracteriza o inferno traz influências do universo soturno das eras medievais e o uso de cores e figuras exageradas, com referências ao diretor de cinema. O mito grego da caixa de Pandora e os espetáculos do Cirque de Soleil, que sempre exploram temas lúdicos, também servem de inspiração. Bom, tudo se encaixa. Afinal, quem pode negar que a tal caixa de Pandora não havia sido aberta por algum desavisado, quando a bombshell começou a estourar no ano passado? Agora, estrago feito, o mundo que dê conta do furacão que está prestes a sacudi-lo por inteiro. No bom sentido, óbvio.

O espetáculo, portanto, conta com uma espécie de personagem que será o narrador, vivido por Carlos Márcio Moreira, bailarino brasileiro que interpretou o Andarilho no espetáculo “La Nouba” do Cirque Du Soleil. Pelo visto, pode-se esperar muita pantomina, não é mesmo? Agora, neste show, Moreira interpretará três personagens: o coveiro da morte, um cineasta e um anjo que abre a porta para o céu. Ui.

Além do cenário e coreografia, o inesperado também fica por conta das participações especiais e músicas novas. Anitta já revelou duas delas: a do rapper paulista Projota, que cantará ao seu lado a composição “Cobertor”, e uma música composta por uma fã, em homenagem ao seu séquito. Aliás, esta é uma relação importante da cantora. Anitta faz um estrondoso sucesso nas redes sociais, e foi assim que descobriu uma pérola dedicada a ela. A jovem chamada Letícia ainda nem sabe que sua criação fará parte do DVD, mas já contabiliza 211 milhões de visualizações e 7 milhões de curtidas na sua fan page. A estrela, que não é boba, tem uma preocupação enorme com seus fiéis, tanto que deixou a coreógrafa em saia justa nos ensaios, pedindo que ela descomplicasse alguns passos para que seus fãs pudessem reproduzi-los numa boa. Opa, como assim? Bom, a poderosa rainha suserana faz tudinho pelos seus vassalos. E, esperta, já até imagina como será a frequência desse DVD nas festinhas infantis depois, claro.

Durante a coletiva de imprensa, todos foram unânimes: “Ela sabe bem o que quer, quando ela cria uma música, já pensa na coreografia, no clipe, na luz…”. Segundo sua equipe, ela opina e participa de tudo e, quando viu o projeto pronto, ficou fascinada. “Eu ficava pensando nos passos o tempo todo, dormia e sonhava com isso”. Nem ela, nem a equipe falou o tamanho do investimento, mas Raoni descreveu bem: “Não sei quanto custou o DVD mas o que posso dizer é que pedi três elevadores, duas árvores de cinco metros, duas árvores de oito metros, chão de gelo seco ocupando 200 metros quadrados, pedi 30 bailarinos,  pedi um cara do Cirque du Soleil, pedi coreógrafa de músical, chuva de papel picado na pista… Eles me deram tudo”. Hum megalomania, nesse caso, não é exagero, mas parte de uma estratégia para se chegar a algo grandioso mesmo. Broadway feelings.  

“Estou me sentindo grande, a Mulher Maravilha”, dizia ela. E Zé Carratu reforça falando do cenário. “Tem uma base onde a gente constrói vários cenários. O show não para nunca… Os próprios bailarinos levam os elementos de cena para o palco, em uma contrarregragem cênica bem executada. Tudo foi feito para Anitta brilhar”, comenta. Go, Anitta, go!