Música & Badalo

Em comemoração aos 50 anos de carreira, Toquinho faz shows gratuitos e comenta as inspirações para canções em tempos de mudanças: “Impossível ficar alheio aos anseios populares”

Para as apresentações deste fim de semana, o cantor e compositor aposta em um formato intimista e descontraído com grandes clássicos de sua trajetória musical no repertório. "Em um show como esse, eu fico ainda mais próximo do público exercendo uma atuação pessoal e transparente, que torna o espetáculo uma espécie de conversa íntima ao calor dos holofotes de palco"

Publicado em 25/11/2016 | Por Julia Pimentel

Sabe aquela história de que quem faz aniversário é o artista, mas quem ganha o presente é o público? Pois é, o clima deste fim de semana é bem esse. Comemorando os 50 anos de carreira, Toquinho faz duas apresentações de graça no Espaço Furnas, em Botafogo. No sábado, às 20h, e no do domingo, às 19h, o músico apresenta os clássicos de sua trajetória musical, que vão desde “Tarde em Itapuã” à clássica “Aquarela”, ambas compostas em parceria com o gênio Vinicius de Moraes. Ao site HT, Toquinho contou que a escolha pelo repertório deste show, que será mais intimista e informal, foi, justamente, por canções mais conhecidas e populares. “Meu repertório é vasto e isso me facilita nos diferentes formatos de shows. Mas eu prefiro sempre estar mais próximo do público e apresentar canções que já são conhecidas e que a plateia vai cantar junto comigo. E, aos poucos, vou encaixando algumas músicas mais recentes”, contou.

E a proposta intimista e descontraída é, de fato, o objetivo dos shows deste fim de semana. Apesar de estar acostumado à companhia de sua banda nas apresentações, Toquinho, que acumula mais de sete mil shows na carreira, contou se sente à vontade em qualquer formato. “Em um show como esse, eu fico ainda mais próximo do público exercendo uma atuação pessoal e transparente, que torna o espetáculo uma espécie de conversa íntima ao calor dos holofotes de palco. É como se estivesse em minha sala de visitas iluminada”, disse.

Toquinho faz duas apresentações gratuitas neste fim de semana no Rio (Foto: Marcos Hermes)

Toquinho faz duas apresentações gratuitas neste fim de semana no Rio (Foto: Marcos Hermes)

Além das apresentações gratuitas deste sábado e domingo, o músico também prepara outra comemoração das cinco décadas de sucesso de sua carreira. Em processo de finalização, Toquinho adiantou o conteúdo do seu próximo DVD que irá celebrar a trajetória. “Neste trabalho, eu tenho a participação de parceiros em algumas composições e outros que dividem o palco comigo, numa sucessão de músicas que representam momentos marcantes de minha carreira. No entanto, eu confesso que está sendo difícil escolher a parte dos extras, pois temos muito material. Por isso, acredito que vou lançar outro DVD junto com o do show, mas só com os extras”, contou.

Entre as mais de 400 canções que preenchem a carreira consagrada de Toquinho, estão clássicos da música brasileira que já foram regravados inúmeras vezes por artistas da nova geração. Sobre seu processo de inspiração para a composição destas músicas, o artista destacou a pluralidade de possibilidades que podem motivá-lo. “Eu fico à mercê do cotidiano e suas multiplicadas formas de emoções. Ou seja, desde o olhar mais efusivo de uma mulher ao andar simplório do homem na rua podem me servir como inspirações”, afirmou o compositor que também vê no atual panorama de transformações políticas e sociais brasileiras possíveis criações. “Todos nós estamos envolvidos pelas circunstâncias que movem a transformação de uma nação. Impossível ficar alheio aos anseios populares e suas consequências. Observo e aproveito o que achar mais conveniente à minha arte”, completou.

Para o cantor e compositor, tudo pode servir como inspiração para novas canções. Inclusive, o atual panorama de crise no Brasil (Foto: Reprodução)

Para o cantor e compositor, tudo pode servir como inspiração para novas canções. Inclusive, o atual panorama de crise no Brasil (Foto: Reprodução)

Assim como se declarou antenado às mudanças plurais em nosso país, Toquinho afirmou que também gosta de conhecer os novos nomes do cenário musical brasileiro. Para o cantor e compositor, Diogo Nogueira é um destes novos artistas promissores. “Eu gosto de me manter sempre atento aos novos talentos que demonstram qualidade para se sustentar artisticamente. Prova disso, são meus shows, que sempre mostram uma renovação de cantoras ao meu lado. Apesar de uma fase não muito auspiciosa, a música brasileira sempre surpreende pelo seu dinamismo”, analisou Toquinho que apontou uma característica vantajosa de sua época que não está presente na contemporaneidade. “Minha geração tem o privilégio de ter herdado toda a estrutura musical da Bossa Nova. Isso faz uma diferença essencial na formação de qualquer que abraça a música como arte principal”, destacou.

E, por falar na formação destes novos artistas, Toquinho, que tem um trabalho musical voltado para as crianças, comentou sobre a importância da cultura na formação das pessoas. Imerso neste universo há mais de 50 anos, o cantor e compositor acredita no poder transformador da arte. “A cultura sempre será a alavanca maior para a evolução do conhecimento humano em todas as atividades produtivas. Por isso, eu fico feliz em participar diretamente dessa formação, especialmente com meu trabalho voltado ao público infantil”, disse o artista que também analisou como está a produção de arte no Brasil em tempos de cólera. “A vida é pródiga em nos emocionar. Depende de cada um perceber seus detalhes mais envolventes. Eu tenho o privilégio de manter minha carreira sólida com um público que se renova, geração após geração”, avaliou Toquinho que, como prova desta atualização musical, já fez parceria com diversos cantores contemporâneos, como João Bosco, Ivan Lins, Carlos Lyra e Roberto Menescal.

Serviço:

Espaço Furnas Cultural
Endereço: Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo
Datas: 26 de novembro (sábado), às 20h; e 27 de novembro, às 19h
Duração do show: 80 minutos
Classificação etária: 10 anos
ENTRADA FRANCA
***Os ingressos serão distribuídos uma hora antes das apresentações, mediante apresentação de documento com foto.

Pesquisas relacionadas