Elba Ramalho e as impressões de uma avó de primeira viagem e a fé para superar tempos difíceis


A Covid-19, aliás, não tira a serenidade de Elba, apesar de ter forçado a paraibana a cancelar vários compromissos profissionais, como uma turnê de São João e dezenas de outros shows. “Tenho minha fé, minhas orações e a capacidade de me adaptar às circunstâncias. Precisamos saber perseverar, mesmo que soframos”, ressalta a artista, acrescentando que em época de quarentena tem compartilhado esse hábito em suas redes sociais, como uma forma de ajudar tanto as pessoas que não sabem orar quanto as que ainda não experimentaram o amor de Deus e desejam fazê-lo. “Implorar a misericórdia de Deus é o que nos resta na hora da aflição. Sei que muitos estão desolados e assustados. A oração é um bálsamo, conforta, acalma. Por isso, rezo”.

*Por Simone Gondim

Desde meados de abril, a vida de Elba Ramalho tem vivido uma experiência única. E o motivo tem a ver com o coração, mas é amor de mãe multiplicado por dois: nasceu Esmeralda, a primeira neta, filha de Amanda Mezkta e Luã Yvys, fruto do casamento da cantora e compositora com o ator Maurício Mattar. “Sempre sonhei em ver a família crescer. A chegada da Esmeralda foi radiante, felicidade sem limite! Sonhava sim, desejava, pedia a Deus a graça de ser avó”, derrete-se Elba.

Mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a cantora procura ser uma avó tão presente quanto possível, mas sem invadir a privacidade do filho e da nora. Em seu perfil no Instagram, Elba tem postado fotos com Esmeralda. O vídeo do momento em que Luã e Amanda contaram que havia um bebê a caminho também está lá, mostrando que a emoção e a corujice caminhariam juntas dali em diante. “Agora, é só mimo! A responsabilidade maior é dos pais, eles saberão educar muito bem. Estarei na retaguarda, amparando, abraçando e ensinando, se preciso for”, afirma, orgulhosa.

Usar máscara caseira é um dos cuidados de Elba ao visitar a neta (Foto: Reprodução Instagram)

A Covid-19, aliás, não tira a serenidade de Elba, apesar de ter forçado a paraibana a cancelar vários compromissos profissionais, como uma turnê de São João e dezenas de outros shows. “Tenho minha fé, minhas orações e a capacidade de me adaptar às circunstâncias. Precisamos saber perseverar, mesmo que soframos”, ressalta a artista. “Fui obrigada a dar uma pausa no lançamento de um DVD e suspender viagens para o exterior. Assim que a tempestade passar, retornaremos com toda a força e cheios de gás”, garante ela.

O afastamento dos palcos, entretanto, não significa estar longe da música. Depois da parceria com Luã no álbum “Do meu olhar para fora”, lançado em 2015 e produzido por ele, mãe e filho decidiram repetir a dose. “Estamos gravando agora, produzindo meu novo disco. Fizemos uma música juntos e certamente cantaremos”, revela Elba. “É muito bom estar em casa com a família! A música tem o poder de unir e produzir a harmonia entre as pessoas”, acredita.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A artista faz questão de frisar que o isolamento social não lhe traz angústia, pois aproveita o tempo livre para desfrutar da companhia do primogênito e das três filhas, Maria Esperança, Maria Clara e Maria Paula. Mas isso não significa que Elba deixe de levar a sério o coronavírus. “Sigo o protocolo sugerido. Também mantenho a rotina de caminhar, correr, me alimentar bem e tomar vitaminas, sem dar espaço ao medo ou coisa parecida”, explica. O segredo da boa forma, segundo ela, é simples. “Tomo todos os cuidados com a beleza, mas sem excesso. Cuido da alimentação e mantenho a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”, ensina.

Sempre alto astral, ela tem se aventurado na cozinha e procura ver o lado positivo da situação, pois a pandemia lhe deu a chance de interromper uma rotina bastante agitada. “Aprendi a fazer umas sobremesas gostosas e estou curtindo bastante minha casa, descansando bem mais do que costumo conseguir fazer. Enfim, todo mal acaba trazendo um grande bem”, diz.

Elba compara Esmeralda com uma foto de Luã ainda bebê (Foto: Reprodução Instagram)

Enquanto muitas pessoas acham que a pandemia veio para dar uma sacudida no planeta e fazer com que a humanidade reveja conceitos, Elba crê em uma mensagem de um poder superior. “Acredito que Deus está nos ensinando algo muito positivo. Estamos sendo provados a ferro e fogo, enfrentando um inimigo invisível. Isso assusta, mas ainda não é o fim”, pondera. “O maior aprendizado é enfrentar tudo com serenidade e confiança. Aproveitar o silêncio para rezar, buscar uma conexão maior com Deus. Não se deixar paralisar pelo medo”, acrescenta.

Católica fervorosa, a artista costuma rezar o terço todos os dias. Em tempos de quarentena, ela decidiu compartilhar esse hábito em suas redes sociais, como uma forma de ajudar tanto as pessoas que não sabem orar quanto as que ainda não experimentaram o amor de Deus e desejam fazê-lo. “Implorar a misericórdia de Deus é o que nos resta na hora da aflição. Sei que muitos estão desolados e assustados. A oração é um bálsamo, conforta, acalma. Por isso, rezo”, conta.

“O maior aprendizado é enfrentar tudo com serenidade e confiança”, diz Elba (Foto: Reprodução Instagram)