Música & Badalo

“É importante unir África e Brasil em musicalidade”, frisa Totee Armel do grupo TropeirÁfrica

EP “Summer Pack” nasceu da parceria entre os artistas e o produtor Renato Parmi. O disco conta com quatro singles inéditos e autorais que misturam os ritmos brasileiros, africanos e americanos. "Nosso maior sonho é realizar uma turnê pela África, esse local tão especial. Queremos fazer a diferença, porque nenhum africano conseguiu algo de ascensão no Brasil, e nós queremos dar isso de presente para a África, levando seu nome para os grandes sucessos do mercado da música”, diz

Publicado em 05/12/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Domênica Soares

O Brasil é um país multicultural. Pensando nisso, o grupo TropeirÁfrica, em união com o produtor Renato Parmi, decidiu elaborar um EP repleto de estilo e identidade. “Summer Pack” já chegou em todas as plataformas digitais trazendo quatro singles inéditos e autorais misturando os ritmos brasileiros, africanos e americanos. Algumas músicas contam ainda com participações especiais. “Maluca 2.0” é acompanhada por Kiara Nacena e “Parapapa” tem a parceria do duo Dois Africanos. “A ideia central do nosso EP é juntar culturas diferentes em uma só musicalidade. Vamos trazer África e Brasil para o contexto do verão e, assim, produzir e levar ao público um som bem diferente e dançante”, comenta Totee Armel, vocalista do grupo.

Grupo começou carreira no famoso reality show “X Factor” (Foto: divulgação)

Em entrevista exclusiva ao site Heloisa Tolipan, ele conta sobre a importância de promover  dentro do ambiente musical essa troca e combinação de culturas. “É extremamente importante trazer nossos horizontes a cultura brasileira. Além disso, todo esse processo é essencial para outras culturas também. A ideia é fazer com que os brasileiros dancem e cantem o afrobeat, um ritmo que vem contagiando o mundo inteiro”. A banda, formada pelos primos Totee, Miguel Guercy, Peter Makangwa, New e Martins, dentre eles, três angolanos e dois cariocas, foi formada em 2016, quando os rapazes subiram ao palco do “X Factor Brasil”.

O quinteto fez apresentações incríveis e super elogiadas pelos jurados. Marcaram a edição como Top 5 e chegaram aos Trending Topics Brasil, o que fez alavancar de forma rápida o início da jornada na carreira artística. Os frutos do programa ainda continuam rendendo, tanto que Renato Parmi, atual parceiro e produtor, conheceu o trabalho dos primos através do reality show musical. “Começamos a carreira no programa e logo na primeira audição já comentamos que queríamos passar uma visão diferente do continente africano. Muitas pessoas possuem uma ideia ruim dos países, baseada em sofrimentos. Nós queremos mostrar que África é ser feliz e alegre, como nós somos”, frisa Totee. 

“Barra”, foi a primeira música apresentada aos jurados do “X Factor” e, segundo Totee, a que mais marcou a temporada, levando o grupo ao topo de forma rápida. “Começar a carreira em um programa como esse com certeza fez muita diferença em nossa jornada na carreira musical. Foi uma honra ter participado e fez parte de uma das experiências mais incríveis que vivemos, abrindo muitas portas e caminhos para que pudéssemos seguir com nosso sonho”, comenta.

Analisando o mercado da música no Brasil, o artista diz que percebe um crescimento constante. Segundo ele, o som latino está no centro mundial no momento, no qual artistas do mundo todo estão à procura de novas parcerias com cantores. Além disso, pontua que, por mais que o Brasil não tenha como língua principal o espanhol, ainda assim, todos os músicos daqui têm se aproximado cada dia mais com essa força latina mundial que vem conquistando ainda mais espaços na cena. 

Com 3 integrantes africanos e 2 brasileiros, grupo busca misturar os ritmos (Foto: divulgação)

Toote explica que nesse novo EP, o foco principal foi unir o Brasil e África, dois locais que fazem parte da história de cada integrante da banda. Ele divide que as músicas, criadas pelo grupo, foram inspiradas em diversos artistas africanos dialogando fortemente com a sonoridade característica do Brasil. Animado e sonhador, Toote comenta que a receptividade do público tem sido excelente e que o grupo já vem preparando mais novidades. “Estamos focando em um novo EP com essas mesmas características da junção entre os dois países que são extremamente importantes para nós. Nosso maior sonho é realizar uma turnê pela África, esse local tão especial. Queremos fazer a diferença, porque nenhum africano conseguiu algo de ascensão no Brasil, e nós queremos dar isso de presente para a África, levando seu nome para os grandes sucessos do mercado da música”, conclui Totee Armel, vocalista do grupo que fez bonito no reality “X Factor“.

Pesquisas relacionadas