Música & Badalo

DJ DudaM, criador da festa AfroRio, lança seu primeiro álbum autoral e se destaca ainda mais na carreira

Preparem-se: hoje, dia 1º de setembro, a casa Camolese vai ser palco do lançamento do primeiro álbum autoral do DJ DudaM “You feel me”

Publicado em 31/08/2019 | Por Heloisa Tolipan

DudaM (Foto: Pedro Garrido)

*Por Domênica Soares

Hoje, dia 1º de setembro, a casa Camolese vai ser palco do lançamento do primeiro álbum autoral do DJ DudaMYou feel me”. O evento vai contar com a participação guitarrista Pedro Limão e do VJ Tuco. Na sequência, ele recebe o DJ Gustavo MM para conduzirem a festa Groovemaria. O álbum, com 10 faixas instrumentais, conta com a produção de DudaM via DAW (digital audio workstation) e distribuição da Nikita Music. A essência da produção musical é baseada no ecletismo que tem permeado a carreira do DJ por mais de duas décadas, que foi marcada principalmente pelas sonoridades que estiveram presentes nos anos 80, do indie low-fi ao electropop, que são suas principais influências. “A ideia foi fazer um álbum diferente, que tivesse a capacidade de reunir e misturar influências que acumulei durante toda minha carreira como DJ. Inicialmente foi um processo caseiro, compus as músicas com bateria, baixo, guitarra e teclados. Em um segundo momento, eu convidei nomes da música que acrescentaram batidas, percussão e outros tipos de guitarra”, comenta.

Capa do novo álbum do DJ DudaM (Foto: divulgação)

Segundo o DJ, o trabalho tem uma pegada rock e levadas que vão do house ao reggaeton, passando por breakbeat e dub step. Um ponto diferente de suas músicas é que em “You feel me”, não há “samples” – amostras de sons e trechos de outros sons -, com exceção de alguns beat loops, todo ritmo é tocado e controlado pelo autor e seus convidados. Um desses grandes músicos, é o guitarrista Pedro Limão, um parceiro que está sempre ao lado do DJ nos palcos e que é conhecido na cena do funk carioca. Pedro está em quatro faixas e deixa sua marca registrada com o som da guitarra distorcida em “Hopless e For the record”, imprimindo uma levada ‘funky’ em “Cry” e “Out of the blue”. Além disso, o disco conta também com a participação do multi-instrumentalista José Ibarra, vocalista e compositor da banda Dônica, que assume o baixo na faixa “GIG LX”. Já o produtor e DJ Bruno LT enriquece os beats de “If I did”, “Dandy Rocker” e da faixa-título com MPC e drum machines. O percussionista baiano Juninho Duvale (Afrogame) fecha a lista de músicos convidados e coloca suíngue em “So fall down”. “Sempre é ótimo tocar com quem sabe o que está fazendo e que possuem o dom do improviso”, afirma o DJ.

Toda essa produção estará disponível nas plataformas de streaming incluindo Spotify, Deezer e Amazon. O álbum foi gravado no Garoto Studio, no Rio, mixado por DudaM e Lennox Hortale, que também assina a masterização. Com design de Luciano Figueiredo, a capa do álbum é um recorte de obra do artista plástico Rafael Barros Garcia (RBG). O músico está sempre nas paradas de sucesso, e um dos maiores eventos onde leva seu som é o Réveillon de Copacabana, um dos maiores do mundo “O Réveillon em Copa é um evento único, emocionante, democrático, que mistura todo o tipo de gente. É animador e desafiador ao mesmo tempo”.

Dj lança 10 faixas com novas batidas e sons (Foto: Pedro Garrido)

Mas não é só nos palcos nacionais que o músico se destaca, ele já tocou na Europa e Estados Unidos, como Guanabara (Londres), Favela Chic (Paris), Zapata (Stuttgart) e Bembe (Nova York). O músico faz então uma breve análise do mercado sonoro fora do Brasil e cita que, em sua opinião, quando vê os outros países percebe que é mais fácil manter algum empreendimento de nicho, mas que, por aqui, eles aparecem e somem de forma rápida. “ No exterior, as pessoas são mais abertas à novidade. Quem vai em Paris numa noite ouvir um DJ brasileiro não está atrás das mais tocadas na França. Fora do Brasil há mais espaço para diferentes tipos de som e há cenas mais alternativas. Aqui, no Brasil, ser alternativo e esperar incentivo não vai rolar. O esquema é DIY, do it yourself”, declara. DJ DudaM se inspira em grande parte nos sons que escuta desde pequeno, como The Clash, Jorge Ben, My Bloody Valentine, Art of Noise, Paul Hardcastle. Ele é um apaixonado pela música e busca sempre trazer inovação para seu repertório. Seu grande sonho é tocar e despertar sentimento em todas as pessoas do Brasil, mostrando que um trabalho feito com muita vontade e paixão é capaz de mudar horizontes. 

Pesquisas relacionadas