Música & Badalo

Despedida: cerimônia de encerramento das Olimpíadas terá Roberta Sá, Lenine, Martinho da Vila e muito carnaval

Depois das vaias na abertura, o presidente interino Michel Temer já declarou que não vai participar da festa que ocorre na noite de domingo, no Maracanã. Para representa-lo, Temer indicou Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara dos Deputados

Publicado em 19/08/2016 | Por Julia Pimentel

Depois de duas semanas do espetáculo que abriu oficialmente os Jogos Rio 2016, está na hora de nos despedirmos dos atletas, comissões técnicas e turistas que agitaram a urbe. Neste domingo, a partir das 20h, ocorre a cerimônia de encerramentos das Olimpíadas no gramado do Maracanã. Se a abertura foi comandada por nomes de peso como Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas, Deborah Colker e Abel Gomes, o fim vai ficar por conta da carnavalesca Rosa Magalhães. A cerimônia manterá a proposta sustentável e ecológica e o objetivo de mostrar as maravilhas do Brasil. E, como nós brasileiros somos um povo curioso e ansioso, o HT tratou de adiantar tudo o que veremos na noite de domingo.

A cultura e o povo brasileiro serão apresentados através de uma homenagem à Serra da Capivara. O espaço, localizado no Piauí, é um sitio arqueológico que agrupa os mais antigos vestígios da ocupação humana na América do Sul. Por isso, nesta parte da cerimônia, haverá uma série de referências às pinturas rupestres e às rendeiras dessa região. Outro personagem da cultura brasileira que ganhará destaque na festa será o paisagista Roberto Burle Marx. Na homenagem ao brasileiro que tem seu trabalho reconhecido mundialmente, dançarinos irão montar um enorme jardim, com muitas bromélias e palmeiras.

Na trilha sonora, os idealizadores prometem não decepcionar. Depois de uma bela apresentação de Caetano Veloso, Anitta e Gilberto Gil na abertura, para fechar os jogos, entram em campo Roberta Sá, Martinho da Vila e Lenine. Enquanto Roberta Sá será a responsável por lembrar e homenagear a memorável Carmem Miranda, que teve a sua carreira marcada pelas marchinhas de carnaval, Lenine terá a missão de aplaudir os voluntários em música. A participação do cantor será uma forma de homenagear as pessoas do mundo inteiro que ajudaram e permitiram que os jogos acontecessem da melhor forma em solos cariocas. Já Martinho da Vila irá interpretar clássicos da cultura brasileira. O sambista carioca deverá entoar no Maracanã hinos como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “As Pastorinhas”, de Dalva de Oliveira. E, por falar em hino, na cerimônia de encerramento, esse momento ficará sob responsabilidade de crianças que terão a companhia do som dos tambores. Mas as atrações não se restringem às fronteiras tupiniquins.

Crianças ensaiando para a cerimônia de encerramento (Foto: Reprodução)

Crianças ensaiando para a cerimônia de encerramento (Foto: Reprodução)

Direto da Noruega, o DJ Kygo se apresenta com a cantora Julia Michaels. A dupla internacional fará uma apresentação da música “Carry Me”, de autoria do DJ. Caso não estejam ligando o nome à pessoa, Julia Michaels é o nome por trás de grandes hits do cenário pop, como “All In My Head (Flex)” do Fifth Harmony, “Good For You” e “Hands To Myself” da Selena Gomez, “Sorry” do Justin Bieber, e “Close” do Nick Jonas.

Ainda além do território nacional, os japoneses terão direito a uma parte da festa. Em cerca de oito minutos, o Japão, que terá a sua capital, Tokyo, como sede dos jogos de 2020, irá adiantar um pouco da festa oriental que eles devem fazer daqui a quatro anos. Esse momento da cerimônia de encerramento é tradicional e faz parte de um protocolo. Assim como o Japão fará sua demonstração nos jogos Rio 2016, o Brasil fez em Londres, em 2012.

Brasil sendo representado na cerimônia de encerramento de Londres, em 2012 (Foto: Reprodução)

Brasil sendo representado na cerimônia de encerramento de Londres, em 2012 (Foto: Reprodução)

De volta ao nosso país, mais precisamente ao coração do Rio de Janeiro, o carnaval voltará a agitar a festa. Depois das escolas de samba desfilarem pelo gramado do Maracanã na abertura e de animarem muitas competições durante as Olimpíadas, as baterias voltam para o encerramento. E, além da presença das escolas de samba, o bloco Cordão do Bola Preta, um dos maiores e mais tradicionais do carnaval carioca, também participará. No comando do cortejo do grupo, estará a atriz Leandra Leal, que além de amante da folia também é porta-estandarte do Bola Preta. Fevereiro já chegou, minha gente!

Leandra Leal (Foto: Reprodução)

Leandra Leal (Foto: Reprodução)

Com tantos nomes confirmados para a festa de encerramento dos jogos, uma pessoa já afirmou que não estará presente. Após as vaias durante a breve apresentação na abertura, o presidente interino da república, Michel Temer, declarou que não virá ao Maracanã na noite de domingo. Para representa-lo, Temer nomeou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Apesar da lista de personalidades confirmadas para fechar as Olimpíadas com chave de ouro, uma lista com dezenas de outros nomes ainda é especulada. Entre eles, estão os cantores Thiaguinho e Projota, interpretes da música tema oficial dos jogos, Seu Jorge, Marisa Monte, Roberto Carlos e Ivete Sangalo. Outro ícone da cultura nacional que está sendo esperado no domingo é ex-jogador de futebol Pelé. O rei, que foi convidado para acender a pura olímpica na abertura, ainda é dúvida porque se recupera em casa de uma cirurgia no quadril.

Pesquisas relacionadas