Depois do sucesso do último DVD, Aviões viaja em turnê pelo Brasil com “Faz o X” e Xand aponta momento de dedicação à carreira: “Estava acomodado”


Desta vez, a banda contou que vai se apresentar para além do Nordeste. Com 15 anos de estrada, Xand quer conquistar estados do Sul e Sudeste do país depois da boa repercussão da música no Verão deste ano. “Com a internet e, principalmente as redes sociais, estamos conseguindo levar o calor do forró para cada vez mais pessoas”

Por muito tempo, a letra X logo era associada à Rainha dos Baixinhos. Mas agora, a referência é outra. Como brincou, Xand Avião é o comandante dela e está levando a vice-lanterna do alfabeto para o topo. Na nova fase do Aviões, a letra se tornou o símbolo do grupo. Além de indicar o nome do vocalista, o X ainda traz ideia de multiplicação e agora, dá nome a turnê que em breve começa a viajar o país. “Nós estamos terminando o cenário porque queremos trazer um show todo novo. Vai ser no mesmo clima da Grécia que foi em Brasília, quando gravamos nosso último DVD”, adiantou Xand sobre a turnê de “Faz o X” que começa a viajar em abril.

Leia também: É hoje! Aviões divulga os áudios do próximo DVD no Youtube e Xand comenta nova fase da banda com o lançamento de “Digitam Xperience Disc”: “É um ritmo de festa”

Desta vez, diferente das excursões anteriores, Xand quer levar o forró do Aviões para todo o Brasil. E, por isso, afirmou estar traçando uma estratégia para dividir a agenda entre o Nordeste e os demais estados. “Ano passado a gente focou muito onde nós já somos conhecidos. Agora queremos ir além e mostrar que forró não é só música de festa de São João. Por isso, estamos querendo dividir o tempo. Se a gente quisesse, faríamos todos os nove estados do Nordeste e, certamente, seria um sucesso. Mas agora estamos abrindo mão disso para firmar o Aviões no Sudeste e Sul do Brasil”, explicou. Fora do eixo nordestino, São Paulo é o estado com mais fãs do Aviões, segundo Xand. “Lá nós já temos um público legal, agora queremos conquistar novos estados”, completou.

Consolidados no Nordeste do país, o Aviões agora se dedica a conquistar o público do Sul e Sudeste (Foto: Diego Moreira)

O objetivo do cantor, no entanto, não será um desafio muito complicado. Como nos contou, o telefone de seu escritório não para de tocar com pedidos de todo o Brasil. Para ele, muito deste momento está relacionado ao sucesso do Aviões no Carnaval deste ano. Seja em Salvador, São Paulo ou no Rio, “Faz o X”, música de trabalho do último DVD, fez parte da lista de hits da temporada. “Eu confesso que fiquei um pouco assustado com o sucesso dessa música, ainda mais na Bahia. Geralmente o que estoura é o que colocamos nas rádios, mas neste caso, “Faz o X” foi adotada pela galera. O pessoal ouviu no DVD e pegou. Eu brinco que agora o X não é mais da Xuxa, é do Xand”, comentou.

Porém, essa explosão que foi “Faz o X” no Verão é facilmente explicada, segundo Xand. A letra, que traz uma mensagem de alegria e curtição, também é fonte de energia – inclusive para quem nem conhecia o Aviões. “Eu vi um monte de gente do Sul e do Sudeste cantando essa música e que nem conhecia o nosso trabalho, por mais que já tenhamos 15 anos de carreira. Com a internet e, principalmente as redes sociais, estamos conseguindo levar o calor do forró para cada vez mais pessoas. E é por isso que neste momento queremos investir em um público de fora do Nordeste”, reforçou.

Este novo cenário também tem mudado a repercussão dos hits, ainda mais no Verão. Para o cantor, “Faz o X” é um exemplo de que o brasileiro não escolhe apenas uma música para a temporada e, sim, uma lista com vários estilos e cantores. “Não tem mais aquela que seja o símbolo do Carnaval. Cada tribo escuta uma música diferente e hoje em dia está tudo junto e misturado. O brasileiro é um povo muito eclético e, para mim, a maior prova disso é o Alok, que está estourado no país inteiro e lá fora também”, apontou.

Para Xand, os brasileiros estão cada vez mais ecléticos em relação às preferências musicais (Foto: Diego Moreira)

Em contrapartida, esses múltiplos gostos representam um desafio para quem trabalha com música. Na opinião de Xand Avião, identificar o que o público está querendo naquele momento é o principal desafio. “Nós precisamos ter um feeling para perceber o que o povo gosta. Por isso que quando eu escuto uma música, não analiso como cantor. Naquele momento, eu sou apenas um ouvinte”, disse Xand que destacou, independente de tudo isso, destacou a importância de uma mensagem na letra. “Eu acho que precisa ter uma palavra diferente, algo que vá além. O sucesso de “Faz o X” para mim, por exemplo, é porque a música tem a ideia de sentir emoção e não tristeza”, avaliou.

Para tal análise, Xand Avião tem uma bagagem de mais de uma década como personagem da música brasileira. No entanto, a maturidade de Xand não fica apenas entre as partituras e o microfone. Esta semana, no sábado, o cantor completa 36 anos e apontou as mudanças em sua carreira neste último ciclo. “Com o tempo a gente vai aprendendo a se comportar melhor e administrar a nossa vida. Nos últimos cinco anos, eu já estava acomodado na minha carreira. A gente fazia tanto show, principalmente no Nordeste, que nem íamos mais para estúdio. E, para mim, um artista sem vivência de estúdio não é completo. Então, agora eu coloquei na minha cabeça que meu trabalho não é apenas a diversão de estar no palco e estou muito focado”, contou Xand que, além da carreira musical, ainda tem dois restaurantes.

E assim, celebrando uma nova fase na vida profissional, Xand Avião não poupou as expectativas para o novo ciclo. Ele, que afirmou não conseguir separar a vida dentro e fora dos palcos, garantiu estar feliz apenas com os três meses já vividos de 2018. “Se hoje fosse 31 de dezembro, estaria muito contente com o que conquistei e mudei na minha vida. Nós temos estados que nunca ligaram para a gente pedindo shows e isso é muito especial. Então, a expectativa para os próximos meses é que a banda siga crescendo e viaje por muitas cidades dentro e fora do Nordeste com a nova turnê”, idealizou Xand Avião. Parabéns!