Música & Badalo

Com mais de 4 milhões no YouTube, Mariana Nolasco lança clipe e inicia turnê no Teatro Clara Nunes

A artista, aos 21 anos, já soma uma trajetória impressionante no cenário da música brasileira e traz um novo projeto intitulado “Planeta Borboleta”

Publicado em 06/09/2019 | Por Heloisa Tolipan

Mariana Nolasco começou a carreira no YouTube (Foto: Beatriz Pérson)

*Por Domênica Soares

O YouTube possibilitou que muitos artistas ganhassem mais destaque e visibilidade de forma mais rápida e dinâmica. Mariana Nolasco, cantora e compositora, foi um desses casos, e hoje é um fenômeno na internet com mais de 4 milhões de inscritos em seu canal de música. O sucesso foi tanto, que a cantora já está traçando uma carreira profissional e lnaçou sua primeira turnê autoral, junto com um clipe. “Planeta Borboleta” é o nome de ambos lançamentos e promete levar muitos fãs e admiradores para prestigiarem a cantora. “A turnê fala muito sobre temas que todo mundo se identifica em algum momento da vida. Fala sobre se apaixonar, desapaixonar, questionamentos sobre o mundo, liberdade e amor. Quero que as pessoas se divirtam e tenham um momento de sossego. Espero que elas saiam melhores do que entraram”, declara.

Mariana Nolasco começa sua turnê “Planeta Borboleta” (Foto: divulgação)

Mas o percurso de Mariana é repleto de outras grandes conquistas. Em 2016, lançou seu primeiro EP interpretando músicas de outros artistas no formato voz e violão. Esse lançamento fez tanto sucesso que acabou virando uma mini-turnê nacional. No ano seguinte, passou por um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio. Em 2018, se apresentou no festival Planeta Brasil e também lançou seu primeiro álbum autoral, fruto de uma campanha de financiamento coletivo, com participação de grandes nomes da música, como Rael, Mar Aberto e Pedro Pascual. Mas ela não para por aí e tem sempre uma novidade por vir. Já gravou duas músicas em parceria com a famosa banda americana Boyce Avenue, uma delas foi a versão de “What Lovers Do”, do Marron 5, e inclusive, recebeu compartilhamentos da própria banda. A artista também foi a única cantora brasileira a fazer parte do remake de “We Are The World” ao lado de grandes sucessos da internet mundial no próprio Capitol Studios, localizado em Los Angeles. Atualmente, se prepara para sua turnê que começa no Rio de Janeiro, seguindo para Belo Horizonte, Salvador, Belém, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. “Todas as experiências foram muito engrandecedoras. Ter a oportunidade de cantar em levar as minhas músicas pra esses festivais é realmente um sinal de que estou no caminho certo”, completa Mariana.

Em entrevista exclusiva ao site Heloisa Tolipan, Mariana conta que começou a fazer vídeos cantando aos 13 anos em seu quarto no interior de São Paulo. Gravados na versão acústica, as produções eram postadas em sua página no facebook, mas depois criou seu canal no YouTube sem muitas expectativas, até que um dia, um de seus vídeos atingiu 1 milhão de visualizações em apenas 24 horas. “Amava assistir vídeos de pessoas cantando no YouTube, era uma diversão ouvir músicas em diferentes vozes e interpretações. Até que um dia eu me arrisquei a gravar também e em um belo dia me surpreendi quando publiquei um vídeo que da noite para o dia atingiu mais de 1 milhão de visualizações, eu fiquei sem acreditar”, comenta a artista empolgada. 

Mariana possui mais de 4 milhões de seguidores e suas músicas são um sucesso (Foto: Beatriz Pérson)

A artista discorre que é muito grata à internet e ao YouTube, que foi o lugar onde tudo começou. Segundo a cantora, essa plataforma transforma o mercado em algo muito amplo e diverso, como um espaço onde as pessoas são livres, de certa forma, para produzirem conteúdo dos mais variados temas e se comunicarem com os mais diversos tipos de público e além de tudo isso, o YouTube é capaz de monetizar esses negócios trazendo ainda mais chances para os autores, “Vejo que o YouTube tenta sempre se adequar às demandas dos consumidores e dos produtores de conteúdo. No meu caso especificamente, acho muito legal a nova plataforma YouTube Music. O cenário antes e depois dessa plataforma é muito diferente, porque as pessoas podem se apresentar de forma livre, e consequentemente conseguem mais divulgação dos seus trabalhos”, diz.

Sobre ser um fenômeno nas redes sociais, a artista conta que encara tudo como consequência da dedicação e carinho que tem com todo e qualquer tipo de conteúdo que produz. “Sempre penso nas pessoas e no que seria legal para elas naquele momento, encaro todos os feedbacks de forma positiva, que tem sempre o poder de agregar mais a minha carreira como cantora”. Em relação à internet, ela cita que é uma ferramenta incrível para comunicação mas que ainda assim existem pontos negativos. “Poder disponibilizar uma música ou um clipe e logo em seguida várias pessoas já terem acesso a isso é muito incrível. Mas realmente vai depender da escolha da pessoa que usa a internet, qual conteúdo ela quer ver, se aquilo faz ou não bem para ela. Porque não é difícil criar uma dependência das redes, ainda mais com essa pressão de ter que acompanhar tudo o que está acontecendo. É só manter o equilíbrio e atenção”, destaca Mariana.

Mariana é leve e busca sempre levar paz em suas composições (Foto: Beatriz Pérson)

Suas maiores inspirações são amplas, indo de Ed Sheeran até Norah Jones, de Beatles à Marisa Monte. Segundo ela, sempre escutou músicas de vários gêneros, sendo assim bastante eclética, o que em sua opinião é bom para poder buscar referências em estilos musicais diversos, fazendo com que seu repertório de ideias estejam sempre atualizados e com inúmeras possibilidades. Sempre muito atenta e buscando inovar em suas músicas, ela conta que seu maior sonho é que as pessoas sintam e reconheçam o amor dentro delas e que tudo seja feito a partir desse sentimento “É com amor que a gente consegue se comunicar com as pessoas”, finaliza. Tudo isso mostra que Marina põe sempre muito amor e dedicação à sua carreira, e o fruto dessa comunicação já vem sendo transmitido através dos mais de 4 milhões de pessoas que seguem a cantora. No Instagram não é diferente, Mariana traz fotos reflexivas e aposta nos looks que conversam com a arte que busca trazer em seus projetos. A cantora e compositora faz sucesso com a voz, mas mostra que o som também vem do coração e busca sempre trazer um momento de sossego e alegria para o coração de quem a admira, emanando energia positiva e amor por onde passa.

Pesquisas relacionadas