Música & Badalo

Com a carreira em ascensão e novo clipe, Lexa fala sobre o ofício: “Cantar é gasolina!”

Em conversa com o site HT, Lexa se questionou: "Não é possível que estejamos na idade da pedra ainda, sabe?" sobre o tratamento dado às mulheres artistas.

Publicado em 26/11/2018 | Por Leticia Sabbatini

A cantora e compositora Lexa, dona dos hits “Sapequinha”, “Pior que eu sinto falta” e “Se eu mandar”, lançou na última quinta-feira (22) o seu novo projeto, na Som Livre, Rio de Janeiro. Em uma parceria com Glória Groove, “Provocar” ultrapassou as expectativas, já foi visto por mais de 2 milhões de pessoas em quatro dias, e é motivo de muito orgulho para a artista, que conversou exclusivamente com o site HT. Está preparado para ser provocado?

Em uma festa com temática árabe para combinar com o clipe, Lexa recebeu amigos para o lançamento de “Provocar”. (FOTO: Letícia Sabbatini)

Fazendo uma retrospectiva da carreira de Lexa, é possível perceber que a artista tem crescido cada vez mais. Influenciada por grandes cantoras como Ivete Sangalo, ela iniciou sua carreira de forma independente, até ser descoberta por produtores locais e ganhar projeção nacional. Esse sucesso, que começou em 2014 com o single “Posso ser”, não parou mais. Em agosto de 2018, em uma parceria com MC Lan, a cantora lançou “Sapequinha”, seu maior hit até então. Com muitas expectativas para “Provocar”, ela assumiu: “Em todos os meus trabalhos, eu sempre fui bem vocalmente, mas pequei algumas vezes na estética do clipe. Depois de ‘sapequinha’, obviamente as pessoas vão esperar o melhor de mim, então tenho que apresentar isso. Eu digo que ‘Provocar’ é uma subida ainda maior na minha carreira”. Passando uma mensagem sobre autoestima, o novo projeto contou com a participação da rapper Glória Groove, em uma direção de Felipe Sassi. Para Glória, a parceira brilha por seu talento e pé no chão: “A sensatez da Lexa é muito incrível! Não posso dizer que nunca esperei por isso, esperei muito. É a realização de um sonho!”.

Casada com o também artista MC Guimê desde maio de 2018, Lexa afirmou que a união é muito divertida e leve. “Acho que a gente deve se amar e estar com quem nos ama. O Guimê entende tudo, todas as coisas que estão agregadas ao meu trabalho. Afinal, ele também está nesse mundo tanto quanto eu”, contou ela, que logo em seguida, brincou: “Ele tem mais é que entender mesmo!”. Foi com essa mesma autonomia que a cantora tocou em um assunto mais delicado: ser mulher e artista nos tempos atuais. Para ela, apesar de constituir um enorme desafio, ser empoderada e independente é muito importante. “Às vezes eu penso que as coisas estão melhorando, mas eu paro e percebo que não. Não é possível que a idade da pedra ainda exista, sabe? Mas com o nosso espaço, eu vou cantando e falando tudo que acredito. Ainda bem que temos esse lugar para propagarmos o que a gente pensa. É um desafio ser mulher e fazer arte hoje”, admitiu.

A cantora, que demonstra em todas as suas falas uma força enorme, assumiu para o site HT que, como qualquer outra pessoa, tem os seus momentos de fraqueza. Ela, que diz possuir um enorme senso de justiça, afirmou: “Muitas vezes eu chorei calada no banheiro por frustrações profissionais e, naquele mesmo lugar, eu tirei forças para continuar. Às vezes temos esse momento de fraqueza pelo mundo que a gente vive. Só que cantar e trabalhar perto de pessoas que eu amo dá um gás. Para mim, cantar é gasolina!”. Quando questionada sobre suas referências, ela não economizou em personalidade e citou mulheres como Elis Regina, Ivete Sangalo e Jennifer Lopez.

Com muitas expectativas, Lexa afirmou estar no momento mais maduro da carreira. (FOTO: Letícia Sabbatini)

Apesar de “Provocar” não ser uma composição de Lexa, ela não esconde o amor em passar sua personalidade para as músicas que escreve. “Acho que composição é uma coisa muito pessoal. Você escuta de tudo e chega no seu eu. Quando eu sento para escrever, eu tento passar o que eu acredito, o que eu sou e o que eu gostaria de ouvir. Essa é a minha fórmula, mas tem que ter vontade, inspiração, momento”. Tentando sempre dar o seu toque, a artista fez questão de criar a coreografia do novo clipe, assim como criou a coreografia de “Sapequinha”.

Focada em fazer o novo hit bombar e também no carnaval, quando será musa da Mocidade Independente de Padre Miguel, Lexa não quer pensar no que será de “Provocar”. Para ela, a primeira parte do trabalho foi muito bem concluída e agora, junto com Glória Groove e sua equipe, começa a segunda etapa, que consiste na divulgação e agendamento de shows. Porém, para os fãs já temos uma novidade: “Já tenho a próxima música”, disse a cantora, sem dar maiores detalhes.

 

Pesquisas relacionadas