Música & Badalo

Cariocas, aguardem! Eddie Vedder está chegando após presença cheia de graça em SP!

Em projeto solo no Brasil, vocalista do Pearl Jam causa em Sampa, dando aos cariocas motivo de sobra para esperar shows antológicos!

Publicado em 09/05/2014 | Por Heloisa Tolipan

Eddie Vedder está todo saidinho no Brasil. Na estréia do projeto solo do vocalista do Pearl Jam em terras tupiniquins, primeiro em São Paulo, ele fez duas apresentações com gracejos inusitados. Já dá até para imaginar como será o show no Rio, nos dias 11 e 12 de maio, no Citibank Hall. Em São Paulo, ele fez gracinhas neste primeiro dia (6/5) e na apresentação de ontem, no mesmo Citibank Hall, o cantor renovou mais da metade do repertório apresentado na terça. Ou seja, nada da figura messiânica de vocalista de banda mitológica, e sim um “tio bacanão” que faz piadinhas, se enrola com uma música e desiste de tocar, chama fã para cantar ao palco, anda de skate, fala de maconha e consegue criar aquele clima intimista, estilo banquinho e violão em casa grande e lotada. Tio Eddie, tá que tá!

Separando o jóio do trigo, as brincadeiras e inovações são, sim, um espetáculo à parte, mas o cantor também ainda aposta no vozeirão para surpreender. Com 49 anos de idade, ele não é de se jogar fora. Cantou por mais de duas horas com aquele velho e bom timbre grave e intenso, sempre muito característico e, afinal, as belas letras comovem. Rendeu até um “casa comigo” de uma fã na plateia. Ele, safadinho, entendeu dorme comigo e pareceu adorar! Vedder tocou cerca de 30 músicas, incluindo material de seus dois álbuns: “Into the wild” (2007) e “Ukelele songs” (2011). Mas ganhou o público sobretudo com aqueles hits que fazem parte do repertório do Pearl Jam. Aliás, o nome de seu último trabalho é uma ode ao instrumento havaiano (ukelele) que chamou atenção na apresentação.

Eddie Vedder: vocal grave  e visual de tiozão que agrada às garotinhas descoladas  (Foto: Divulgação)

Eddie Vedder:  aquele timbre intenso que marcou o Pearl Jam nos 1990’s e o agora visual de tiozão, pronto para agradar as garotinhas descoladas (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, ele chegou a chamar um fã do meio do público para cantar no palco “Should I Stay or Should I Go”, do The Clash. O músico de folk-rock Glen Hansard, responsável pela abertura, participa em quatro músicas. Numa delas, Vedder se enrola logo no início e desiste de tocar. Mas nem chega a ser uma gafe, pois isso só reforça o tom intimista da apresentação (que inclui uma música sem título, seria inédita?). Tudo tem o charme do improviso com o tio sexy. Dessa vez foram 12 músicas do Pearl Jam no set list, além de covers de músicos queridos por Vedder, que dão à noite uma pegada de show de intérprete, ainda que pese a série de instrumentos que inclui violão, guitarra, gaita, sampler e – claro! – o tal ukelele. Entre os escolhidos dessa segunda noite, compareceram The Who, Bob Dylan, Bruce Springsteen e Tom Waits.

Hoje, quinta, dia 8, Eddie Vedder volta a tocar em São Paulo no mesmo local. Mas, neste domingo (11/5) e segunda (12/5), é a vez do Rio. A casa costuma ficar lotada, mas ainda há ingressos para todas as noites. Abaixo, a lista com todas as músicas tocadas no primeiro dia. Isso não quer dizer que isso vai se repetir ipsis literis nas outras apresentações, mas os cariocas podem ter acabar tendo a incrível sensação que se tem (poucas vezes na vida) de que, no showbizz, tudo pode acontecer. O céu é o limite!

Veja repertório!

1- Walking the Cow

2- Trouble

3- Dead Man

4- Can’t Keep

5- Sleeping By Myself

6- Without You

7- Soon Forget

8- Light Today

9- Throw Your Arms Around Me

10- I’m One

11- Speed of Sound

12- I Am Mine

13- Man of the Hour

14- Wishlist

15- Far Behind

16- Setting Forth

17- Guaranteed

18- Long Nights

19- You’ve Got to Hide Your Love Away

20- Unthought Known

21- Picture in a Frame

22- Future Days

23- Masters of War

24- Porch

25- Sleepless Nights

26- Sem título

27- Society

28- Falling Slowly

29- Last Kiss

30- Should I Stay or Should I Go

31- Off He Goes

32- Open All Night

33- Better Days

Bis

34- Hard Sun

Pesquisas relacionadas