Björk entra no ringue de 2015 e anuncia álbum “Vulnicura” para março. Entenda o som que ela está fazendo!


O último disco lançado pela cantora foi o aclamado “Biophilia” (2011), do qual ela tirou alguns produtores para este novo projeto 2015

*Por João Ker

O ano de 2015 mal começou e já estão correndo tantas notícias no mundo musical que é impossível conter a animação dos entusiastas de um bom som (HT inclusive) . Katy Perry, que está encarregada da performance nesta edição do Super Bowl, já anunciou que levará Lenny Kravitz para o palco com uma outra convidada surpresa. Madonna também já confirmou sua apresentação na festa de entrega do Grammy, que será realizada dia 8 de fevereiro. E, entre os lançamentos de álbuns esperados para o ano, estão Kendrick Lamar, Florence + The Machine, Kelly Clarkson, o da própria Madonna, Britney Spears, Miley Cyrus, Rihanna, Adele e a mais recente integrante desse time: Björk.

"Senhoras e senhores! Eu estou muito orgulhosa em anunciar que meu novo álbum está chegando em março. Seu nome é: Vulnicuta. Espero que vocês aproveitem!!!"

“Senhoras e senhores! Eu estou muito orgulhosa em anunciar que meu novo álbum está chegando em março. Seu nome é: Vulnicuta. Espero que vocês aproveitem!!!” (Foto: Reprodução)

Pois é: como quem não quer nada, a cantora chegou sem fazer muito barulho na sua página do Facebook e dividiu a notícia com os fãs na manhã desta quarta-feira (14/1). Batizado “Vulnicura”, o nono álbum de estúdio da islandesa traz na produção alguns nomes já conhecidos de seus fãs, com gente que já havia trabalhado com a cantora no seu antecessor “Biophilia” (2011). Chris Elms (Leona Lewis, Jessie J e Alanis Morissette) tem o dedo em duas das nove faixas anunciadas, enquanto a mixagem final fica mais uma vez por conta de Mandy Parnell (The xx, Feist e Annie Lennox). O venezuelano Arca, que já trabalhou com por gente como Kanye West e a nova sensação FKA Twigs, deve trazer o toque eletrônico peculiar que se casa tão bem com a voz de Björk, assinando com ela grande parte da composição e produção do disco. Também aparecem nos créditos John Flynn  e o britânico The Haxan Cloak (codinome para Bobby Krlic).

Ouça o álbum “Biophilia” (2011) na íntegra

Para quem não se lembra, o projeto anterior de Björk, “Biophilia”, mostrou uma das grandes revoluções da música no que diz respeito à adaptação da indústria fonográfica no século 21 e à nova era tecnológica. O disco foi produzido em um iPad e lançado com um direcionamento inteiramente voltado para os dispositivos móveis : 11 aplicativos, dentre os quais os consumidores podiam navegar por jogos, remixes autorais, histórias, fotografias etc. E será que agora vem mais alguma novidade bombástica pela mão da cantora ou ela pretende fazer do mesmo jeito que lidou com o anúncio do lançamento, chegando de mansinho, só no sapatinho, sem perturbar ninguém? Só resta ao público aguardar. Abaixo, você confere a tracklist liberada pela islandesa e uma playlist com as músicas nas quais os produtores envolvidos no projeto já trabalharam. E que comecem as especulações!

01. “Stonemilker”
02. “Lionsong”
03. “History of Touches”
04. “Black Lake”
05. “Family”
06. “Notget”
07. “Atom Dance”
08. “Mouth Mantra”
09. “Quicksand”

Produtores Bjork – "Vulnicura" by João Ker on Grooveshark