Banda Folks lança novo videoclipe e comenta sobre participação no Rock in Rio 2019


Composta por Kauan Calazans (vocal), Paulinho Barros (guitarra), Sergio S (guitarra), PV (bateria) e Guilherme Figa (baixo), a banda vem conquistando cada vez mais lugar no cenário da música brasileira com repercussão internacional e lançou “Sobre viver”. O primeiro álbum “Folks” atingiu o terceiro lugar dos mais vendidos do Itunes no gênero rock

*Por Domênica Soares

A banda Folks, composta por Kauan Calazans (vocal), Paulinho Barros (guitarra), Sergio S (guitarra), PV (bateria) e Guilherme Figa (baixo), vem conquistando cada vez mais lugar no cenário da música brasileira. Os integrantes cariocas vivem um momento especial e comemoram o primeiro álbum “Folks”, que atingiu o terceiro lugar dos álbuns de rock mais vendidos do Itunes. O grupo também comemora a participação no Rock in Rio, no Palco Supernova, no dia 6 de outubro, celebrando o crescimento da carreira. “É nossa primeira vez em um dos maiores festivais do mundo. Ficamos muito honrados em participar até porque sabemos da responsabilidade de estar escalado em um line up como o Rock in Rio. Vamos comemorar 10 anos de banda com as pessoas que foram se juntando a nós ao longo desses anos e esperamos fazer novos amigos”, comenta Kauan Calazans, vocalista da banda. 

Kauan Calazans é o vocalista da banda (Foto: Felipe Alberto)

Em clima de agitação, a banda aproveita o momento de grandes conquistas e presenteia o público com o clipe “Sobre viver”. O single está disponível nas plataformas digitais e une diferentes  gerações do ritmo do rock, além disso, conta com participações de Maurício Barros (Barão Vermelho), Nicole Cyrne (Blitz) e Drenna. A letra é uma celebração à vida e foi tão marcante que inspirou algumas fãs a tatuarem trechos da canção. “Os números que atingimos foram realmente surpreendentes, principalmente porque em quarto lugar estava o Pink Floyd. Para nós, que somos uma banda independente, não furamos totalmente o bloqueio da grande mídia e ver que existem muitas pessoas conectadas com o nosso som faz todo sentido. Acho que é o sinônimo de trabalho sincero”, conta Kauan. Além disso, acrescenta que as composições da banda têm o objetivo de serem transformadoras, mostrando que música não é apenas entretenimento. Ele ainda frisa que o recente single da banda “Sobre Viver” tem ajudado muito as pessoas que sofrem de depressão e que todos os integrantes percebem que a música vem trazendo melhorias na vida do público e esse é o melhor retorno que poderiam conquistar. 

A banda surgiu no ano de 2011, formada por integrantes com uma longa estrada no underground. Nesse caminho, Folks se apresentou no South by Southwest, em Austin (EUA) e abriu o show para os ingleses do The Kooks em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para o público e integrantes, o melhor do rock está de volta, com uma formação que nada fica a dever aos grandes nomes da Geração 80. Segundo o vocalista da banda, a trajetória vem sendo muito intensa depois da turnê no exterior. Shows grandes e pequenos, um lançamento super positivo do primeiro álbum e todos estão focados em composição e novos lançamentos. 

A banda estará no line up do Rock in Rio (Foto: Felipe Alberto)

Em entrevista exclusiva ao site Heloisa Tolipan, o vocalista Kauan Calazans comenta sobre o mercado da música no exterior e no Brasil, com base em sua vivência. Para ele, o mercado brasileiro respira música e se sente muito orgulhoso de ser brasileiro e fazer rock em português. Explica que em sua turnê pelos Estados Unidos sentiu um interesse muito grande das pessoas em conhecerem a banda e achou super interessante o fato de uma banda de rock cantando em português estar conquistando outros lugares. “Fiquei encantado com a nossa banda desbravando o novo, com pessoas indo nos nossos shows, comprando nosso CD antes mesmo de ouvir qualquer música”, diz.

Música, além de arte, é muita batalha e Kauan faz um paralelo entre a receptividade do brasileiro ao novo em comparação com o mercado internacional: “A diferença que sinto no Brasil em relação ao mundo é a falta de interesse pelo novo. Não sei porque isso é me intriga bastante, principalmente, pelo Brasil ser um país muito rico culturalmente com tanta coisa boa pelas esquinas”. E ele enfatiza seu amor pelo rock: “É um ritmo pulsante e nós temos explorado cada vez mais a brasilidade dentro desse estilo musical que surgiu a partir do blues. Nós queremos cada vez mais colocar nosso sangue brasileiro dentro das nossas músicas”. Para quem é fã da banda pode esperar por novidades. 

Sobre viver (Kauan Calazans / Paulinho Barros / PV)

Na busca pra não se sentir refém

A calma faz o instinto ir além

Hoje eu sou mais

Entendo o que faz bem

O brilho que é a arte de viver

Sabendo que a mente cria o ser

Hoje eu sou mais

Entendo o que faz bem

Viva a liberdade

Viva a liberdade

Pra se misturar

Viva a liberdade

Acender a confiança e se deixar levar

Que eu sou mais

A gente vive pelo mundo a cada esquina pulando muro eu vou

Estar disposto e admirar

A perfeição de ser quem você é

Viva a liberdade

Viva a liberdade

Pra se misturar

Viva a liberdade

Acender a confiança e se deixar levar

Que eu sou mais