Anitta conquista prêmio dedicado à música digital e afirma: ‘A internet move meu trabalho’


Digital Music Experience premiou grandes nomes da música nacional e foi palco de debates sobre os novos rumos da indústria fonográfica, leis de incentivo, streaming, direitos autorais, remuneração e muito mais

Após dois dias de debates sobre os novos rumos e diretrizes do universo musical e indústria fonográfica, o Digital Music Experience concedeu a grandes nomes da música brasileira os troféus do DMX Awards. A premiação, inédita até então, por ser a primeira a reconhecer artistas no cenário digital baseando-se em vendas legalizadas, teve o palco do Teatro Bradesco, no Village Mall, no Rio de Janeiro, como cenário para receber nomes como Ana Carolina, Emicida, Zeca Baleiro e Anitta, que levou para casa o troféu de “Top ringback tone”.

A cantora do hit “Bang”, que é considerada por muitos a rainha do virtual, acredita que o sucesso e os altos números de visualizações de seus clipes se devem, principalmente, às novidades que sempre tenta proporcionar. “Eu me preocupo muito com inovação, o público se interessa em ver coisas novas, e eu, em proporcionar esse conteúdo para eles”, afirmou. Feliz pela indicação, a poderosa reconheceu a importância da web: “A internet move meu trabalho. É o principal veículo de divulgação e interação com meu público. Estou bem feliz de ter sido lembrada nesse prêmio e estar aqui com tantas feras da música”, comemorou.

anitta-premio-musica-digital

As categorias da premiação foram divididas em “Top Músicas” e “Destaque na web”. Enquanto a primeira leva considerou as canções mais baixadas, na segunda foram julgadas as estratégias e a forma como os profissionais lidam com a música no ambiente digital. O DMX premiou a dupla Marcos e Belutti como “Top download” e outra dupla, Henrique e Juliano, como “Top streaming” e “Top audiovisual”. O aplicativo Spotify venceu a categoria “Top criatividade app musical”, Lobão levou o “Criatividade em crowdfunding”, Emicida ganhou o “Top criatividade em vídeos”, Luan Santana foi o “Top lançamento digital”, a cantora gospel Aline Barros ganhou o “Top interação digital” e a banda de rock Cadillac Dinossauros, de Ponta Grossa, levou para casa o troféu “DMX Brasil New Talent”.

pitty-digital-music-experience

Pitty se apresentou na primeira edição do Digital Music Experience (Fotos: Felipe Panfili e Leo Marinho/Divulgação)

Além da entrega de estatuetas, a noite foi repleta de apresentações incríveis. Ana Carolina, Maria Gadú, Daniel, Emicida, Pitty, Vanessa da Matta, Zeca Baleiro, Paulinho Moska, Pe. Fábio de Mello e outros subiram ao palco para soltar a voz ao som de clássicos da MPB, letras de rap e música para todos os gostos. Mesmo quem não conseguiu ir participou da festa, graças aos telões iluminados no palco que traziam para perto os artistas que estavam longe, como não poderia deixar de ser em um evento que exaltou a importância da internet.  Sepultura, Luan Santana, Marcos e Belutti, Henrique e Juliano e até Milton Nascimento apareceram através das telas para agradecer as homenagens e troféus.

dmx24

Vanessa da Mata, Daniel, Ana Carolina e Padre Fábio de Mello homenagearam Milton Nascimento (Foto: Felipe Panfili e Leo Marinho/Divulgação)

O DMX Awards é a primeira premiação na história a reconhecer artistas no cenário digital baseado em vendas legalizadas. O produtor musical Marco Mazzola, diretor e idealizador do evento, ressaltou a importância do projeto: “É uma alegria estar aqui para dar boas-vindas ao maior evento de música do Rio de Janeiro. Agradeço o apoio de todos os patrocinadores por acreditar e investir nesse projeto inovador. Espero que aproveitem e curtam essa noite digital”, disse, antes de deixar o palco.

 

dmx15

Leo Jaime transmitiu o evento ao vivo através das redes sociais (Foto: Felipe Panfili e Leo Marinho/Divulgação)

A ideia do evento é reconhecer o que há de melhor no espaço virtual brasileiro e conscientizar o público a consumir legalmente o conteúdo dos artistas preferidos. Leo Jaime, que sempre gostou da convergência de mídias e durante toda a carreira investiu em outras plataformas para divulgar sua música, estava transmitindo o evento na internet com a ajuda dos aplicativos Periscope, Twitter e Instagram. “Na minha época, o sucesso da música pop internacional era o vinil. O hábito de colecionar músicas foi se perdendo. Com a música digital, que é consumida, comprada e ouvida na internet, talvez seja o fim da era do objeto, de ler o encarte. Hoje qualquer um ouve coisas que antes só os colecionadores tinham acesso, essa é a grande marca positiva. Por outro lado, atualmente ouve-se música enquanto se faz outras coisas, isso gera uma falta de atenção. A música fica em um lugar mais superficial, quando já foi arrebatadora em outra época. Se transformou em objeto de momentos de reflexão para momentos de passagem”, analisou.

dmx20

Maria Gadu foi uma das artistas que emocionou os convidados ao subir ao palco (Foto: Felipe Panfili e Leo Marinho/Divulgação)

Leo destacou a importância de prêmios como o DMX Awards e ressaltou a dimensão do valor do que é fabricado culturalmente no país. “A música e o futebol são as principais marcas da identidade brasileira no resto do mundo. É importante que tenhamos essa consciência. Nos Estados Unidos, o cinema foi decisivo para vender o ‘american way of life’. A música pode ser muito importante para a história do nosso país, por isso, a gente deve levá-la a sério e tratá-la com carinho”, disse. Assinamos embaixo. Veja mais fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.