Música & Badalo

#AgendaCulturalDoSiteHT: a frente fria já está passando, então não tem desculpa! A gente separou 20 programas imperdíveis para se jogar no fim de semana

Na nossa curadoria tem arraial dos blocos mais descolados da cidade, festa nova de João Brasil, show de Jorge Ben Jor, Julieta Venegas, The Maine, um espetáculo teatral que mistura dança, poesia e música, choro, funk e muito, muito mais! Só vem!

Publicado em 20/07/2017 | Por Junior de Paula

1) Conhecendo a Pequena África (Cais do Valongo)

Já conheceu ou ouviu falar da Pequena África? Não? O roteiro a pé da Sou + Carioca, projeto de economia colaborativa de guias de turismo do Rio, vai te levar para conhecer um pouco mais da região que inclui a Pedra do Sal, Largo da Prainha, Cais do Valongo/Imperatriz – que acabou de virar Patrimônio Histórico Mundial , Instituto Pretos Novos e o Jardim Suspenso do Valongo! O ponto de encontro é em frente ao MAR (Museu de Arte do Rio) – Praça Mauá, às 10h e tem duração média de 3 horas. A contribuição sugerida é de R$10.

2) Quintal Aberto #10: Bruno Cosentino e Lofisofia

Mais uma edição imperdível do projeto ‘Quintal Aberto’, da 57 Casa Aberta, nesse sábado, com dois shows que são um recorte da produção musical brasileira contemporânea, da canção, com o cantor e compositor Bruno Cosentino, ao improviso livre, no projeto Lofisofia de Marcos Campello com Daniel Fernandes.

Sábado, 22 de Julho às 18h30, entrada franca, 57 Casa Aberta – Rua 24 de Maio, 57 – Rocha

3) Curtindo a Vida Adoidado – Cineclube Surpresa Joia

Dando prosseguimento ao revival do Cine Joia, com a reapresentação de filmes clássicos, nesse sábado tem o ícone Curtindo a Vida Adoidado, que marcou uma geração.

Sábado, 22 de julho,  às 20h, Cine Jóia

4) The Maine

A última passagem dos caras norte-americanos por aqui foi em 2015 – em um show que os próprios músicos disseram ter sido inesquecível. Estrelas do pop rock, eles estão de volta ao palco do Circo Voador para apresentar seu novo álbum Lovely Little Lonely.

Domingo, 23 de julho, Circo Voador, 20h

5) Arraiá do Noites do Norte

Já estamos quase no fim de julho, mas o clima ainda é de arraiá. A turma da banda Noites do Norte, que mistura ritmos nortistas e nordestinos, como carimbó, guitarrada, frevo e lambada, formada por músicos cariocas, escolheu a Casa da Glória para armar sua festa junina. Tem ainda brincadeiras para adultos (om muita sensualidade no ar), barraquinhas com comidas típicas do Pará e típicas de festa junina, duelo de DJs e muito mais. Quem for caracterizado paga menos para entrar.

Domingo, 23 de julho, a partir das 16h,  Casa da Glória – Ladeira da Glória, 98 – Glória

6) SuperMara no Estádio do Engenhão

Após uma estreia superpoderosa, a SuperMara está de volta ao Estádio do Engenhão neste domingo em clima de que? Arraial! Como na primeira edição, o palco ficará no centro do espaço, com direito a show de Pabllo Vittar, das drags Suzy Brasil, Karina Karão e Samara Rios, e sequencia de DJs em duas pistas: pop e eletrônica.

Domingo, 23 de julho, a partir das 15h, no Estádio Nilton Santos (Engenhão):

7) Circuito do Vinho no Lagoon

De 21 a 23 de julho, chega ao Lagoon o Circuito do Vinho, com diversos rótulos, gastronomia, música ao vivo e espaços de convivência para curtir com amigos. Tudo isso às margens da Lagoa e com entrada franca.

De sexta a domingo, 21 a 23 de julho, no Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas

8) Sereias da Guanabara ARRAIÁgua

Um dos blocos mais divertidos deste Carnaval, as Sereias da Guanabara também vão organizar sua festa julina. Nesse sábado, na quadra da Unidos da Tijuca, elas prometem “muita MÚSICA MOLHADA Brasil/Sensual/Latino/Tropical”. Seja lá o que isso signifique.

Sábado, 22 de julho, a partir das 23h, na Quadra da Unidos da Tijuca

9) O Éden recebe a MOO

O coletivo Éden recebe a Moo, uma das festas mais cool do Rio mais uma vez nesse sábado. Dessa vez com a participação do DJ Tessuto, mentor e produtor da festa Carlos Capslock, de São Paulo, que vai tocar com os DJs residentes da MOO, Badenov e Diogo Reis.

Sábado, 22 de julho, a partir das 23h, no Eden, Rua Sacadura Cabral, 109

10) Modo Avião – Experiência Sonora de Lucas Santtana

Lucas Santtana é nome forte da nova musicalidade brasileira e, sempre ousado, lança seu primeiro audiofilme, batizado Modo Avião, com sessões o dia inteiro no MAM Rio, nesse domingo.  Trata-se de uma experiência sonora, que reúne música, desenhos coloridos, poemas e prosa. Nesse trabalho, o artista desenvolve uma nova linguagem a partir de um tema específico: um atento resumo de suas vivências ao longo de seu processo criativo, que dessa vez será uma obra registrada em áudio e livro. O registro traz textos de Lucas Santtana, juntamente com JP Cuenca, ilustração de Rafael Coutinho e design de Iansã Negrão.

Domingo, 23 de julho, MAM Rio, com sessões de hora em hora, a partir das 11h30

11) Made in Brasil – João Brasil

A festa que rola no incrível WineHAUS, armado pela turma da Party Industry na Hípica Carioca, é uma criação do DJ João Brasil  – aniversariante da sexta-feira. “É uma festa dedicada aos DJs/Produtores Musicais que levam a música brasileira eletrônica para os diferentes estados do Brasil e para o mundo”, contou João. A noite ainda vai ter Balako DJ Set, Tucho, Omulu, Tecla Music Set, Brazza Squad, Lucce e ainda Mary Lou e Bahruth no jardim do vinho.

Sexta, 21 de julho, WineHAUS, Hípica, Avenida Lineu de Paula Machado, 2448, a partir das 21h

12) ARRAAWWIÁ DA ONÇA!

“O Amigos da Onça banda/bloco mais escalafobético da cidade promoverá uma quadrilhante e animalesca festa julina que vai levantar até o último grão de poeira da quadra da A.R.E.S. Vizinha Faladeira!”. Alguém vai resistir a esse convite? No som, uma mistura dos sons juninos com o remelexo do arrocha, brega e lambadas, além dos hits carnavalescos que fizeram a fama do bloco.

Sábado, 22 de julho, a partir das 22h, Quadra da Vizinha Faladeira, Rua da Gamboa, 345

13) Jorge Ben Jor no Circo Voador

Jorge Ben Jor vai ao Circo para mostrar porque é o mestre da simpatia, do algo mais e da alegria em duas noites de festa. Acompanhado da Banda do Zé Pretinho, ele vai, claro, apresentar muitos de seus sucessos, com ‘Mas que Nada’, ‘O Telefone Tocou Novamente’, ‘W/Brasil’ e ‘Zazueira’, entre outros clássicos do suingue.

Sexta e Sábado, 21 e 22 de julho, Circo Voador, a partir das 22h

14) Show Julieta Venegas com part do Criolo

Parte Mía Tour 2017 é um novo desafio na carreira da cantora mexicana mais amada no Brasil, Julieta Venegas. Pela primeira vez, realiza uma turnê acompanhada de Matías Saavedra e Sergio Silva, dois de seus grandes músicos. Entre os três, todos multi-instrumentistas, os acordeões, guitarras, teclados e percussão apresentam os clássicos da cantora,  como Me Voy, Limón y Sal, Andar Conmigo, Ilusão, junto com outras canções do seu repertório que adquirem agora um novo enfoque com a artista mais próxima do público, mais íntima, natural e mágica. Ah, e ainda tem participação do Criolo.

Sexta, 21 de julho, Vivo Rio, 22h

15) Baile da Jude

A DJ que todo mundo ama nas redes sociais, Ju de Paulla, agora tem um baile para chamar de seu. “A ideia é juntar tudo numa pista para todos os públicos, brothers, manos, minas, monas… SÓ VEM!”, diz o convite do badalo no Buraco da Lacraia, que promete ainda muitos convidados na cabine da DJ.

Quinta-feira, 20 de julho, a partir das 22h, Buraco da Lacraia, Rua André Cavalcanti, 58, Lapa

16) Baile da Favorita 6 anos

O Baile Funk mais amado do Brasil, capitaneado por Carol Sampaio, comemora 6 anos em uma noite imperdível que vai entrar para a história do gênero. A noite no Armazém da Utopia vai contar com tantas atrações, que não dá nem para listar todas por aqui. Mas a gente adiante que tem Mc Marcinho, Ludmilla, Marcio G. MC Pocahontas, MC Leozinho e muito, muito mais.

Sábado, 22 de julho, Armazém Utopia, a partir das 21h

17) Choro da Gamboa

Pelo terceiro ano consecutivo, o Museu de Arte do Rio (MAR) recebe o festival “Choro da Gamboa”, reunindo no mesmo palco a tradição e a vanguarda do choro brasileiro. O evento, que conta mais uma vez com a curadoria do violonista Yamandu Costa, acontece dias 21 e 22 de julho, de graça, com apresentação do músico Pedro Miranda. “Meu objetivo é sempre mostrar um pouco da tradição e do que está acontecendo de novo na cena do choro. Esse ano, temos artistas que mergulham na raiz e outros com formações diversas, que trazem uma influencia da música universal para o choro”, explica Yamandu. É o caso de artistas como Arismar do Espírito Santo, Alexandre Ribeiro e Fábio Peron, Leo Gandelman, os irmãos Aquiles e Everson Moraes, do Projeto Irineu de Almeida e o Oficleide, o grupo Izaías e Seus Chorões, Luis Barcellos,  o time de bambas do Choro na Rua e muito mais.

Sexta e sábado, 21 e 22 de julho, no Museu de Arte do Rio (MAR), a partir das 18h

18) OS FILHOS DOS CARAS

Projeto reúne Wilson Simoninha, Jair Oliveira e Léo Maia em uma homenagem à música brasileira e seus pais. Juntos, eles mostram um pouco do seu repertório próprio e acompanhados por um quinteto, resgatam seu DNA interpretando os grandes clássicos nas vozes dos seus pais Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Tim Maia. A banda que acompanha os músicos é composta por Marcelo Maita (teclado), Robinho Tavares (baixo), Daniel de Paula (bateria), Marcio Forte (percussão) e Dilson Laguna (guitarra).

Sexta, 21 de julho, Teatro Bradesco Rio, no Village Hall

19) Auê

No dicionário, Auê significa farra, tumulto, confusão ou barulho causado por uma algazarra. Em cena, a companhia Barca dos Corações Partidos – surgida nas montagens de ‘Gonzagão – A Lenda’ e ‘Ópera do Malandro’ – apresenta 21 canções autorais e inéditas, em um espetáculo que mescla teatro, dança, performance e, claro, música. Criada em processo coletivo com a diretora Duda Maia, a encenação utiliza as letras como dramaturgia e os oito atores/cantores ainda são responsáveis por tocar todos os instrumentos ao vivo nesta verdadeira farra teatral. É imperdível!

Sábado e domingo, 21 e 22 de julho, Teatro Riachuelo, 17h

20) Tardezinha

Thiaguinho está de volta para encerrar esta temporada do evento musical que ele consagrou no fim da tarde de domingo. Com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, ele recebe convidados e canta clássicos de seu repertório e pagode de raiz.

Domingo, 23 de julho,Lagoon, a partir das 15h

 

 

Pesquisas relacionadas