Música & Badalo

#AgendaCulturalDoSiteHT: de Show da Bethânia a festival de cinema LGBTQI, vem ver nossa seleção de 15 atrações imperdíveis do fim de semana no Rio

Tem ainda Zé Ramalho, Mart'nália, roda de samba do Mumuzinho, exposição com novos nomes da arte mundial, festa O\nda, Marilia Gabriela no teatro com texto essencial, a edição 2017 da WineHAUS e muito, muito mais. Vem!

Publicado em 06/07/2017 | Por Junior de Paula

1) Show da Maria Bethânia

Depois do sucesso do show que fez no início do ano em Recife – com repertório que inclui clássicos de seus 52 anos de carreira – Maria Bethânia voltou para a estrada para uma mini-turnê batizada Só Sucessos. No set list da abelha-rainha tem “Negue”, “É o Amor”, “Olhos nos Olhos”, “Começaria Tudo Outra Vez”, “Explode Coração”, “Fera Ferida” e ainda um medley de sambas de roda costurados por “Reconvexo” e muito mais. Imperdível.

Sábado, 8 de julho, KM de Vantagens Hall

2) Mart’nália e Matheus VK

Festa é com ela mesmo. No Circo Voador, então, nem se fala. Mart’nália traz o seu delicioso show ‘+ Misturado’ em que canta samba, rock e pop e canções de Caetano Veloso, Geraldo Azevedo, Djavan, Gilberto Gil, Teresa Cristina, Mosquito e Zé Ricardo, entre outros, de uma maneira que só a cantora sabe fazer. Para abrir a noite, toda a malemolência de Matheus VK.

Sábado, 08 de julho, Circo Voador

3) Resenha do Mumu

A festa comandada por Mumuzinho, em clima de roda de samba entre amigos, ganha mais uma edição nesse domingo, no Jockey Club. “O Rio de Janeiro não é so Março e Fevereiro, tem pagode o ano inteiro”, diz o artista. O agito começa com Mumuzinho e convidados e segue com Tirre, Saraiva e Camilla Brunetta

Domingo, 9 de julho, Jockey Club Brasileiro

4) Pipper Club com Iza e Lexa

O club da Sacadura Cabral promete esquentar a noite da poplandia carioca nesta edição especial com pocket show de Iza e Lexa. Alem das duas estrelas do pop nacional, tem ainda duas pistas, com os DJS Natz, Karina Bastos, Rick Castro, Nonato, Eduardo Brava e Junior Nuayed. Ah, e tem open bar a noite toda

Sábado, 8 de julho, Popper Club, R. Sacadura Cabral, 15

 

5) Zé Ramalho

Zé Ramalho está na estrada e chega ao Rio para se apresentar no Vivo Rio, nesse sábado. Entre as músicas, estão clássicos que não podem ficar de fora, como Avôhai, Vila do Sossego,  Chão de giz,  Táxi lunar, Admirável gado novo, Sinônimos e a versão para Bob Dylan em Tá tudo mudando.  Zé traçou uma ponte que unia Pink Floyd e Beatles a Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, entre tantos outros. Cidade grande e sertão, psicodelismo e regionalismo, o Nordeste inserido no mundo, o universo conectado ao Nordeste. Um trovador urbano comparado por muitos aos ícones da música mundial.

Sábado, 8 de julho, Vivo Rio

6) Web FestValda

O O WebFestValda é considerado o maior festival de música independente do país e vem revelando nomes para o mercado desde 1992, misturando shows de bandas independentes e outras consagradas em um só espaço. A edição de 2017 chega à Fundição Progresso nessa sexta e sábado e promete colocar no mesmo caldeirão 20 bandas em busca de um lugar ao sol de todos os estados brasileiros e grandes apresentações de nomes consagrados como Pitty, Onze:20, Monobloco e Fernanda Abreu.

Sexta e sábado, 7 e 8 de julho, na Fundição Progresso

7) Arraiá Bateria Cabulosa do Estratégia + Transantosa Bateria

Duas das baterias mais suingadas e que arrastam multidão por onde passam, se juntam pra festejar! Estamos falando de Transantosa bateria (do bloco carnavalesco Agytoê) + Bateria Cabulosa do Estratégia, que convocam no convite oficial: “Vista seu traje junino e adicione um pouco de purpurina (ou muita!), porque essa é pra ser usada o ano inteiro!”

Sábado, 8 de julho, Quadra do Fala Meu Louro, Rua Waldemar Dutra 19, Santo Cristo

8) Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema

O festival de filmes LGBTQIA +  de ficção, documentário, animação e experimental, em longa e curta metragens, brasileiros e internacionais tem o Rio como sede a partir dessa quinta-feira, até o dia 16 de julho, no Cine Odeon, Centro Cultural Justiça Federal, Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, Cine Arte UFF e Cine Joia. O filme de abertura deste sétimo ano do festival é Luana Muniz – Filha da Lua, de Rian Córdova e Leonardo Menezes. O documentário narra a história da famosa travesti, que criou polêmica ao usar o bordão “Travesti não é bagunça” na TV e por sua aproximação inusitada com o Padre Fábio de Melo. A programação inclui a estreia de longas internacionais e brasileiros, com destaque para: Something Like Summer, o musical sobre uma história de amor verdadeiro, e o brasileiro A Cidade do Futuro, que fala sobre um trio que formará uma família fora dos padrões, e muito mais. Para ver a programação completa, é só clicar aqui. 

9) #TempoVeg 

Com exibição de filmes, comida vegana, exposições, tatuagem, tarô, expositores independentes, músicos autorais e performances a ideia do evento,  que tem o apoio do Tempo Glauber, é juntar, mensalmente duas grandes maravilhas da existência: a culinária e a arte. Com entrada gratuita, você pode ver o filme “Quanto Vale ou É por Quilo?” e “Madame Satã”, se fartar com delicias veganas que custam até R$15 do Ser Veg, Um Doce Dmãe, Sarau do Varal, Ninho Vegano Sucos, além de exposições e venda de artes, microfone aberto com shows de quem quiser chegar, massagem, roda de yoga, e muito mais.

Sábado, 8 de julho, a partir das 13h, Tempo Glauber, Rua Sorocaba, 190

10) Tour bares antigos do centro do Rio

Devido a grande procura, vai rolar 2ª edição do Tour bares antigos do centro do Rio no nesse sábado.  A ideia, de acordo com organizadores, é visitar 5 bares centenários da região central da cidade, contando sobre suas histórias e curiosidades. Bar Luiz, Ernesto e mais 3 outras surpresas!

Sábado, 8 de julho, na Praça XV, em frente ao Arco do Teles. Início do tour às 12h. Favor chegar 20 minutos antes. Para mais informações: Jesse Tour Guide, 21 99685 4752

11) Peça Constelações

Vi esse texto de Nick Payne na Broadway, em um espetáculo que tinha como protagonistas Jake Gylenhaal e Ruth Wilson, e desde então essa peça nunca saiu da minha cabeça. Por isso, essa montagem brasileira, com Marilia Gabriela, Caco CioclerSergio Mastropasqua de ator alternante, tem que estar na lista dos imperdíveis da semana. Através de uma sucessão vertiginosa de sketches, os espectadores acompanham o relacionamento entre Marianne e Roland, que vai se desdobrando através do tempo e do espaço. Como fio condutor deste(s) encontro(s), a física quântica, o multiverso.  Só vendo para entender.

Quinta a Sábado às 20h30 e Domingo às 19h, até 30 de julho, no Sesc Copacabana, Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana

12) WineHAUS’17

Um dos eventos mais esperado da temporada de inverno do Rio está de volta: o WineHAUS’17 acontece nos finais de semana de julho, na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, e, simultaneamente, em Itaipava. Esse é o terceiro ano do projeto de sucesso absoluto que traz o clima das montanhas para a cidade. O Grand Opening acontece no dia 8, às 17h, onde serão apresentados os diversos ambientes desta temporada. Uma das novidades mais aguardadas é o WineDeck, local ideal para apreciar a vista da Lagoa, se deliciando com um SwissMade Fondue, harmonizado com bons vinhos. A partir de 21h, o som fica por conta dos WineHAUS DJs, com intervenções da Mea Brass Band. A noite de estreia também será embalada por um PianoBAR, assinado pela festa Jazz Ahead, e  a partir de 0h30, os apaixonados por vinho serão embalados por Bernardo Campos, Etto e Leondre. A atração principal fica por conta da carta especial de vinhos tintos, brancos e rosé, vindos da Argentina, Itália, Portugal, Espanha e África do Sul. Para completar a programação, a casa ainda oferece uma seleção de queijos e sangrias, além do tradicional Jack Daniel’s Burguer, presença certa em diversos eventos da Party Industry. A programação completa do WineHAUS pode ser acessada em: facebook.com/WineHAUS.BR/events

Sábado e domingo, 8 e 9 de julho, Sociedade Hípica Brasileira (Av. Lineu de Paula Machado, 2448, Lagoa)

13) Siba – Lançamento Vinil ‘De Baile Solto’

Nascido na cidade cosmopolita do Recife, em uma família que até hoje mantém sua forte ligação com suas origens rurais, Siba cresceu entre a cidade e o interior, dois mundos que fazem parte das suas referencias. Desde seus primeiros contatos com as tradições da Mata Norte, começou uma longa história de aprendizado e colaboração, exercitando ao longo dos anos os fundamentos da poesia ritmada para se tornar um dos principais mestres da nova geração do maracatu e dos cirandeiros. Depois de um ano e meio de estrada, o lugar das músicas do repertório do álbum De Baile Solto, flutuou, algumas aceleraram, outras ficaram mais lentas e outras até saíram da lista. Mas o que realmente madurou com a estrada foi a potência interativa do show e seu público. Pra comemorar este novo momento, ele vai lançar no Rival o vinil De Baile Solto, numa edição especial, em 180 gramas, com todas as letras das músicas e bolacha vermelha.

Sábado, 8 de julho,  21h, Teatro Rival

14)Exposição (dis)placement

Trata-se de uma exposição criada a partir de um edital, em que foi pedido para que artistas e escritores enviassem seus trabalhos produzidos sobre o tópico de deslocamento. Após a edição em Londres, as obras desembarcam no Rio de Janeiro, no espaço do Clube Jacarandá, na Villa Aymoré, em projeto desenvolvido por Gabriela Davies. Em cartaz de domingo, 9 de julho, até 4 de agosto, os cariocas vão poder ver as criações de uma turma ótima que inclui Alice Quaresma, Dana Davenport, Jill Miller, Luiz d’Orey, Manoela Medeiros e Romain Dumesnil, entre muitos outros.

De domingo, 09 de julho, a 04 de agosto, qua  a dom 13 às 18h, Villa Aymoré – Ladeira da Glória, 26 – Glória, RJ

15) Festa O\nda

Nova queridinha do circuito descolado do Rio, a festa batizada nesta edição de 1º An*s em Festa, vai reunir um line up da pesada, que inclui Mauricio Lopes, Silvercity, Alex Pasternak, Deo Jorge e mais. O local ainda não foi divulgado, mas só ficar de olho lá no Facebook do evento. 

Pesquisas relacionadas