Música & Badalo

#AgendaCulturalDoSiteHT: com direito a feriado no meio do caminho, a gente lista os 20 programas imperdíveis para o fim de semana prolongado no Rio

Além de festas juninas, com direito a Elba Ramalho e tudo, tem ainda opções para todos os gêneros, de rock ao sertanejo, passando pelo axé de raiz, pagode, teatro, festival de cerveja e de dança contemporânea. Vem ler que deu um trabalhão danado pra ser feita (risos)!

Publicado em 14/06/2017 | Por Junior de Paula

A Agenda Cultural do site HT chegou mais cedo nesta semana: culpa de um feriado na quinta-feira, que, por isso, transforma a quarta em uma sexta-feira. Confuso? Nem tanto. Mas a gente precisa tomar uma cerveja pra entender melhor. Por isso, preparamos 20 programas imperdíveis para você curtir com os amigos, com a família, sozinho ou em clima de romance pela cidade. Ah, e já que estamos em junho, as festas juninas não poderiam ficar de fora. E é com elas que a gente começa nossa lista, depois segue com shows, agitos, peças de teatro, feiras e o que mais entrar no nosso radar. Aperte o cinto e vem com a gente:

Chá da Elba (Renato Filho/Divulgação)

1) Chá da Elba

A festa Chá da Alice, de Pablo Falcão, é dos agitos mais longevos e divertidos voltados para o público LGBT – mas não só para eles, que fique claro. Depois de Ivete e Xuxa, a estrela da festa, na edição temática para celebrar os festejos juninos, é ninguém menos do que Elba Ramalho.  Ao som de Bate Coração e Banho de Cheiro,  entre outras, cantado pela rainha do forró brasileiro, o público ainda vai contar com barquinhas de comidas típicas, brincadeiras e decoração caipira.

Quarta, 14 de junho, 23h, Vivo Rio. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo

Forró do Kiko e Amigos da Onça: farra caipira no Circo Voador (Michelle Castilho/Divulgação)

2) Arraiá do Forró do Kiko + Amigos da Onça

Formado em 2008 por Kiko Horta (sanfona), a banda Forró do Kiko – que tem ainda Ivan Machado (baixo), Luiz Flavio Alcofra (violão) e Rodrigo Scofield (bateria) –  nasceu na Rua do Mercado, coração do Rio de Janeiro, e se transformou em um dos maiores expoentes do gênero na cidade. Por isso, o arraiá organizado por eles nesta sexta-feira, dia 16 de junho, no palco do Circo Voador é programa daqueles para marcar na agenda. No repertório, música brasileira cantada e instrumental de altíssima qualidade: Dominguinhos, Gonzagão, Sivuca, Hermeto Pascoal, Chico Buarque e Gilberto Gil, sem falar das belíssimas composições autorais. Ah, e não contentes, eles ainda chamaram a turma do bloco fora da casinha Amigos da Onça para completar o programa.

Sexta, 16 de junho, 22h, Circo Voador. Arcos da Lapa, s/nº, Lapa. R$ 60,00 

3) Amor na Roça – Festa Junina do Fica Comigo

O Fica Comigo quer aquecer o Rio neste outono. Depois de lotar o parque dos patins no domingo passado, eles se reunem novamente neste sábado, desta vez na Hípica, para uma festa junina batizada Amor na Roça. O traje caipira é obrigatório, e espere muito pagode retrô – 0 foco do bloco de Carnaval que é um sucesso no eixo Rio-SP –  para embalar casamento junino, quadrilha e quentão. No som, Ceceu Valença, filho de Alceu, trio de forró e DJs.

Sábado, 17 de junho, 16h, Sociedade Hípica Brasileira. Avenida Borges de Medeiros, 2448, Lagoa.

4) Arraiá do Chora Me Liga

Já que estamos misturando ritmos em agitos juninos, o bloco sertanejo Chora Me Liga também vai fazer sua festa neste fim de semana com direito a show da dupla João Lucas e Matheus. Tem todo aquele combo de festa caipira, só que no lugar do forró tem sertanejo. Os puristas vão torcer o nariz, mas há gosto para tudo nesse mundo.

Sábado, 17 de junho, 21h, MAM. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo

5) Arraiá do Arpoador

Tem como não amar uma festa junina armada no Arpoador, ali no meio do Parque Garota de Ipanema? Não, não tem. E, por isso, serão quatro dias de Arraiá durante o Feriado de Corpus Christi: Quinta, Sexta, Sábado e Domingo das 12 às 22h. Na seara da gastronomia, vai rolar comidinha típica, mas também outras delicias como os food trucks do Hell’s Burguer e da La Carioca Cevicheria. Ainda tem cerveja artesanal de diversos rótulos e shows. Na quinta tem Trio Pé de Serra, sexta Silvinho Blau Blau (oi?) e Trio Stopim, de forró, sábado é a vez de Nando Luiz e domingo da Quadrilha Geração Realce e Banda Licor de Carnaval. A entrada é gratuita!

Quinta, sexta, sábado e domingo, 15, 16, 17 e 18 de junho, Parque Garota de Ipanema, Arpoador

6) Roda de Samba do Fundo de Quintal

Casa de todos os bambas e templo do Carnaval Carioca, o Cacique de Ramos apresenta a 16° edição da Roda de Samba do Grupo Fundo de Quintal com as participações especiais de Bebeto, Délcio Luiz e Clareou na quadra da escola, em Ramos, a partir das 17h, nesta quarta-feira, véspera de feriado.

Quarta, 14 de junho, 17h, G.R. Cacique de Ramos, Rua Uranos, 1326

7) Bahruth Rocks

Mas se você não quer saber de forró, barraca do beijo e afins, tem mais uma edição da Bahruth Rocks, no Clube Germânia, nesta sexta, com direito a line up cool de DJs – que inclui o anfitrião Bahruth, Cix e Rodrigo Ribeiro, da BlackHaus, entre outros – e a pista de boliche aberta a noite inteira.  Os organizadores mandam avisar que as 2 últimas edições foram SOLD OUT antes de 1h! Cheguem cedo, até por que até 0h00 tem Open Bar de Cerveja, Catuaba e Jurupinga. Ah, como sempre, boliche liberado!

Sexta, 16 de junho, Clube Germânia, Rua Antenor Rangel, 210

8) Bell Marques — Só as Antigas

O nome do show já é um convite irrecusável para os apaixonados pelo Carnaval de Salvador: Só As Antigas. Sim, isso mesmo, Bell Marques mandou dizer que vai desembarcar no Centro Cultural Ação da Cidadania, no Centro da Cidade, com sua bandana e um set list só com os clássicos de seu repertório do auge do Chiclete com Banana. Espere ouvir Cara Caramba, Grito de Guerra e Diga que Valeu, entre outros. Ingressos aqui: www.newticket.com.br.

Quinta, 15 de junho, 15h, Centro Cultural Ação da Cidadania. Avenida Barão de Tefé, 75, Saúde.

9) Rio de Alegria

Ah, e já que descemos a ladeira do Curuzu em direção ao Carnaval baiano, esse feriado tem, ainda, o encontro de dois grandes headliners da folia de rua de Salvador: Jammil e Uma Noites e Harmonia do Samba, do vocalista Xanddy. Chamada Rio de Alegria, a festa rola no MAM e promete colocar todo mundo para tirar o pé do chão noite adentro

Sexta, 16 de junho, 21h, MAM, Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo

10) Show Gal Costa

Gal é Gal e ponto final. Uma das vozes mais incríveis da música brasileira – e mundial – sobe mais uma vez ao palco do Circo Voador para mais um show da turnê do seu mais recente álbum ‘Estratosférica’ . A abertura fica por conta da cantora Illy Gouveia, que vem sendo apontada como uma das revelações da nova MPB. Ingressos à venda na bilheteria do Circo (dinheiro) e pelo link www.ingressorapido.com.br/compra/?id=57672

Sábado, 17 de junho, 23h, Circo Voador

11) Aláfia no Rival

Depois da sua primeira turnê na Europa, onde está fazendo shows pela Turquia, França, Dinamarca, Finlândia e Portugal, a banda Aláfia chega ao Rio de Janeiro para apresentar pela primeira vez em terras cariocas, o novo disco “SP Não é Sopa – na beirada esquenta”. O show, que também contará com algumas músicas dos discos anteriores, Corpura e Aláfia, acontece no Teatro Rival e terá participação do DJ Nyack (Discopédia, Emicida). Vendas on-line só clicar aqui.

Sábado, 17 de junho, 22h, Teatro Rival, Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia,

John Goméz, atração da Selvagem

John Gómez, atração da Selvagem

12) Selvagem convida John Gómez

Festa amada pelos modernos volta ao Rio neste feriado prolongado com um convidado de garbo e elegância nas pick ups: John Gómez, o DJ e colecionador meio-inglês-meio-espanhol, que é um dos curadores da bela coletânea “Outro Tempo”, lançada pelo selo holandês Music From Memory e responsável por dar vida nova a todo um time de gênios relegados da música brasileira. Espere portanto ritmos dançantes de todas sortes, tempos e locais, que você não encontra nem escuta em lugar nenhum.Escute e deleite-se:

O local da festa ainda não foi revelado, já que entraram nessa onda de fazer os eventos em lugares escondidos para causar uma comoção meio démodé, mas enfim, a festa é incrível e vale fingir que essa parte não é cafona. Só ficar de olho na página do evento no Facebook, que uma hora eles liberam o endereço. Ah, e no “Line-ópio” ainda tem Trepanado e Millos Kaiser

 

Matheus VK comanda a noite no Buraco da Lacraia com Simone Mazzer

13) Buraco dos namorados com Matheus VK e Simone Mazzer

O convite da festa começa assim: “Para você que ainda não encontrou seu buraco gêmeo, ou que que já encontrou e quer aproveitar com seu amor e dançar muito, essa é sua chance!”. E, em seguida, Matheus VK, a atração principal da noite, completa: “Fazer show no Buraco da Lacraia pra mim é recarregar as energias do desbunde! É no desbunde que a gente não se confunde, e nesse momento louco que estamos vivendo, extravasar é fundamental”. Para tudo ainda mais intensa, tem a diva Simone Mazzer! Quando acabar o show não vai acabar a festa, já que quem assume o som é o DJ Thiago Vedova. E no buraco da lacraia você sabe: paga-se a entrada e a bebida é liberada.

Quarta-feira, 14 de junho, 22h, Buraco da Lacraia, Rua André Cavalcanti, 58

14) Festa Dona Flor

Uma festa em que todas as atrações do line up são mulheres. A começar pela banda Dona Flor, passando pelas DJs Carol Emmerick, Nicole Nandes, Camila Peixoto, Giordanna Forte e Lu Sampaio. O fervo, desta vez, rola no Baixo Prado, na Gávea, e começa cedo, a partir das 17h, e vai até tarde da madrugada.

Quinta-feira, 15 de junho, 17h, Baixo Prado, Praça Santos Dumont, 31 – Gávea

15) Shell Open Air

A maior tela de cinema do mundo vai levantar voo mais uma vez nesta de semana na Marina da Glória, no Rio, faça chuva ou faça sol. Nessa quarta-feira, tem dobradinha de La La Land + Minha Mãe É Uma Peça 2. Já no quinta, é dia de Rush, no Limite da Emoção + o clássico Dias de Trovão. Sexta é hora de Moulin Rouge e, em seguida, show da Funqqestra. Sábado tem sessão dupla: às 20h Animais Fantásticos e Onde Habitam e, às 23h59, Apocalipse Now Redux. Domingo, é tempo de matinê para as crianças com Moana. Se der fome, se jogue nas opções gastronômicas que vão da Che Boludo! Empanaderia e Pizza Al Taglio, passando por Jojô Bistrô e Tapi Tapioca. Programação completa: rj.openairbrasil.com.br

Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, 14, 15, 16, 17 e 18 de junho, Marina da Glória

16) Arraiá Bier Fest

Tem cerveja? Tem sim, senhor! E das boas. É esse o clima do Lagoa Bier Fest, festival de cervejarias artesanais, que vai tomar conta do Parque dos Patins entre os dias 15 e 18 de junho. Tem ainda gastronomia, concurso de forró, futebol digital, uma divertida quadrilha comandada pela Escola de Dança Jaime Arôxa Copacabana e shows gratuitos de George Israel, Gabriel Moura, Trio Pé de Serra entre outras atrações.

Quinta, dia 15, das 14 às 22h, Sexta, dia 16, das 17 às 22h, sábado, 17, e domingo, 18, das 14 as 22h – Parque dos Patins, Lagoa

17) Disney On Ice

Prepare-se para mergulhar em um mundo de emoção com os momentos mais mágicos de todo o reino em Disney On Ice – Festival Mágico no Gelo. Mickey, Minnie, Donald e Pateta serão os anfitriões da festa e vão conduzir uma grande reunião das famílias reais da Disney em patins sobre o gelo, muita coreografia, diversão e magia. O espetáculo começa no mundo gelado do longa-metragem de animação número um de todos os tempos Frozen – Uma Aventura Congelante e segue parafundo do mar, para vivenciar as aventuras de A Pequena SereiaO público também vai ficar “enrolado” com um grupo de simpáticos arruaceiros que recebem a visita da atrevida e espirituosa Rapunzel e seu charmoso aliado Flynn, de Enrolados. E ainda vai se deixar levar pela emoção em A Bela e a Fera. No Rio de Janeiro as apresentações acontecem de 14 a 18 de junho, no Jeunesse Arena, antigo HSBC Arena. Os ingressos para a temporada podem ser adquiridos no www.ticketsforfun.com.br.

Quarta, quinta, sexta, sábado e domingo, 14 a 18 de junho, na Jeunesse Arena

18) Gisberta

Depois do sucesso e de todas as sessões esgotadas no CCBB, Luis Lobianco volta aos palcos para contar a história de Gisberta, transexual brasileira que foi torturada e assassinada em Portugal, em 2006. O caso ganhou destaque nas discussões sobre a transfobia e Gisberta se tornou ícone na luta para a erradicação dos crimes de ódio contra gays e transexuais em Portugal. De forma muito delicada, a peça transita entre dois gêneros: o humor, pois a personagem era uma pessoa muito alegre e divertida, e o drama. Em cena, três músicos acompanham o ator: Lúcio Zandonadi (piano e voz), Danielly Sousa (flauta e voz), Rafael Bezerra (clarineta e voz). A montagem fica em cartaz até 2 de julho, sempre de sexta a domingo, às 19h. Ingressos aqui: https://www.sympla.com.br/gisberta

Temporada até o dia 2 de julho, de sexta a domingo, às 19h – Teatro Dulcina, Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro

19) Exposição #Bastidoresdacriação – arte aplicada ao Carnaval

Leandro Vieira, carnavalesco da Mangueira e um dos artistas do samba mais respeitados, é o idealizador da mostra “#Bastidoresdacriação – arte aplicada ao Carnaval”, que rola no Paço Imperial, no centro histórico do Rio de Janeiro, a partir do dia 13 de junho. Por lá, o público vai conferir de perto as obras criadas por Leandro para o Carnaval de 2017 da verde e rosa. Entre as peças, além de fotografias, figurinos originais, rascunhos, está a festejada fantasia de Francisco de Assis, usada pelos ritmistas da bateria da Mangueira. A ideia, assim, é ressignificar o desfile das escolas de samba como manifestação artística, deixando de lado a ideia de que se trata só de uma festa. Carnaval é arte. E das melhores que sabemos fazer.

De 13 de junho a 20 de agosto, Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – Centro

20) Rio H2k

Entre 13 e 18 de junho, o Rio de Janeiro é palco da sétima edição do Rio H2K. O festival internacional promove as danças urbanas e suas múltiplas vertentes de forma ampla e acessível a todos os públicos e idades. No dia 14, Companhia Híbrida, dirigida pelo bailarino e coreógrafo Renato Cruz, apresenta Estéreos Tipos, no Teatro Cesgranrio. De 15 a 18, o Rio H2K ocupa a Cidade das Artes, onde a programação inclui espetáculos, workshops, competições, batalhas de danças, bate-papos e festas. O Rio H2K tem direção do produtor Miguel Colker. A direção artística é de Bruno Bastos, que divide a curadoria da mostra de espetáculos com o francês Guy Darmet, ex-diretor da Bienal de Dança de Lyon e da instituição Maison de la Danse. “Queremos inspirar as pessoas a dançar. É um festival que coloca mais o público para dançar do que para assistir”, diz Colker. A programação completa e imperdível está aqui: http://www.rioh2k.com.br/2017/PT/

 

Pesquisas relacionadas