Música & Badalo

#AgendaCulturalDoSiteHT: 15 motivos para ir para a rua e aproveitar as melhores opções que o Rio tem para oferecer neste fim de semana

Neste final de semana, estamos nos despedindo do mês das festas juninas. Mas quem disse que elas vão embora? Vai ter arraiá na Mangueira, no Cosme Velho e até no Circo Voador. Além disso, separamos algumas festas quentes para quem quiser ir para a balada e muitos circuitos culturais e gastronômicos. Prepara o seu calendário e vem fazer a sua agenda com a gente!

Publicado em 29/06/2017 | Por Junior de Paula

1) Balaia

A Balaia, festa mais nova dos mesmos organizadores da FunFarra, está de volta ao Rio.”Prepara pro rebolation que vamos organizar um baile arraiá que vai deixar você sem ar de tanto dançar”, promete o convite da festa, que mistura funk com sertanejo e, claro, muito pop.

Sexta-feira, 30 de junho,  Espaço Acústica, na Praça Tiradentes.

2) A Grandiosa Festa Junina de Santo Antônio do Abacaxi

Desde a sua inauguração, o Solar dos Abacaxis vem desenvolvendo plataformas expositivas não-tradicionais com diversas dinâmicas e formatos, como o MANJAR, o FuzuErê e o À Roda. E, agora, neste sábado, eles dão mais um passo e promovem a primeira festa Junina (mas que na verdade é Julina) neste que é um dos espaços mais legais da cidade. A entrada é gratuita – com gentil sugestão de doações voluntárias! – e promete uma programação musical, alimentos, instalações, objetos, performances, ações e bons encontros.

16h – 17h DJ Galo Preto (Bruno Balthazar / Rebola)
17h – 17h30 Apresentação da quadrilha infantil “Raio do Sol” (Cerro Corá)
17h30 – 18h30 Show do Trio Balanço Bom
18h30 – 19h30 DJ Yasmin Zyngier (Finalmente)
19h30 – 20h30 Show do Trio Balanço Bom
20h30 – 22h Show do Gigante César e o Sucesso Repentino + Quadrilha para todos!
22h – 0h DJ Galo Preto (Bruno Balthazar / Rebola)
0h – 2h DJ Raphaël Vianna (Bloco Caetano Virado)

Sábado, 1 de julho, a partir das 16h, Solar dos Abacaxis,Rua Cosme Velho, 857

3)Infame 2 anos

Dessa vez, o evento – que esquenta as noites cariocas –  comemora dois anos de muito sucesso, loucuras, lacração e libertação. Entre as atrações estão shows de Go-go boys, tequileira, Haras Humano, Stripper, pompoarismo e muitas outras novidades. Quem der as caras por lá será recebido pela Pandora Yume e poderá dar a louca em duas pistas diferentes comandadas por Suzykill e Andrei Yurievitch. A playlist ficará por conta de Dani Vieira da CATCH, Marcio Lima do BOHO/MUG, Pablo Falcão do Chá da Alice e Suzana Trajano de Pool Me In que prometem nos levar para uma noite europeia do século XX onde os tabus eram destruídos pela liberdade.

Ingressos antecipados pelo site: https://www.bilheteriadigital.com/infame-2-anos-01-de-julho

Sábado, 1 de julho, a partir da meia noite, no Teatro Odisséia, Avenida Mem de Sá 66

4)Jaloo + Minha Luz é de Led

Para quem não foi apresentado ao Jaloo, um dos nomes mais interessantes da nova música brasileiraestá na hora de conhecer. No primeiro show do artista, no Galpão Gamboa, a galera dançou muito até o sol nascer.  Performático e moderno, ele acompõe, canta e interpreta. Tudo isso vamos poder conferir neste final de semana junto com a divulgação de seu primeiro álbum #1 que está saindo agora com o selo Skol Music. Depois que o show terminar, engana-se quem pensa que a noite acabou. Quem vai assumir os palcos será a turma da festa Minha Luz é de Led. A ideia saiu de um encontro da banda BILTRE com os melhores blocos alternativos da cidade, o “Bunytos de Corpo” e “Viemos do Egyto“. Desde então, o conjunto resolveu apostar na vibe do carnaval e criar seu próprio bloco, o Minha Luz é de Led. O repertório contará com os sucessos de Daft Punk a Alípio Martins, de Bob Marley a Kraftwerk, de Araketu a Led Zeppelin.

Sábado, 1 de julho, às 23h, no Galpão Gamboa, na Rua da Gamboa, 279 

5)Escola em Transe

Glauber Rocha foi um dos maiores cineastas do país e seu filme ‘Terra em transe’ está completando 50 anos agora. Para não deixar essa data passar em branco, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage organizaram o evento ‘Escola em Transe’ com direito a projeção do longa e presença de convidados muito especiais como a própria filha do diretor, Paloma Rocha. Fora Paloma, a curadora do evento Lisette Lagnado irá comentar um pouco sobre o Hélio Oiticica e Glauber. Mais tarde, o evento promete uma conferência com o professor da USP, Ismail Xavier, que irá abordar o tema Terra em transe e o grande teatro barroco da derrota do populismo. A ideia é traçar um panorama do período atual para situar o impacto do filme nos anos de 1967. Será feita uma leitura do longa com base na ideia de alegoria política de Glauber Rocha e as contradições com o populismo. Paulo Martins irá mediar a narrativa referente ao golpe de 64 analisando o esquema com base nas imagens dos intelectuais da época. Além disso, haverá uma palestra sobre Cinema e política com o professor da PUC-Rio, Rodrigo Guimarães Nunes. E, para resumir todas as ideias, todos os convidados irão participar de um debate mediado pelo professor Joel Pizzini. Tudo isso com a vista de tirar o fôlego do Parque Lage.

Quinta, 29 de junho, das 17h às 22h, no Auditório do Palacete do Parque Lage

6)Arraiá do Circo Voador com Geraldo Azevedo

Todo mundo sabe que o Circo Voador é palco de grandes celebrações e revelações. Foi lá que conhecemos grandes nomes da música popular brasileira. Neste sábado, o Circo abre as portas para nona edição do tradicional Arraiá do Circo Voador com a participação de Geraldo Azevedo. Além dele, Cátia de França, um dos nomes mais importantes da música regional brasileira, as danças populares do Grupo Zanzar e trio de forró irão garantir o melhor pé de serra do Rio. Claro que as bandeirinhas e as barraquinhas típicas não ficarão de fora.

Sábado, 01 de julho, às 22h, no Circo Voador

7)Show do Djavan

Neste sábado, Djavan vai fazer o encerramento oficial da turnê Vidas Pra Contar. Dessa vez, a apresentação será na Fundição Progresso com abertura dos portões as 21h30 e, antes de Djavan, Illy vai esquentar o palco. O artista já passou por São Paulo e Salvador. Além disso, no seu canal do YouTube, o cantor mostrou um pouquinho do que rolou na sua turnê pelo país.

Domingo, 2 de julho, às 21h30, na Fundição Progresso

8)Circuito Interno Bhering

“Circuito Interno”, nos corredores da antiga Fábrica da Bhering, já virou tradição mensal. O evento abre as portas dos ateliês, lojas e cafeterias instalados no local para os clientes se divertirem. As comidas oferecidas seguirão a moda da mesa colaborativa onde todos poderão ajudar com o que acham que vale a pena. Além da oportunidade de conferir estes espaços, o circuito oferece a possibilidade de visitar um prédio histórico do século XIX. Nos corredores, antigas máquinas de doce compõe a arquitetura do local que tem o privilégio de uma vista panorâmica da Zona Portuária. Por isso, quem aparece no evento costuma levar boas câmeras de fotografia para não desperdiçar o momento e, quem sabe, mudar a foto de seu perfil nas redes sociais. Para compor o clima, música ao vivo e luz de velas irão aquecer os primeiros dias de julho.

Programação
Ambiente da Praça e Ateliers abertos das 13:00 às 20:00
Mesa Colaborativa das 15:30 ás 19:00
Música ao vivo com violão e sax da dupla Art&manha de 16:30 as 18:00

Sábado, 01 de julho, às 13h, na Fabrica da Bhering, na Rua Orestes, 28, em Santo Cristo

9)19ª edição da Feira de Vinil do Rio de Janeiro

Quem não ama um disco de vinil? Seja para escutar ou para decoração eles ainda estão presentes na casa das pessoas. A 19ª edição da Feira De Vinil Do Rio De Janeiro está ai para provar isto. Dessa vez, um dos músicos mais importantes do país, Marcos Valle, será o grande homenageado. Ele irá ganhar o Troféu Feira De Vinil Do Rio De Janeiro em representação a sua carreira os serviços prestados para a música mundial. O evento vai receber, ainda, especialistas da MPB, Black Music, Rock e Eletronica. Fora isso, os visitantes podem comprar CD, LPs e T-Shirts. Estarão presentes as lojas Tropicália, Satisfaction, Baratos da Ribeiro, Mara Records e muitas outras trazendo materiais exclusivos. Obviamente, um evento como este não poderia deixar de caprichar na música, a trilha sonora ficará a cargo de diversos DJs que começam as 11h30 e só terminam de tocar as 19h30. A discotecagem será totalmente feita por vinil.

Domingo, 02 de julho, às 11h, Hebraica – R. das Laranjeiras, 336 – Laranjeiras

10)Churrasco Lá em Casa com Jorge Aragão

O Churrasco lá em Casa apresenta o músico Jorge Aragão, neste sábado no Alto da Boa Vista. A festa, que é um sucesso comprovado depois de três edições, volta ainda mais poderosa. Todas as bebidas e o churrasco estarão incluídos no valor da festa que promete uma excelente seleção de carnes vindas do Uruguai com direito a cortes Chorizo, Picanha, Short Rib, Maminha e outros. Os espetinhos serão comandados por Marcelo Malta do Sabor DOC. Para acompanhar as carnes, o bar contará com Grey Goose, Red Bull, Jack Daniel’s e muitos outros. Quem já foi no Alto sabe que a vista é de tirar o fôlego e nesta casa de cinema não será diferente, é o que garante os organizadores Fabio Battistella e Diogenes de Queiroz com direito a produção, mais uma vez, da Party Industry.

Sábado, 01 Julho, às 15h, no Alto da Boa Vista, 20531080 Rio de Janeiro

11)Arraía da Estação Primeira

Alô, fãs da verde e rosa! Não basta brilhar no carnaval, a Mangueira também faz a festa na época das quadrilhas. Para iniciar o mês a Estação Primeira promete o grupo Vixe e a quadrilha do Sampaio, do Pode C Show, do Arakem Forró Show e, ainda, Infantil do Futuro do Amanhã.

Domingo, 2 de julho, às 13h, no Palácio do Samba, Quadra da Mangueira, na Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira

12)2º Festival de Hamburger e Cerveja Artesanal de Botafogo e Rio Fashion Day

Quem não gosta de comer e beber? Pensando nisso, o 2° Festival De Hambúrguer E Cerveja Artesanal De Botafogo voltou com força total. E, óbvio, a organização fez questão de trazer comidas típicas do mês das festas desta época. A Mansão Botafogo receberá, neste final de semana, mais uma edição do Rio Fashion Day com várias marcas da moda carioca em liquidação com até 80% de desconto. No terraço, a festa continua com o melhor dessa gastronomia Food Truck que está fazendo sucesso pelo país a fora. Dessa vez, haverá a Batalha Dos Hambúrgueres e Dos Cervejeiros na busca de eleger a melhor comida e bebida do local. Para embalar esta festa, vários DJs irão contribuir com o seu som com a vista incrível para o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. E, obviamente, a entrada é gratuita.

Sábado e Domingo, 01 e 02 de Julho, às 13h, na Mansão Botafogo, naAvenida Venceslau Brás, 72 – Botafogo

13)Alcione e Diogo Nogueira

Alcione é dona de uma voz que encanta e abala o Brasil inteiro. O nome de Diogo Nogueira já brilhou em vários lugares e é conhecido por sua simpatia. Juntos irão trazer dois shows completos para a noite de sábado. O evento Eu amo Samba promete muita música e alegria para Campo Grande.

Sábado, 01 de Julho, às 21h, no Clube dos Aliados, Estr. do Mendanha, nº 1025 – Campo Grande

14)Junta Local

Botafogo irá receber a famosa feira de pequenos produtores em parceria com grandes nomes gastronômicos do bairro, principalmente, na região do Polo Botafogo. A galera irá se reunir na Rua Capistrano de Abreu, neste domingo, para mais uma edição do Circuito Junta Local Botafogo. A festa tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação e terá a trilha sonora da produtora Supernut MaraRecords.

Domingo, 2 de julho, às 10h, na Rua Capistrano de Abreu

15)Feira Rio Antigo

A Feira Rio Antigo, que acontece uma vez por mês na Lapa, é hoje um daqueles passeios clássicos do carioca que todo turista adora. A rua fica lotada de pessoas que prestigiam os mais de 400 expositores de artesanato, sebos e antiguidades e movimentam os bares e restaurantes da região. Na parte da tarde, a partir das 16h, tem apresentações musicais do Projeto Samba de Raiz  na altura da esquina da Rua do Senado. E esse clima todo até lembra um pouco o agito de Montmartre, em Paris.

Sábado, dia 1 de julho, às 10h, Praça Emilinha Borba, esquina da Rua do lavradio com Rua do Senado

 

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,