Música & Badalo

#AgendaCulturalDoSiteHT: 10 programas imperdíveis para aproveitar em grande estilo o fim de semana

Pop Fashion Bazar, Junta Local, Circuito Interno Bhering, a volta da peça Tom Na Fazenda aos palcos, releitura de Refavela, disco clássico de Gilberto Gil com nova roupagem, MPB da melhor qualidade para todos os gostos e muito, muito mais. Vem com a gente!

Publicado em 01/09/2017 | Por Junior de Paula

1) Pop Fashion Bazar

Até o dia 10 de setembro, o Shopping Conviva, na Barra da Tijuca, vai ser palco do Pop Fashion Bazar, um evento que traz um novo formato no conceito de “bazar”. Além das peças selecionadas com preços de liquidação, esta edição contará com diversas ações, como: palestras, aulas de maquiagem, talks shows, gastronomia e arte, feira de alimentação orgânica e vegana e uma parte dedicada ao universo infantil, apelidada de Popinho. Antenado e precursor nos eventos de movimento de moda consciente, o Pop Fashion Bazar oferece peças de pós-liquidação e ponta de estoque das melhores marcas do Brasil, entre elas: CCM, Salinas, Bobstore, Ellus, Herchcovitch, Mandi, Richards, Reserva, Reserva Mini, Eva, Wollner, AD, Foxton, FYI, Fábula, Farm,Armadillo, La Bella Máfia, Galpão Z, Armázem das Fábricas,Afghan, Cavalera, Maria filó, Via Mia, Cavendish,Cavalera,Polo USA, ,Equatore, Limits e Nba. Um dos pontos altos do evento serão os descontos reais acima de 70% em todas as marcas participantes do Pop Fashion

Sexta, sábado e domingo, 1, 2 e 3 de setembro, Shopping Conviva, Barra da Tijuca, a partir das 16h

Armando Babaioff, Gustavo Vaz e Kelzy Ecard na peça “Tom na Fazenda” (Foto: José Limongi)

2) Tom na Fazenda

Depois de uma temporada de sucesso no Oi Futuro Flamengo e de circular pelo estado do Rio de Janeiro no Circuito Sesc, o espetáculo “Tom na Fazenda” está de volta aos palcos cariocas, desta vez no Teatro SESI Centro. Idealizado pelo ator e produtor Armando Babaioff, que também assina a tradução, a montagem reestreia no dia 31 de agosto (quinta) e segue até 30 de setembro, com apresentações na quinta e sexta-feira, às 19h30, e no sábado, às 19h. Dirigida por Rodrigo Portella, a peça traz no elenco Kelzy Ecard, Camila Nhary, Gustavo Vaz, além do próprio Babaioff.  Com cinco indicações ao Prêmio Shell, sete ao Cesgranrio e dez ao Botequim Cultural, a peça é baseada no original Tom à la Farme, do autor canadense Michel Marc Bouchard. Foi numa conversa com um amigo que Babaioff tomou conhecimento do filme Tom na Fazenda (2013), uma adaptação da peça homônima, com direção do franco-canadense Xavier Dolan (premiado no Festival de Cannes por Mommy, em 2014). Arrebatado pela obra, o ator começou a traduzir a peça, que aborda a inabilidade do indivíduo para lidar com o preconceito, a impotência, a violência e o fracasso.

3) Refavela 40

Bem Gil, idealizador e diretor artístico-musical do projeto que celebra os 40 anos do álbum Refavela, de seu pai, Gilberto Gil, montou um show com novas leituras das dez faixas do disco e das canções que fizeram parte do show original, com a participação de Céu, Moreno Veloso e Maíra Freitas, além de Gilberto Gil, todos acompanhados de uma banda com músicos que beberam desta fonte chamada Refavela. No palco, Bem Gil (guitarra), Bruno Di Lullo (baixo), Domenico Lancellotti e Thomas Harres (bateria e percussão), Thiagô de Oliveira e Mateus Aleluia (sopros), Nara Gil e Ana Cláudia Lomelino (vocais). Os ingressos estão esgotados, mas tenta a sorte lá na porta.

Sexta, 1 de setembro, Circo Voador, a partir das 22h

4) Baile do Lampreia

Depois do sucesso da edição de estreia no Hotel Belmond Copacabana Palace no Rio, em clima de Anos Dourados e Carnaval, o delicioso Baile do Lampreia, de Rodrigo Lampreia – em sociedade com Carol Sampaio – está de volta com muitos convidados pra celebrar o Rio Antigo, desta vez no revitalizado Porto do Rio. “A nossa festa resgata a pureza e beleza dos Bailes de antigamente e relembra o Rio Antigo e a bela época dourada tropical do Brasil com muita música ao vivo, DJs, emoção, lembranças e muito alto astral!”, que vai receber no palco Belo, Banda EVA, Thiago Martins e muitos outros. Lampreia vai sacudir o Baile com suas canções e muitos, mas muitos hits da nossa música popular brasileira e muitas surpresas na cartola. Ah, ainda tem convidados musicais pra lá de especiais! Grandes DJs agitam a pista de dança antes e depois do show dando ao Baile a essência original da palavra: a dança.

Sexta, 1 de setembro, Fábrica De Espetáculos, Av. Rodrigues Alves 303, a partir das 22h

5) Blue Note Rio

Formado especialmente para a abertura do Blue Note Rio, o Brazil Jazz Stars é um grupo que celebra o talento brasileiro. Os instrumentistas brasileiros brilham nos mais diversos trabalhos das estrelas da MPB em shows e gravações, mas também desenvolvem ricas trajetórias individuais. No novo clube, o público poderá apreciar de perto os talentos destes incríveis músicos num repertório que passeia por belos tempos da música brasileira e internacionais. A banda formada por Arthur Maia (contrabaixo), Jesse Sadoc (trompete e flugelhorn), João Castilho (guitarra), Marcelo Martins (sax e flauta), Marco Britto (piano e teclados), Renato Massa Calmon (bateria) recebe nesta sexta e sábado astros convidados, como Monica Salmaso, Guinga, Jards Macalé, João Donato, Leny Andrade e muitos outros.

Sexta e Sábado, 1 e 2 de setembro, Blue Note Rio, Sessões às 21 e 22h30

6) Toquinho e João Bosco no Vivo Rio

Herdeiros da estrutura melódica da Bossa Nova, os dois artistas se complementam na sincronia musical em um espetáculo alicerçado pela longa amizade de Toquinho e João Bosco. no palco do Vivo Rio. Cantores e compositores, Toquinho e João Bosco absorveram influências de grandes compositores e poetas e sustentam suas carreiras apoiadas na voz no violão e na qualidade do repertório. “Nossos repertórios são vastos, representados por muitos sucessos, temos de oferecer às pessoas o que elas gostam de ouvir porque vão ao show esperando por estas canções”, diz Toquinho.

Sexta, 1 de setembro, Vivo Rio, a partir das 22h

7) Bienal do Livro Rio 2017

Bienal do Livro Rio, uma celebração à leitura, à cultura e à diversão, reunindo milhares de pessoas, tendo o livro como astro principal. Para os leitores, é a oportunidade de se aproximarem de seus autores favoritos, além de conhecerem muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação.Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura. Atraente e diversificada, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família! Nomes como Abbi Glines, Nuccio Ordine, Karin Slaughter, Pepetela, paula Hawkins, Charles Duhigg, Gayle Forman e Carl Hart são alguns dos autores que você vai encontrar por lá.

Sexta, sábado e domingo, 1, 2 e 3 de setembro, Riocentro

8) Circuito Interno Bhering

A cada primeiro sábado do mês, acontece o Circuito Interno Bhering – um convite para visitar ateliers,lojas e se deliciar com música e convidados gastronômicos no pátio. Dentre os nomes participantes nos seis andares do prédio histórico dos anos 30 e seus 18 mil metros quadrados estão Angela BritoMu.Be StoreAntonio Schubert, Atelier Maria Eugênia Baptista | Ilana Braia, Atelier Cadu Lacerda, Márcia Almeida e Roberta Cani e muito mais. Uma ótima oportunidade para conhecer novos nomes, sabores e amores do térreo ao famoso terraço com vista panorâmica da Zona Portuária do Rio.

Sábado, 2 de setembro, Fábrica Bhering, Rua Orestes, 28 – Santo Cristo, a partir das 13h

9) Junta Local Botafogo

Neste domingo rola a quinta edição do Circuito Junta Local Botafogo, junto de restaurantes do Polo Botafogo, na Rua Capistrano de Abreu, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. A Junta Local, para quem não sabe,  é uma comunidade que reúne pequenos produtores do campo e da cozinha e gente a fim de comer bem e de forma consciente. Um programão.

Domingo, 3 de setembro, Rua Capistrano de Abreu, a partir das 10h

10) Feira Rio Antigo

Todo primeiro sábado do mês o carioca tem um motivo extra para bater perna no centro histórico da cidade. É que a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, evento gratuito promovido pelo Polo Novo Rio Antigo, que reúnem dezenas de expositores vendendo peças antigas, cheias de história, em um grande antiquário a céu aberto. A próxima edição acontece no dia 2 de setembro e terá como atração musical Marcos Novatto e os músicos Edno Junior, Marcelo Sisto e Diego Folha. A apresentação acontece a partir das 16h30 no espaço musical montado em frente à Praça Emilinha Borba, na equina da Rua do Lavradio com a Rua do Senado. Bares e restaurantes da Rua do Lavradio e seu entorno abrem as portas oferecendo drinks e pratos especiais para os mais de 30 mil visitantes que circulam pelo local durante o evento.

Sábado, 2 de setembro, Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco, Centro do Rio Antigo, das 10h às 19h

 

Pesquisas relacionadas