Música & Badalo

Agenda Cultural: o site HT listou 20 programas imperdíveis que vão rolar no Rio neste fim de semana. Vem ver!

Tem para todos os gostos: de show de Marisa Monte + Paulinho da Viola, passando por festival de bandas indies, sarau de abertura de exposição poética, feira de todas as modalidades - veganas, cervejeiras e hype - teatro, baile funk LGBT e muito, muito mais. Rola a tela que a lista está recheada!

Publicado em 08/06/2017 | Por Junior de Paula

Bahias e a Cozinha Mineira: atração do Palco Delas, na Virada Sustentável

As Bahias e a Cozinha Mineira: atração do Palco Delas, na Virada Sustentável

1) Virada Sustentável 

Virada Sustentável, maior festival brasileiro de arte e cultura da sustentabilidade, ocupa a cidade nos dias 9, 10 e 11 de junho, com mais de 200 atrações. Mas uma programação em especial dentro da Virada merece nosso destaque da semana: o “Palco Delas”, evento que, a partir das 16h20, reúne mulheres cantando letras que levantam questões atuais de gênero e empoderamento. No line-up, a banda Pietá, liderada por Juliana Linhares, que apresenta as canções de seu álbum “Leve o que quiser”; a cantora Ilessi, que, acompanhada do violonista Vicente Paschoal, interpreta canções inspiradas em grandes nomes da MPB, e a cantora e guitarrista Taís Feijão, que imprime em sua música uma arte comunicativa, expressiva e reflexiva, que busca quebrar o padrão ideal de sociedade. Quem encerra a série de shows é a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, com as vocalistas Raquel Virgínia e Assucena Assucena. O grupo, que tem influências de Gal Costa e Clube da Esquina, une música com bandeiras como combate ao racismo, homo e transfobia e machismo. A programação completa está disponível no site oficial: https://www.viradasustentavel.org.br/

Palco Delas – Praça Mauá – Sábado, 10 de junho, a partir das 16h20 – Entrada franca

2) Festival Comida e o Feminino

Por falar na força do feminino e na Virada Sustentável, um outro fruto desse movimento na cidade, resultado do encontro entre o Comida do Amanhã, YEMISI e o Museu do Amanhã, promove três dias nos quais palestras, rodas de conversa, apresentações e oficinas estimulam o encontro, a troca e expressam a potência do feminino, do cuidado, da parceria, da realização em torno dos temas: comida, cuidado, mulher. Conectando a Comida de Verdade com a Sororidade, o Festival Comida e o Feminino traz para o debate a luta social feminina pela igualdade de direitos e oportunidades, dentro de um contexto de colaboração, autocuidado, respeito, alimentação saudável e sustentável, entendendo a comida como ferramenta potente de transformação do mundo e das relações humanas e de empoderamento do feminino. Um encontro onde a beleza desconstrói padrões e paradigmas, onde o alimento se opõe à opressão, onde yoga se mistura com alimentação viva, onde identidade e turbante se fundem com gastronomia e astrologia, e o feminino trespassa todas as frentes de ação. Ah, e no sábado, tem performance de Mana Bernardes, às 16h20. A programação completa está disponível no site oficial: https://www.comidadoamanha.org/.

Sexta, sábado e domingo, 9, 10 e 11 de junho, a partir das 10h – Museu do Amanhã 

3) Festival Cervejeiro Carioca

Para os amantes da cerveja, uma boa notícia: após duas edições em Laranjeiras, o Festival Cervejeiro Carioca estreia na Barra da Tijuca nos dias 9, 10 e 11 de junho, na grandiosa – e maravilhosa –  Cidade das Artes. Por lá, espera-se encontrar a venda de cervejarias artesanais brasileiras, como Hocus Pocus + Cevadas Beer Truck, a Cerveja Secreta – Artesanal, a Cervejaria Nude e Hija de Punta, entre muitas outras. Além de gastronomia de primeira e muita música boa, como Qinho, que vai cantar ao vivo, nesta sexta-feira, o repertório de seu novo disco em homenagem a Marina Lima. Ah, e como sempre, a entrada é GRATUITA!

Sexta, sábado e domingo , 9 de junho, das 18h às 22h, 10 e 11 de junho, das 13h às 22h – Cidade das Artes – Av. das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca

4) Circuito Vegano e Orgânico Lagoon

O evento sustentável, dedicado ao universo vegano e orgânico, reunirá cerca de 50 empreendedores de diversos segmentos – chefes culinários, produtores, artesãos, estilistas de moda – que vão levar ao consumidor final, sem intermediários, refeições, quitutes, cosméticos, roupas e artesanatos produzidos com base nos preceitos vegano, orgânico, vegetariano e sustentável.
Entre os presentes, na ala de gastronomia, estão o veterano Vegetariano Social Clube, o Açougue Vegano que lançará a coxinha de Espinafre com Tofú, o Zupaleca – com quitutes alemães doces e salgados, Hare Burguer entre outros. As bebidas – vinho e cerveja, orgânicos e artesanais – estarão a cargo da Cervejaria Nói, Dracxler, Farra Bier e os vinhos por Carnivezi e Winest. Referentes à moda, cosméticos e artesanato estarão, entre outros, Amê EcoStore Cosméticos Orgânicos, Cacau Lopes bijoux, Vanise Segadães com sua linha beach life style. Tem ainda palestras, shows –  no sábado se apresentam Wagner José e seu Bando e no domingo, Marcela Velon, sempre às 18h30 – e feira de adoção a cargo da AMPARA Animal.

Sábado e Domingo, 10 e 11 de junho, de 11h às 20h – Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas

5) Feira Fluida

A proposta da Fluida é a criação de espaço físico, visual, comercial e de troca para pequenos produtores, que são grandes
incentivadores do consumo consciente. Mostrar quem faz torna o produto afetivamente valioso, para quem cria e para quem consome. A Fluida tem como ideal, portanto, exatamente isso: fomentar o produtor e artista independente, através de um espaço onde ele seja o protagonista. A estreia da nova feira vai rolar no Topo do Rio e transformar o espaço em um grande expositor de trabalhos. Com música, lounge e comidinhas, tudo feito por quem faz. Entre os expositores: Bendita Gambiarra, Coletivo Funil, Juliana Misumi, Nano Editora, Cartumante, além da gastronomia de Auera, Larica Vegana, Luiza Potyr e Ô maria.

6) Babilônia Feira Hype

Enquanto umas estreiam, A feira mais amada do Rio inaugura um novo espaço para seus expositores na Barra: o CasaShopping. O shopping de decoração passa a abrigar, bimestralmente, a Babilônia Feira Hype, a partir de 10 e 11 de junho,  com o mote do Dia dos Namorados. “A ideia de trazer foi aproximar a moda da decoração, revelando os novos estilistas para um público exigente, acostumado com o bom gosto e o design já consagrado”, diz Eduardo Machado, diretor de marketing do shopping. “Estamos levando para a Barra o mesmo modelo de ambientação que vem fazendo o maior sucesso na Lagoa, oferecendo um programa ao ar livre, com pocket shows de bandas indies, atividades infantis e gastronomia. Tudo num clima descontraído. Mais à cara do Rio, impossível”, completa Robert Guimarães. Nas araras, a coleção outono inverno hype 2017 está repleta de veludos, babados, transparências, sobreposições e prints, em grifes como Gávia, Carmel, Equality, Serotonina, Junior Costa, Equality, Ateliê Tenho Q Ter e By Dedita, marcas de bijus, joias e acessórios como Aria, Mimppy, Ateliê Chilaze e Liv Joias e decoração e acessórios para a casa nos estandes da Esta Idéia Fixa, Pozione e Chez Moi. E tem mais: um pocket show da banda indie, Amarelo Manga dos músicos, Rafael Frejat (voz e guitarra) , Julio Santa Cecília (voz e guitarra), Leo Lattavo (baixo) e Gabriel Nigri (bateria), promete animar ainda mais esta edição, nos dias 10 e 11, com shows às 18h e 19h30. O Hype Food Parque, área de gastronomia do evento, traz cerca de 50 expositores apresentando seus cardápios repletos de variedades em estilosos food trucks, food bikes, barracas gourmet e cervejas artesanais. Entre eles, destaque para a chegada do Batista, famoso assistente do Claude Troisgros no programa Q Maravilha! do GNT.

Babilônia Feira Hype –  10 e 11 de junho (sábado e domingo) – das 14h às 22h- CasaShopping – Av. Ayrton Senna, 2150 – Barra

7) Insonia Sessions

Para casais e solteiros, na véspera do Dia dos Namorados, Rodrigo Lampreia traz de volta aos palcos do Baretto-Londra seu projeto #InsoniaSessions. No repertório do músico, que o site HT adora, músicas de amor para embalar casais e solteiros, em clima intimista e acústico. Lampreia passeia por hits da música popular e música americana, além de canções próprias como “Rainha da Minha Vida”, “Saudade” e “Carol ou Clarisse”, acompanhado apenas de seu violão, um piano e um saxofone. Um show bastante intimista e romântico com aquelas músicas de amor, do brega ao chique, da sofrência a nostalgia, para todo mundo cantar e se apaixonar junto. Os casais vão se amar mais e quem tiver solteiro, vai sair acompanhado. Ah, e a noite ainda vai contar com a participação de Bianca Chami, antes do show DJ set de DJ BIBIU tocando R&B, Soul, Brazilian Pop e Lounge e, depois da apresentação de Lampria, a DJ Yasmin Vilhena bota a pista pra ferver em clima de festa!

Domingo, 11 de junho – Baretto-Londra – 22h

8) Dona Lola no Marchezinho

Dona Lola traz para o Marchezinho um cardápio inspirado na cidade que é o berço do Jazz: Nova Orleans! No menu, por exemplo, o Jambalaya de Frango e sua versão vegetariana, só para citar um. Para ficar bonito, Digga Digga Duo fará um set especial para nossa tarde de domingo, começando puntualmente às 13h. Os drinks da casa e a mercearia de produtos locais também são estrelas do nosso encontro! O Marchezinho, para quem ainda não conhece, é um espaço dedicado a boa comida e bebida! Um misto de bar, bistrô e armazem. Trabalha com ingredientes e quitutes que vem direto dos produtores, trazendo qualidade e reaproximando o bairro de Botafogo ao prazer de comer e beber bem.

Domingo, 11 de junho – 12h as 17h – Marchezinho – Voluntarios da Patria, 46, Rio de Janeiro

9) Shell Open Air

Com a ideia de extrapolar as salas de cinema e fazer uma celebração à Sétima Arte de um jeito hiperbólico, a Shell comanda o Shell Open Air neste fim de semana, com direito aos clássicos da telona + os mais recentes lançamentos exibidos em um maxitelão de 325 metros quadrados na Marina da Glória. Nesta sexta-feira, por exemplo, rola uma sessão de La La Land, seguida pelo show de 3 Na Bossa, e, no sábado, uma exibição madrugada adentro do clássico O Iluminado, com direção de Stanley Kubrick e uma das atuações mais emblemáticas de Jack Nicholson. No domingo, em clima mantinê, tem o remake da Disney de A Bela e A Fera. Se der fome, se jogue nas opções gastronômicas que vão da Che Boludo! Empanaderia e Pizza Al Taglio, passando por Jojô Bistrô e Tapi Tapioca. Programação completa: rj.openairbrasil.com.br

10) Baile Borbulhas de Amor do Bloco Brega Fogo e Paixão

O Carnaval ainda está longe, mas uma das crias dos blocos de rua não deixa a festa acabar. Na sexta-feira, dia 9 de junho, às 23 horas, o Bloco Fogo e Paixão, especialista em música brega, vai reunir os corações mais apaixonados e também os livres para um novo amorna nova quadra da Vizinha Faladeira, na Gamboa, para mais uma edição do seu baile “Borbulhas de Amor”. A festa que em 2016 uniu os corações mais apaixonados do Brasil, volta em 2017 ainda mais fogosa pra unir los cuerpos tambien, com show do Bloco Fogo e Paixão e sua bateria completa e o DJs Bahruth e DJ Sardinha. No convite a sugestão é caprichar no look brega com brilho, estampas, onças, girassóis e o que a imaginação permitir.

Sexta-feira, 9 de junho, 23h – Quadra da Vizinha Faladeira – R. da Gamboa, 345

O cenário da Single Party

11) Single Party no Rooftop do hotel Golden Tulip Rio Copacabana

Solteiros, uni-vos! Esse é o lema da festa que rola no fim de semana que antecede o Dia dos Namorados, no maravilhoso terraço do Golden Tulip Rio Copacabana. A lista de motivos para não perder o agito dá pra fazer uma equação: gente bonita, elegante e sincera + vista para a praia mais famosa do Brasil + welcome drink + estação de petiscos + caipirinhas e drinks especiais + burgers maravilhosos + DJ + Karaokê = o quê? AMOR ❤ é claro! E pra ficar ainda melhor, vão ser duas edições: uma na sexta, dia 9, e outra no sábado, dia 10. Valor do convite por noite: R$ 79,00 + 10% (com direito a um drink e petiscos à vontade). Bebidas à parte. O acesso à festa será feito pela porta da entrada / saída de praia do hotel e, claro, só para maiores de 18 anos.

Sexta e sábado, 9 e 10 de junho, de 21h às 2h – Golden Tulip Rio Copacabana

12) O BAILE TODO!

Tem Baile Funk com foco no público LGBT? Tem sim, senhor e senhora. E a a estreia é neste fim de semana, mais precisamente no sábado, dia 10, com direito a show de Tati Quebra Barraco, Lexa e Gominho como mestre de cerimônias. Dá para não amar esse line up? Não, não dá. De acordo com Marcio Lima, o organizado da festa, vai ser AQUELE Baile. “Aquela festa pra gente se sentir em casa, falar com todo mundo, abraçar estranho, rebolar com os amigos dos amigos, sair com o whatsapp de gente que a gente nunca viu, beber, beijar, ver o sol nascer e voltar pra casa esperando a próxima edição”, disse. E o por do sol no Espaço Rampa, onde vai rolar o agito, é, mesmo, imperdível.

Sábado, 10 de junho, 23h – Espaço Rampa

13)DJ FERRY CORSTEN na Apoteose

O evento Superstar DJs retorna ao Rio para a edição de 10 anos. Em 11 de junho, domingo, a Apoteose receberá Ferry Corsten, o aclamado DJ de trance, para transformar o local no palco da maior day party do país. Considerado uma das maiores influências mundiais da música eletrônica, retorna ao Rio dentro da turnê de “Blueprint”, CD lançado há duas semanas. Já considerado como um divisor de águas no universo da música eletrônica, o álbum, inspirado no universo sci-fi, é uma viagem de 17 músicas interligadas em que ele faz ficção a partir do universo do trance. “Blueprint” conta a história de um jovem e uma androide com roteiro de David Muller, da série House of Cards, e narração do ator Campbell Scott, protagonista do filme “O Espetacular Homem Aranha”.  Abrindo os trabalhos para Ferry, se apresentam os DJs cariocas: Marcelo Cic, Morttagua, Andrew Gracie, BobJohn, HouseArmor, Dan Matt, Rafael Nazareth e Allan Pinheiro. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita, mas também oferecerá opções de acesso pagas. Para os quiserem curtir a festa no setor pista, basta doar 1kg de alimento não perecível para garantir a entrada. Já quem preferir aproveitar o evento de forma mais confortável, há as opções de pista premium e área vip. Para mais informações: http://bit.ly/comprarsupestardjs

Domingo, 11 de junho, 12hs às 24h – Praça da Apoteose

14) Budweiser Basement

Este é o último final de semana do projeto Budweiser Basement, que chegou ao Rio de Janeiro na semana passada para reunir experiências autênticas para amantes de cerveja, esportes internacionais e vida noturna. Inspirado nos “porões” em que grandes bandas e marcas foram criadas pelo mundo, o espaço segue oferecendo diversas experiências durante a noite e o dia. Na sexta, rola transmissão da NBA, seguida de after party com a turma descolada da Moo, Croma DJs (André Duvivier e Martha Pinel) e DJ Sugu, da festa Finalmente. Já no dia 10, sábado, das 23h às 5h o público vai se jogar na festa Porn is the New Black [Haus], que tem por trás o imbatível Ricardo Bräutigam. A ideia é ser uma anti-valentines-night e, para isso, o dress code sugerido é Sexy. No line up, os melhores djs da BlackHaus tocando do hip-hop ao deep, com Lucce fechando a pista. Para finalizar o projeto, no domingo, dia 11 de junho, das 17h à 00h, acontece o Bud & Burger, selo gastronômico que oferece os melhores hambúrgueres, acompanhados de cerveja Budweiser bem gelada. Na programação musical, apresentações de bandas com curadoria do selo Balaclava com muito rock’n’roll. Ingressos:www.ingresse.com.br/budbasement

Quinta, sexta, sábado e domingo 8 a 11 de junho – Av. Rodrigues Alves 331 – Centro

15) Show Frejat

Frejat preparou um show diferente do que está acostumado a levar para todo o Brasil. No lugar da guitarra e de toda a energia rock’n’roll dele e da banda que o acompanha há anos, o artista sobe ao palco apenas com voz e violão. Com realização da Opus Promoções e RFRB Produções, a turnê nacional começará pelo Rio de Janeiro, no dia 8 de junho (Teatro Bradesco Rio) e depois segue Brasil afora. No repertório, um passeio pelos sucessos de sua trajetória artística e também por músicas de artistas que ele sempre gostou de ouvir. “A ideia é fazer um show intimista tocando minhas músicas. Algumas delas sucessos e outras que não toco há muitos anos”, revela Frejat. Entre as músicas que irão embalar a turnê pelo Brasil estão canções, fruto de parcerias com grandes compositores como “Segredos”, “Amor Pra Recomeçar”, “Homem Não Chora”, “Todo Amor” e “Por Você”.

Quinta,  8 de junho, às 21h – Teatro Bradesco Rio – Shopping VillageMall

16) Paulinho da Viola recebe Marisa Monte

O espetáculo, inédito – os dois só se apresentaram juntos em eventos esporádicos -, surgiu de um convite de Paulinho a Marisa para uma participação especial em seus shows, promovidos pela TIME FOUR FUN (T4F). O convívio dos dois é antigo; começou quando Marisa era ainda adolescente. “Para mim é muito prazeroso compartilhar essa experiência”, disse Paulinho. Para Marisa, o músico faz parte de sua memória: “Estar com ele é como encontrar com a alma do samba”, resumiu. O encontro entre esses dois grandes artistas oferece ao público brasileiro um registro que já nasce clássico, destinado à antologia da música popular brasileira. Mais informações: http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=PAULVRJ17&v=RCB

Sexta , Sábado e Domingo 09, 10 e 11 de junho no KM de Vantagens Hall.

Riko Viana: atração do Somaê

17) Festival Somâe

Nada menos que sete shows em uma só noite. É assim que o Festival Somâe mostra a força da cena autoral em mais uma edição no Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca. O evento acontece no dia 09/06 (sexta-feira), a partir das 19h, com shows de Pedro Gama, Riko Viana, Victor Mus, Diogo Bueno, Grativol, Paulo Cioli e Vitor Medina, que apresentam seus elogiados trabalhos a partir das 19h. Em comum, estes novos nomes mostram a força de vozes jovens e inspiradoras que povoam os palcos do Rio de Janeiro. O evento tem classificação livre e entrada a apenas R$10.

Sexta-feira, 09 de junho, 19h – Teatro Municipal Ziembinski, na Rua Heitor Beltrão, s/nº – Tijuca

18) Alice Caymmi +Novo Romance

Em seu novo show, Alice Caymmi apresenta “Louca”, canções de seu primeiro disco, “Rainha dos Raios” e covers cheios de personalidade para sucessos de funk e axé, com bases produzidas pelo produtor Rodrigo Gorky, e no palco é acompanhada pelos percussionistas Felipe De Lelis , Pedro Amparo, Carlinhos Rufino e no teclado Lucas Paiva. Após o show, vai rolar a festa Novo Romance, pensada para promover o encontro e celebrar a memória afetiva. “Há quem diga que o romance acabou, acreditamos que não! Juntos, cara a cara, olho no olho, somos o lugar e a vontade de encontro, somos corpo, somos festa, somos resistência e vida!!Afinal , e com orgulho somos o NOVO ROMANCE !!!”, diz o convite da festa.

Sábado, 10 de junho, 21h –  Galpão Gamboa Rua da Gamboa, 279 – Gamboa,

19) Sarau de Abertura da Exposição Poesia Agora

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro reúne, no dia 10 de junho (sábado), às 16h, personagens de destaque da cena poética local e de outros estados no grande sarau de abertura da exposição Poesia agora.  A mostra exibe trabalhos dos principais poetas em atividade no Brasil, fazendo um mapeamento do cenário da poesia contemporânea nacional, além de inspirar o público a criar seus próprios versos.  Com curadoria de Lucas Viriato, criador do jornal de literatura Plástico Bolha, a exposição traz uma coletânea do trabalho de mais de 500 poetas brasileiros e estrangeiros, entre textos, livros, vídeos, fotos, registros sonoros e saraus. Com espaços dinâmicos e interativos, o público também é convidado a participar e arriscar seus versos. Depois, a exposição segue em cartaz até 6 de agosto.

Lua Blanco e Igor Cosso: Primeiro Sinal

20) Peça Primeiro Sinal

Depois de fazer uma turnê de sucesso por várias cidades do Brasil a peça Primeiro Sinal volta ao Rio, desta vez no Teatro do Bangu Shopping.  Por lá, o público vai poder ver Lua Blanco e Igor Cossi – que também é o autor do text0 – interpretando a história de Rael e Nina, dois melhores amigos de escola que chegam ao teatro para assistir uma peça que acaba sendo cancelada. Ao invés de voltarem pra casa como o restante do público, os dois se rebelam. Resolvem subir no palco e usar o que encontrarem na frente para contarem as histórias mais engraçadas que já viveram juntos. Dessa brincadeira teatral, a ficção se confunde com a realidade e a noção de tempo se perde em passado, presente e futuro. E o que está reservado pra esses dois, é de partir o coração. A direção é de Ícaro Silva.

Sexta e Domingo, 9 e 11 de junho, às 20h e 19h – Teatro do Bangu Shopping

 

 

Pesquisas relacionadas