Música & Badalo

Agenda Cultural: No Dia dos Namorados, Tulipa Ruiz canta no Circo Voador, que volta ao Arpoador com homenagem a Cazuza e Lília Cabral retorna aos palcos

E mais: exposição no Solar Botafogo reúne cliques históricos de Cristina Granato, Mariene de Castro e Otto vivem caso de amor nos cinemas e Maria Bethânia comparece à homenagem na Feira de São Cristóvão

Publicado em 12/06/2015 | Por Heloisa Tolipan

O Dia dos Namorados deu o pontapé inicial ao fim de semana, no que pode ser uma desculpa para casais apaixonados se encontrarem, uma oportunidade para os solteiros se caçarem ou qualquer outro tipo de diversão que não inclua fica deprimido no sofá vendo série (por mais que seja difícil resistir à nova temporada de “Orange Is The New Black”). Abaixo, você encontra as melhores opções que o Rio de Janeiro oferece para curtir a sós ou acompanhado. Entre os destaques, a estreia da nova turnê de Tulipa Ruiz, a volta do Circo Voador ao Arpoador, a clássica Feira de Vinil no Flamengo e o retorno de Lília Cabral aos poucos como uma mulher virgem de 50 anos que é louca para casar.

montagi

Cinema:

“Jurassic World”: O nov episódio da saga bilionária desenvolvida por Steven Spielberg ganha um reboot com o novo queridinho dos blockbusters, Chris Pratt (quem não ama?), à frente da aventura cheia de efeitos especiais e cenas de tirar o fôlego.

“Sob o mesmo céu”: Uma comédia romântica que tenta fugir dos clichês pelo menos à primeira vista. Com direção de Cameron Crowe (o mesmo por trás de “Quase Famosos” e “Vanilla Sky”), o filme traz Rachel McAdams, Emma Stone e Bradley Cooper em um triângulo amoroso improvável e nada convencional.

“Deixa Rolar”: Enquanto o título citado acima tenta a todo custo fugir dos clichês, essa outra comédia romântica mergulha de cabeça em todos, desde o cara que não se apaixonava nunca, vivido por Chris Evans, à moça que é comprometida e acaba ouvindo o discurso mais meloso no final do filme.

“Quase Samba”: Um quadrado amoroso que conta com Mariene de Castro e Otto no elenco merece nossa atenção e respeito. Tendo o samba como pano de fundo então, é tiro certeiro. (E não, ainda não nos recuperamos da apresentação de Mariene no Prêmio da Música Brasileira).

Shows:

Tulipa Ruiz, Circo Voador: A cantora lança seu terceiro disco, o animado “Dancê”, em pleno Dia dos Namorados, sob a lona mais famosa da cidade. Quer mais? João Donato fará uma participação exclusiva e especial durante a noite. Aqui você lê nossa entrevista exclusiva com a artista, falando sobre o espetáculo e muito mais.

Tulipa Ruiz estreia a turnê "Dancê" no palco do Circo Voador nesta sexta (Foto: Divulgação)

Tulipa Ruiz estreia a turnê “Dancê” no palco do Circo Voador nesta sexta (Foto: Divulgação)

Sorriso Maroto, Citibank Hall: O Dia dos Namorados também tem opção para os amantes de um bom pandeiro, que já poderão curtir o lançamento do novo DVD do grupo, batizado “Sorriso eu gosto”. O show reúne músicas inéditas com grandes sucessos da banda e os ingressos você pode comprar aqui.

Fundição Reggae Music: As bandas Ponto de Equilíbrio e a californiana Groundation irão se apresentar para os Namorados na Fundição, levando todas as positive vibes para a Fundição Progresso. Mais informações você encontra aqui.

Festival Amanhecer: Não é romântico, mas é por uma boa causa. Xico Sá, Chico Buarque e Gregório Duvivier ocuparão a Praça XV para discutirem a redução da maioridade penal. No festival, que foi viabilizado por crowdfunding, nomes como Dream Team do Passinho, Digital Dubs, Pedro Luís e Orquestra Voadora subirão ao palco. Saiba como participar aqui.

Baladas:

“C’est La Vie”, Espaço Rampa: Provando que nem tudo é um mar de rosas quando o assunto é romance, a “C’est La Vie” faz uma edição especial “odeio Dia dos Namorados” no sábado. De quebra, a festa ainda terá o lançamento oficial de “How Big, How Blue, How Beautiful”, novo disco da Florence + The Machine que nós contamos tudo aqui. Saiba mais aqui.

“Recalcada”, Fosfobox: Os solteiros que estiverem caçando durante o fim de semana também poderão encontrar seu par (ou pente) perfeito na Fosfo, com uma das mais queridas festas de lá, a “Recalcada”. Misturando funk com bom humor, pelo menos a dança até o chão é garantida para quem estiver na pista.

“Homenagem à Maria Bethânia”, Feira de São Cristóvão: Provando que Bethânia é mesmo unanimidade nacional, a cantora ganha homenagem na Feira de São Cristóvão, na mesma semana que subiu ao palco do Teatro Municipal, como você leu aqui. Apesar de não se apresentar, a presença da artista está confirmada no evento.

Circo Voador volta ao Arpoador após 33 anos, com homenagem a Cazuza (Foto: Reprodução)

Circo Voador volta ao Arpoador após 33 anos, com homenagem a Cazuza (Foto: Reprodução)

“Circo Voador homenageia Cazuza”, Arpoador: É com uma lágrima no cantinho do olho que esse evento entra pra nossa lista. O Circo volta ao seu local de origem no Arpoador apenas para esse fim de semana, como uma homenagem aos 30 anos de “Exagerado”. O evento será grátis e ainda trará shows de uma turma que esteve por ali quando o projeto original foi lançado, como a banda Blitz, Chacal e mais. A palavra ‘imperdível’ não começa nem a descrever o clima disso tudo. Veja a programação completa aqui.

Exposições:

“Feira de Vinil”, Instituto Bennett: Amantes da música encontram seu canto no Flamengo, neste domingo, com a 14ª edição do evento que costuma reunir 3000 pessoas no Instituto Bennet. Com lançamento de camisa limitada e exclusiva, além do lançamento de três livros – incluindo o ótimo “Som & Pausa”, que você já viu aqui -, é a oportunidade perfeita para comprar um presente atrasado de Dia dos Namorados. Mais informações aqui.

“Pulsa”, Galeria Homegrown: Nada combina mais come a data romântica do que corações, mas ali em Ipanema, o artista Bruno Big mostra um jeito diferente de retratar o romantismo. Aqui você fica sabendo mais sobre o projeto.

“Bossa & Jazz”, Solar Botafogo: Com 35 anos de carreira, a fotógrafa e jornalista Cristina Granato agora integra o Circuito Carioca a partir de domingo com uma exposição de imagens capturadas ao longo de sua trajetória. Nos cliques históricos, é possível ver os maiores nomes da música brasileira, como o clique que você confere abaixo, de Tom Jobim, Chico Buarque e Milton Nascimento.

Tom Jobim, Milton Nascimento e Chico Buarque clicados por Cristina Granato em 1990 (Foto: Divulgação)

Tom Jobim, Milton Nascimento e Chico Buarque clicados por Cristina Granato em 1990 (Foto: Divulgação)

“Manifesto Amor”, Barra Shopping: Com corações, flores e caligrafia, o artista plástico Rafa Mattos exibe 12 peças inéditas da exposição que já passou por Berlim, Recife e Brasília. Em cartaz até o dia 30 deste mês, na nova expansão do nível Américas.

Teatro:

“Ocupação Copi”, Espaço SESC: A obra do argentino Raul Damonte Botana, conhecido como Copi, literalmente ocupa o Espaço Sesc até o dia 5 de julho, com duas peças – “O Homossexual ou a dificuldade de se expressar” e “A geladeira” -, um debate e uma oficina. Mais informações você pode encontrar aqui.

“Pulsões, Teatro Poeira: O amor utilizado como uma ferramente para curar a loucura. É esse o mote da peça de Dib Carneiro Neto, baseada no trabalho da psiquiatra Nise da Silveira. Com Fernanda de Freitas e Cadu Fávaro, o espetáculo ainda mistura dança, música e drama. Perfeito para o Dia dos Namorados, ainda mais considerando que normalmente o amor mais leva à loucura do que a cura.

Lília Cabral com a peça "Maria do Caritó" (Foto: Divulgação)

Lília Cabral com a peça “Maria do Caritó” (Foto: Divulgação)

“Maria do Caritó”, Centro Cultural João Nogueira: Lília Cabral reestreia a peça que ganhou o Prêmio Shell de Melhor Direção em 2011, dessa vez no palco do Méier. Na pele de uma mulher de 50 anos que reza para encontrar o casamento, a tragicomédia soa realista até demais para a data (mas claro que só de ver Lília nos palcos já é motivo suficiente para qualquer um assistir).

“VERaCIDADE”, Fundição Progresso: Com direção de Cláudio Baltar, o espetáculo propõe olhar o Rio de Janeiro com novos olhos, através de acrobatas que reforçam o lado artístico da casa. Em cartaz até o dia 28.

 

Pesquisas relacionadas