Agenda cultural: da exposição sobre Maria Bethânia à festa temática de “Game Of Thrones” e o Festival Gay de Cinema


E mais: nas FYI leva arte com balada para o Parque Lage, festa The LOB comemora a aprovação do casamento gay nos EUA e Alceu Valença Zeca Baleiro comandam o arraiá da Fundição Progresso

Fim de semana agitado pelo Rio de Janeiro, para quem ama a cultura nacional. Como você vê pela nossa agenda abaixo, exposições sobre Maria Bethânia e Dorival Caymmi integram o roteiro artístico da capital fluminense, enquanto os apaixonados por música terão as opções de ver Maria Gadú, Pato Fu, Silva, Zeca Baleiro, Silvia Machete e Alceu Valença. Na sétima arte, o Festival Gay de Cinema do Rio entra a todo vapor. E, nos palcos sagrados do teatro, a dose perfeita entre comédias e dramas. Vem com a gente para saber de tudo mais:

montagiii

Cinema:

“O Exterminador do Futuro: Gênesis”: mais um blockbuster requentado chega à disputa pela bilheteria do verão norte-americano. Arnold Schwarzenegger desta vez chega acompanhado da Khaleesi Emilia Clarke e novos efeitos especiais, mas com a mesma missão de sempre: salvar o mundo das máquinas.

“Belas e Perseguidas”: Reese Witherspoon e Sofia Vergara unem forças em uma comédia de situação que, apesar de extremamente feminina e caricata, ainda pode render boas gargalhadas no cinema, sem apresentar muitas surpresas. A vencedora do Oscar vive uma policial que se vê presa com a mafiosa encarnada pela musa de “Modern Family” em uma história cheia de explosões, gritos e carros em alta velocidade.

“Meu passado me condena 2”: a comédia estrelada por Fábio Porchat e Miá Mello volta para sua continuação com o casal completando três anos de matrimônio e entrando em crise, antes de uma viagem a Portugal. A premissa parece similar à do primeiro filme, e provavelmente o final e as piadas ao longo do roteiro também seguem a mesma linha.

“Woody Allen – um documentário”: entre as comédias românticas e blockbusters, a galera cult tem um motivo para agradecer, com mais um documentário sobre a obra e a persona excêntrica de Woody Allen. Com depoimentos de Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Naomi Watts, Martin Scorcese e Sean Penn, dentre muitos outros, a ode cinematográfica ao roteirista e diretor é um prato cheio para seus fãs.

Festival Gay de Cinema: com subtemas como ‘diversidade em animação’, ‘competição de curtas’, ‘transcinema’ e panoramas jovem, nacional e internacional, o Rio FGC apresenta uma programação completa e variada até o dia 12 de julho, além de debates com teóricos, diretores e atores.  Visite o site oficial para saber mais sobre a programação.

Shows:

Silvia Machete, Caixa Cultural Rio: como contamos aqui, a cantora irá apresentar músicas do repertório de Eduardo Dussek e outros clássicos como “Back to Black” e “Quizás, quizás, quizás”. Ainda por cima, Silvia se prepara para estrelar seu primeiro musical, então pode ser que o público fique sem seus shows autorais por algum tempo.

Maria Gadú, Circo Voador: a cantora com voz de veludo chega à lona mais famosa e receptiva da Lapa neste sábado para a presentar o repertório de seu terceiro e mais recente disco “Guelã”. Espere também ouvir releituras de sucessos antigos de Gadú, mas é improvável que “Shimbalaiê” apareça por lá.

Maria Gadú apresenta "Guelã" no Circo Voador (Foto: Divulgação)

Maria Gadú apresenta “Guelã” no Circo Voador (Foto: Divulgação)

Pato Fu + Silva, Circo Voador: a sexta-feira será de noite animada para a galera que curte música alternativa. Com dobradinha mais do que especial, o Circo recebe Pato Fu, apresentando o repertório do recente “Não pare pra pensar”, enquanto Silva abre o espetáculo, com músicas de seu segundo disco “Vista pro mar”.

Alceu Valença e Zeca Baleiro, Fundição Progresso: um dos “arraiás” mais animados da cidade, sim ou sim? Esses dois grandes nomes da MPB sobem ao palco da Fundição na sexta-feira, em noite que promete ser nada menos do que épica.

Teatro:

“Vende-se uma geladeira azul”, SESI Centro: a peça dirigida por Pedro Nercessian tem o texto do estreante Raphael Call e fala sobre como os jovens lidam com a construção da memória contemporânea. Aqui você lê uma entrevista exclusiva com Pedro, que explica um pouco mais da peça e ainda fala sobre o estado do teatro no país.

“Horácio”, Poeirinhaem cartaz até o próximo dia 26, com argumento e direção de Carlos Gradim, a peça traz uma reflexão existencialista sobre escolhas finitude e destino, com um personagem principal angustiado que é vivido por três atores: Geraldo Peninha, Leonardo Fernandes e Alexandre Mofati.

O trio de "Horácio" no palco (Foto: Divulgação)

O trio de “Horácio” no palco (Foto: Divulgação)

“Toda donzela tem um pai que é uma fera”, Teatro Fashion Mall: com texto de Gláucio Gil, a comédia ganha nova montagem em cartaz até o dia 30 de agosto, com direção e atuação de André Segatti, na pele de um jovem surfista que tem aversão a casamento e acaba se enrolando em um romance cheio de risadas e cúmplices.

Gustavo Mendes, Vivo Rio: o humorista que se tornou conhecido nacionalmente por sua interpretação da presidente Dilma apresenta em única noite, neste domingo, um monólogo que reunirá o melhor de suas piadas e personagens.

 

Festas:

“The Lob”, Mansão do Itanhangá: a The Lob desse mês tem gostinho especial: a festa comemora a aprovação do casamento gay nos Estados Unidos, com os DJs Robix, Dri Toscano e Leo Vianna comandando o som. Mais informações sobre preços e horários você encontra aqui.

“Funfarra”, Espaço Franklin: uma das festas mais animadas do Rio está de volta à cidade após duas edições consecutivas em São Paulo. Para quem não conhece, a setlist traz aquela mistura gostosa de pop flashback com o melhor da nacional, elevando o ânimo do público sempre às maiores alturas.

“Party Of Thrones”, Cordão do Bola Preta: sim, é isso mesmo que você imaginou pelo nome. Uma festa no clima de “Game Of Thrones”, com direito a drinks temáticos, Trono de Ferro, concurso de fantasias, decoração medieval e toda aquela parafernalha linda que deixa os nerds salivando de emoção. É ou não é a programação mais original do sábado?

O trono de ferro chega ao Cordão do Bola Preta com s "Party of Thrones" (Foto: Divulgação)

O trono de ferro chega ao Cordão do Bola Preta com s “Party of Thrones” (Foto: Divulgação)

“Eletrônica verão”, Casa Nuvem: anote no seu caderninho: qualquer festa na Casa Nuvem sempre será uma ótima pedida e garantia certa de diversão na noite carioca. Como os eventos de lá são sempre um enigma a ser decifrado, é melhor você entrar na página e descobrir a vibe por si mesmo.

Arte:

“FYI Festival”, Parque Lage: misturando artes visuais, performáticas, instalações e música, o Festival ocupa o Parque Lage no sábado, em uma mistura de festa com exposição que promete ser épica.

“Maria de todos nós”, Paço Imperial: as comemorações dos 50 anos da carreira de Bethânia têm movimentado todas as esferas culturais do Rio, do Prêmio da Música Brasileira à Feira de São Cristóvão. Agora, sob a direção de Bia Lessa, 302 obras de 160 artistas invadem o Paço Imperial, esmiuçando todas as facetas da persona fascinante da artista. E, ao mesmo tempo em que conta sua história, é impossível não acompanhar períodos emblemáticos da política e da cultura brasileira.

Exposição no Paço Imperial revisita os 50 anos de carreira de Maria Bethânia (Foto: Reprodução)

Exposição no Paço Imperial revisita os 50 anos de carreira de Maria Bethânia (Foto: Reprodução)

“Aos Olhos de Caymmi”, Instituto Antonio Carlos Jobim: como já havíamos falado aqui, a faceta pouco conhecida de Dorival Caymmi como ilustrador, em um diálogo incrível e sensível com a própria obra musical e origem baiana do ícone.