A despedida de um ícone: David Bowie morre aos 69 anos e o mundo presta suas homenagens à lenda do pop


Após 18 meses de luta contra um câncer, o camaleão artístico se foi, apenas três dias depois de ter lançado seu último e cuidadosamente planejado álbum, “Blackstar”, o qual, de acordo com o produtor Tony Visconti, foi criado com o objetivo de ser um “presente de despedida” para os fãs

A segunda-feira amanheceu com  um gosto amargo para grande parte do mundo: 2016 levou embora sua primeira lenda, David Bowie. Após 18 meses de luta contra um câncer, o ícone que sobreviveu (e sobreviverá) por décadas, influenciou gerações e criou um impacto inestimável para a música, a moda e todas as esferas pensáveis da cultura pop, morreu aos 69 anos. A notícia foi compartilhada em suas próprias redes sociais pela família do camaleão artístico: “David Bowie morreu em paz hoje, cercado por sua família e por seus amigos após 18 meses corajosos de luta contra o câncer. Enquanto muitos de vocês compartilharão dessa perda, nós pedimos que vocês respeitem a privacidade da família durante o período de luto”, dizia a postagem.

David Bowie morreu aos 69 anos, após 18 meses de luta contra o câncer (Foto: Divulgação)

David Bowie morreu aos 69 anos, após 18 meses de luta contra o câncer (Foto: Divulgação)

Com a mente criativa e inquieta até os últimos dias de sua vida, o músico produziu até os seus últimos instantes de vida. Apesar de sua última performance pública ter sido em 2006, ainda no último sábado (8) o astro havia comemorado seu aniversário de 69 anos com um presente para sua legião de fãs: o álbum “Blackstar”, seu 25º de estúdio. Isso sem falar que, há apenas dois anos, ele já havia lançado o “The next day”, outro disco de inéditas, que chegou ao mercado fonográfico após um hiato de uma década.

 

Talvez uma das últimas provas de que Bowie era realmente o maior de sua geração tenha sido a forma como ele se despediu do mundo: lançando um álbum que contém uma mensagem nada subliminar sobre como ele quer ser lembrado após sua partida. Do título de “estrela negra” ao recente vídeo para Lazarus”, no qual aparece em estado terminal na cama de um hospital, enquanto canta: “Olhe aqui para cima, eu estou no paraíso/ Eu tenho cicatrizes que não podem ser vistas”.

“Lazarus”

E, se o público precisasse ainda de alguma confirmação, ela veio através do produtor Tony Visconti, que colaborou no último projeto de astro: “Esse foi seu presente de despedida para os fãs. Eu soube disso por mais de um ano, entretanto, não estava preparado.  Ele sempre fez o que quis. E ele queria fazer isso desse jeito, e da melhor maneira possível. Sua morte não foi diferente de sua vida: uma obra de arte”, escreveu.

Mostrando que sua influência atingiu as mais diferentes idades, gêneros, estilos e classes, a comunidade artística também acordou na manhã de hoje, com suas respectivas homenagens a Bowie. abaixo, HT selecionou algumas das principais mensagens postadas sobre a morte do cantor, de Madonna e Kanye West a Kate Moss e Mark Ruffalo:

Madonna: “Estou devastada. Esse excelente artista mudou a minha vida. Foi o primeiro show ao qual assistir em Detroit. Talentoso. Único. Gênio. Mudou o jogo. O Homem que caiu na Terra. Seu espírito vive para sempre. Sou tão sortudo por ter te conhecido. Seu vagabundo sexy, eu te amo”.

Kate Moss: “Meu Deus… Há apenas dois dias postei uma foto nossa. Descanse em paz, Davia. Você sempre será um HERÓI” katemoss Kanye West: “David Bowie foi uma das minhas mais importantes inspirações, tão destemido, tão criativo, ele nos deu mágica para toda uma vida. Estou rezando por sua família e amigos”. Florence + The Machine: “David Bowie foi uma imensa influência em mim ao longo de minha vida… O original Homem-Estelar voltou às estrelas. Obrigada por tudo que você nos trouxe”. Duncan Jones (filho de David Bowie): “Sinto muito e estou triste de dizer a verdade. Ficarei offline por um tempo. Amor para todos”.

Billy Idol: “Quase fui às lágrimas com a notícia da partida repentina de David Bowie. Descanse em paz”.

David Cameron: “Eu cresci ouvindo e assistindo ao David Bowie, o gênio do pop. Ele foi um mestre da reinvenção. Uma grande perda”.

Cher: “Devastada… Uma lenda se foi”.

  Ellie Goulding: “Você simplesmente assume que algumas pessoas nesse mundo viverão para todo o sempre…” CSS: “Nada se compara a Bowie. As pessoas amam usar a palavra gênio ou lenda levianamente. Elas realmente se aplicam a ele. Algo raro. Isso é tão triste…”. Pharrell Williams: “Dvid Bowie foi um verdadeiro inovador, um verdadeiro criativo. Que ele descanse em paz”. Evan Rachel Wood: “Qualquer um que me conheça minimamente sabe que eu estarei em um sério luto por um tempo. Mas também celebrando o homem que me apresentou à androginia, glamour & rock’n roll. Ele sempre fez com que eu me sentisse menos sozinha nesse mundo louco. Para sempre e sempre”.

  Mark Ruffalo: “Descanse em paz, pai de todos nós, loucos. Dia triste triste. Amor eterno”. Sia: “Muito amor para a família de David Bowie nesse momento. Que perda terrível”. Jake Shears (Scissor Sisters): “Ele nos deu esse presente selvagem, o último e impecável trabalho. Ele sempre será a música mais próxima ao meu coração”.

 

He gave us this wild present, this final flawless work. He will always be the closest song to my heart.

 

Uma foto publicada por @jakeshears em