Moda & Beleza

Zero Grau: Referência de economia ativa, feira de calçados e acessórios terá recorde de expositores e importadores

O evento será realizado em Gramado (RS), entre os dias 18 e 20, apresentando as tendências Inverno 2020 de 1.500 marcas reunidas em 320 expositores e com a presença de compradores de Norte a Sul do país e representantes internacionais. Preparamos um preview com as tendências que as labels apresentarão no Serra Park. Vem com a gente!

Publicado em 13/11/2019 | Por Heloisa Tolipan

Contagem regressiva para a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, referência da economia ativa do setor. Portanto, a expectativa de empresários, players das indústrias, lojistas e importadores é grande para o evento que será realizado entre os dias 18 e 20, no Serra Park, em Gramado (RS), e apresentará os lançamentos para o Outono-Inverno 2020. Para vocês terem uma ideia do aquecimento, na edição passada foram mais de 14 mil visitantes, 1.200 marcas e 300 expositores e os números agora são os seguintes: 1.500 marcas e 350 expositores. São esperadas 16 mil pessoas fazendo a roda da economia girar. E mega destaque para a vinda de mais de 200 compradores internacionais.

De acordo com o relatório de agosto de 2019 da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), foram exportados 9,47 milhões de pares, 7,4% a mais do que no mesmo mês de 2018. O acumulado dos oito meses chegou a 76,66 milhões de pares, que geraram US$ 644 milhões, altas de 8,2% em volume e de 2,5% em receita no comparativo com igual período do ano passado. Portanto, a expectativa é de que a Zero Grau tenha a sua edição histórica em vendas de calçados e acessórios para o mundo.

Zero Grau terá edição histórica no Serra Park, em Gramado (Foto: Dinarci Borges – FlashTOP)

Com os números subindo a cada ano, a Zero Grau, organizada pela Merkator Feiras e Eventos, que tem como diretor Frederico Pletsch e Roberta Pletsch assinado a direção de relacionamento, vê nessa edição de um momento de recuperação econômica que tem empolgado as indústrias a ponto de ampliarem a participação na feira. Contabiliza um incremento de 6% no espaço locado e, portanto, as projeções de um varejo mais aquecido para o próximo ano são tácitas. “Estamos sentindo o reflexo de um momento mais positivo, no qual todos os elos da cadeia de produção e consumo estão otimistas, prevendo um aquecimento do comércio”, pontua Frederico Pletsch, corroborando suas expectativas previstas na edição passada.

A união dos bons negócios com o turismo charmoso da Serra Gaúcha e disseminação de inteligência de estratégia de mercado reforça a chancela da Zero Grau como polo de atração das principais labels brasileiras, de compradores nacionais e internacionais e de representantes das principais redes varejistas do país. É a perfeita reunião de todas as pontas fundamentais para o crescimento da cadeia de produção, varejo e consumo de calçados e acessórios. “Estamos com uma programação que mostra bem essa vocação da feira e que se tornou um diferencial”, reforça Pletsch. Foi pensando justamente nesse diferencial que empreendedores, celebridades e consumidores foram convidados para discutir o mercado. Afinal, moda, negócios e informações são a tríade da Zero Grau.

Espaço Spot Fashion
Os nomes reunidos são diversos e representativos para um amplo debate olho no olho sobre os mais diversos temas que permeiam a nossa vida high tech. O espaço Spot Fashion receberá a cantora, dançarina e empresária Gretchen, que ganhou o título de “Meme Queen of the Brazilian Internet” segundo o New York Times, para conversar comigo, Heloisa Tolipan, sobre os limites de transformação digital e as relações humanas; Dudu Bertholini, stylist, estilista e consultor de moda falará sobre os 50 anos de transformação no universo calçadista: do movimento hippie à moda disruptiva. Nomes como Fred Rocha, especialista em varejo e consumo e eleito por três vezes o profissional do marketing, e Guta Nascimento, diretora da revista “Claudia”, também marcarão presença. Além deles, outros especialistas em vendas, jornalistas, escritores, empreendedores do ramo da moda, especialistas em tendências e produtores de conteúdo relacionados ao mundo da moda e dos negócios estão na programação do Spot Fashion. “Montamos um time que, de fato, poderá nos trazer um amplo panorama de tendências e de novas ideias. São pessoas fundamentais para diferentes elos da cadeia de produção e consumo que agregarão à feira algo que para nós é fundamental que é a informação, o conteúdo”, frisa Frederico Pletsch.

Importadores
Cada vez mais internacional, a Zero Grau trará representantes dos cinco continentes. Muitos sotaques e línguas serão ouvidos nos corredores do Serra Park. Mercados que tradicionalmente são compradores dos calçados e acessórios brasileiros, como os sul-americanos da Bolívia, da Colômbia, e do Uruguai, as maiores delegações, do Equador, do Paraguai e da Argentina, e do Peru, que tem se destacado nas importações, devem ser maioria entre os estrangeiros presentes. “São mercados que conhecem profundamente as nossas marcas e têm identificação com os nossos produtos. O consumidor desses países já está fidelizado, e esses compradores vêm à feira para renovar os seus estoques”, diz Pletsch. O momento econômico favorável às exportações animará o desembarque internacional do Aeroporto Salgado Filho, com visitantes vindos de países como Arábia Saudita, Oman, Estados Unidos, Israel, Paquistão, África do Sul, Panamá, Rússia, França, Itália, Portugal, Coréia do Sul, Tailândia, Moçambique, Costa Rica e Romênia. “Queremos que a Zero Grau cada vez mais seja uma vitrine do produto brasileiro para mundo, atraindo negócios em diferentes mercados e ampliando o alcance das nossas empresas. O objetivo é ampliar as relações das empresas brasileiras, além de reforçar laços já existentes”, reforça o diretor da Merkator.

Uma movimentação significativa vem dos países árabes, já que as marcas brasileiras são sucesso em diversos países da região. Nessa edição, a Zero Grau recebe representantes vindos de países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Paquistão. Entre os mais de 150 compradores confirmados o destaque fica pela forte presença de compradores europeus. Países como Itália e Portugal trazem seus compradores ao Brasil em busca do calçado brasileiro. “São centro tradicionais e que buscam produtos de bom valor agregado. É importante essa presença europeia, porque reforça a nossa vocação exportadora de marcas de alta qualidade”, ressalta Frederico Pletsch.

Microempresários
Mais de 50 micro e pequenas empresas calçadistas de São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Sul estarão presentes nos estandes coletivos prontas para negócios mil em Gramado e aquecer a economia setorial, já que vêem na Zero Grau a oportunidade perfeita de crescimento e também para conhecer e ter contato com novos mercados. Sediadas em locais que são referência para a produção brasileira, 55 empresas micro e pequenas empresas vão oferecer alternativas de compras para os lojistas de todo o Brasil, com diversos atributos em seus produtos desde modelos com valor agregado até calçados com alta referência de moda. “Elas estão ansiosas e prontas para esta vitrine nacional que iremos oferecer. Essas marcas trazem mais variedade à feira, aumentando consideravelmente o mix de produtos e, consequentemente, oportunizando novos fornecedores para a carteira de lojistas que nos visita. E para nós é um prazer dar este impulso ao mercado com empresas menores de alto potencial que podem com a feira começar uma escalada importante em sua história”, conta Frederico Pletsch.

O crescimento de estandes coletivos é notável na nova edição: apenas no Estação Moda RS serão 26 empresas. A iniciativa é ação conjunta da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS (Sedetur) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae RS). De São Paulo, especificamente da cidade de Franca, a Zero Grau- Feira e Calçados e Acessórios terá 10 empresas com o apoio do Sindifranca, o dobro das participantes da última edição. Outros três estandes coletivos estarão na feira. Serão duas empresas de Birigui (SP) e outras duas de Jaú (SP). Atravessando o país, três empresas irão compor o estante Coletivo Sebrae Paraíba.

A participação das empresas de Três Coroas foi possível através do projeto Três Coroas Shoes, que tem o apoio do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas. Serão 12 indústrias que estarão reunidas em um único local para oferecer novas opções especialmente de produtos femininos com apelo da moda internacional. A ideia do sindicato é oferecer outra oportunidade para o empresário de estar frente a frente com os principais lojistas do país e importadores de todas as partes do mundo. O sindicato considera também a participação coletiva uma forma inteligente e sustentável, pois otimiza investimento e torna o espaço mais atrativo.

Selecionamos um Preview das marcas para você ficar por dentro das tendências

Piccadilly

Mules, mocassins, botas chelsea, slouch e as tradicionais de canos curtos, médios e longos, são destaques da Piccadilly. Além disso, recortes em vamp, bicos quadrados e finos, turtoise, cobra real, são alguns das evidências que compõem as novidades da marca, tendo a cor ruby como principal aposta da cartela. Entre as tecnologias oferecidas, duas delas estão em evidência: Maxi: Presente em 11 linhas e 70 modelos, trata-se de uma inovadora e exclusiva manta de biofibra que acompanha uma palmilha supermacia antimicrobiana, cumprindo a função de amortecer impactos e absorver umidade; Energy: Exclusivo sistema de imãs presente em 6 modelos de tênis da nova coleção. Absorve até 87% do impacto da caminhada nos joelhos e articulações. E mais: pensando em necessidades especiais, a label também traz à coleção calçados ideais para esporão e joanete, além de botas com forro térmico, cambrê, canos slim e ajustáveis.

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Gasf
Parte do mix da empresa Sol Nascente, a Gasf, de Criciúma (SC) é reconhecida no desenvolvimento de galochas e chinelos de quarto para públicos feminino, masculino e infantil, sempre com design que combina conforto, moda, versatilidade e materiais de alta qualidade. Trazendo a temática “Sweet Dreams”, a marca apresenta uma linha quarto que é um convite para levar estilo do quarto para a rua através de pijamas e chinelo. As novas criações são inspiradas na mudança de hábito dos próprios consumidores, que estão buscando uma moda cada vez mais comfy. Entre os destaques do mix, figuram os chinelos que unem a maciez dos pelinhos com solados que protegem os pés, aliados a estampas românticas. As pantufas longas e os modelos de tricô também prometem conquistar os mais antenados.

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Já as galochas Gasf vibram na energia da alegria e da simplicidade. Intitulada “Happy Day“, a coleção faz uma alusão aos momentos de felicidade real, presentes nos mais singelos detalhes do cotidiano e não somente nos grandes marcos da vida. Aqueles minutos de felicidade despretensiosa e inesperada que surpreendem a existência junto da família e amigos podem ficar muito mais elegantes na companhia de galochas com estampas clássicas e cores básicas, que acompanham os mais diversos looks e momentos da mulher contemporânea, agregando charme e estilo para o público feminino e também muita diversão e proteção para as crianças.

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Comfortflex

Comfortflex apresentará na Zero Grau diversas tecnologias que proporcionam um caminhar mais confortável e seguro. A label faz um investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento para oferecer o que há de melhor aos consumidores e o resultado? Um calçado que se adapta perfeitamente aos diferentes tipos de pés. A tecnologia flex wave, com sola super flexível, oferece mais suavidade ao caminhar, enquanto a dual soft amortece o impacto da caminhada. A soft gel tem uma gota de TR Gel no calcanhar que divide melhor o peso ao andar, a ultrasoft tem alta maleabilidade proporcionada pela palmilha de três camadas, a air flex apresenta uma bolha de nitrogênio no solado, que reduz o impacto da caminhada. A superfit, com detalhes em lycra em pontos específicos, resulta em ajuste perfeito dos pés e a step flex tem um pequeno salto embutido que oferece leve elevação na parte traseira do pé, proporcionando uma postura mais elegante.

Toda essa tecnologia é perfeitamente alinhada com as últimas tendências de moda. A coleção Inverno 2020 tem diversas inspirações que se resumem em tradição – com padronagens clássicas como xadrez, blocos de cores, animal print e geometrias, leveza – baseada na elegância e rusticidade com materiais como cortiça, juta e couro, e energia – linha mais descontraída da coleção, que tem forte influência do universo esportivo e chega com texturas e volumes expressivos, além de uma cartela de cores bem acesa.

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Ramarim
Pensando em moda com propósito e fora da caixa, a Ramarim tem se inspirado mais em ideais e atitudes do que nas antigas regras do mundo fashion. A proposta é que a consumidora permita-se uma mistura de estilos e, alinhada às mudanças da moda mundial, a marca aposta fortemente em tendências como sustentabilidade, handmade com pegada artesanal em materiais como couro e padrões como tressês, linha fashionista – com direito a animal print, metalizados, solados pesados – em vários tipos de sapatos, hicker urbano – aqueles que lembram calçados de escalada, mas com toque feminino e delicado, e uma forte peggada esportiva, com ponteiras luminosas, neons, lettering e materiais vazados.

A coleção da Ramarim está dividida em três linhas: Trends, Total Comfort e SNK. A Trends segue a pegada fashionista direcionada a mulheres que gostam de seguir as tendências da moda internacional, com modelos e estampas que são sucesso nas passarelas. A Total Comfort apresenta a tecnologia aliada ao conforto, com modelos clássicos que proporcionam um caminhar mais leve e diversas peças em couro. Por último, a SNK é inspirada no streetwear, com tênis de estilo casual e toque esportivo. modelos não deixam de ter um toque feminino e delicado.

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Vizzano
Ousadia e estilo pessoal comandam a temporada na Vizzano, que traz hits clássicos misturados à efervescência do street style, valorizando a personalidade única de cada mulher. Para o inverno 2020, a marca traduziu as tendências em produtos compatíveis com a essência e história de suas consumidoras e mostra que a imagem pessoal também é parte do autocuidado e do processo de se sentir poderosa e de bem consigo mesma.Outra inspiração inserida nessa temporada é a valorização da autoestima, através da moda. Existe muita coisa bacana, que concede aquele up à mulher. Através da curadoria da label, até os saltos extremamente altos adotam características que redefinem o comfy! Suas palmilhas especiais, presentes nos scarpins, modelos abertos e esportivos, possuem espuma viscoelástica superflexível – um dos materiais mais macios, duradouros e adaptáveis do mercado. A grande inspiração inserida nessa temporada é a valorização da autoestima, através da moda: através da curadoria da label, até os saltos extremamente altos adotam características que redefinem o comfy! Suas palmilhas especiais, presentes nos scarpins, modelos abertos e esportivos, possuem espuma viscoelástica superflexível – um dos materiais mais macios, duradouros e adaptáveis do mercado.

O minimalismo perde espaço para a estética artwork, com saltos cada vez mais aprimorados, shapes geométricos e bem estruturados, que saciam o desejo por conforto e sofisticação em um mesmo calçado – assim como é o caso de sandálias e mules com salto pantalona médio ou com salto square – aquele de recorte quadrado no calcanhar, referencia a on-trend do momento, afinal, os modelos square-toe viralizaram entre as fashionistas e harmonizam o clássico e moderno com muita personalidade.

Os metalizados estão repaginados na Vizzano. Prata, dourado e ouro rosado agora recebem a companhia de versões coloridas. Eles podem estar sozinhos ou em um color blocking brilhante e vão de festas a momentos casuais. Joggings inspirados nos famosos retro running, slides, tamancos, sandálias monobloco e legware – as botas com textura flexível e envolvente, que lembram meias prometem encantar na estação mais fria do ano. As aplicações de metais transmitem a mensagem que nem os básicos necessários precisam ser tão básicos assim. E as flats e anabelas ganham protagonismo em produções para transitarem em todas as estações. Sandálias ankle-strap, flats e anabelas com tiras superfinas também são ícones de estilo.

Presença confirmada até nos red carpets, os sneakers e esportivos casuais são as estrelas do streetstyle! Atualmente, a variedade de modelagens prova que o tênis é superdemocrático e que seu glamour foi definitivamente reconhecido, já os hiking sneakers, com mood outdoor reverenciam os solados tratorados e os it sneakers megadetalhados, solados colorful ou com banda e cupsoles também participam do novo portfólio da Vizzano. O conforto e a praticidade impulsionaram o diálogo do propósito feminino no streetwear e o clássico entra como o principal curinga nesta equação. Scarpins como nos modelos meia pata, contemplando outfits com temática despojada ou mais marcante e alinhada, slingbacks, agora com saltos blocados e recortes, todos com design atemporal, permitem muitos tipos de combinações.

Já a naturalidade expandiu seus horizontes para homenagear o planeta, revelando um modo de consumo feito por escolhas inteligentes e sustentáveis. A corda e os tecidos naturais assumem importância nos solados das sandálias monobloco, flatforms, espadrilles e anabelas. E ainda, tressês e ráfia tramada decoram os cabedais dos tamancos e mules. As tonalidades neutras, como o bege, camel, preto e branco, conhecidas pela sua pluralidade no closet feminino, cedem espaço para uma cartela cromática mais ousada:  laranja, amarelo, roxo, vermelho, magenta e verde. Essas nuances colorem modelos monocromáticos ou então, em duo, trio ou combo de cores. O crossover – mix de textura e animal print em um mesmo calçado -, captura atenções. Croco e snake são as feras da vez. A ideia aqui é que tonalidades intensas, texturas e estampas proporcionem composições criativas e muito sofisticadas.

E, por fim, as botas! Eleitas como “o acessório”, dão aquele punch fantástico ao look.  As lugs boots e heavy boots, com seus solados tratorados, emanam vibração rocker. As hiker boots e as chunky boots provam que os solados mais pesados e robustos vieram para ficar. E ankle boots, legware, modelos com cano médio e botas country, que já estão no dress code de várias celebridades, instigam desejos e vão construir os stylings mais aclamados da estação.

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Beira Rio Conforto
A marca propõe valores que impactam a sociedade positivamente, com produtos polivalentes e que se encaixam nas mais diferentes realidades e contextos. Desenvolvida por mulheres, a Beira Rio Conforto vem acompanhando e se sensibilizando com a evolução do universo feminino, como as questões relacionadas com a diversidade e a beleza autêntica. Por isso, em sua nova coleção, a marca se conecta com os desejos dessas mulheres reais e com seus propósitos, por meio de uma moda acessível, com apostas certeiras, versatilidade e sustentabilidade. Os lançamentos exaltam a feminilidade e evidenciam novos shapes e silhuetas, que assumem protagonismo nas ruas, nas passarelas e na agenda das consumidoras. Além do design moderno, a Beira Rio Conforto explora inovações e tecnologias relacionadas ao conforto, como nas novas linhas com solados leves e forros supermacios. E os calçados ainda recebem adições de cacharel soft e forro sintético PU, além da inserção de palmilhas especiais, com espuma extra em PU e 6,5 mm de espessura, que expandem a sensação de comodidade para os pés o dia todo.

As it-boots da temporada tem design maximalista. As hiker boots, inspiradas nos acessórios outdoor e usados para trilhas, e o modelo chunky, it boot que define a identidade dos calçados esportivos com seu mood streetwear tem espaço garantido em diversos estilos de looks. Construções flatform e casuais, com solado tratorado ou flat, continuam forte no radar fashion. Já os calçados esportivos, novo básico do outfit, vem com elementos de design flatform, solado transparente/ translúcido em shoes naked, inspiração outdoor e estilo chunky. Ah! Atendendo a milhares de pedidos de consumidoras, via redes sociais, o tênis branco da linha 4228 desembarca agora com novos solados bicolores, nos tons de menta, pêssego e lavanda. Ainda há detalhes arrojados, dispostos pelo aspecto tratorado, pelo acabamento metalizado e pela estampa artsy. Resultado: moda autêntica e muito feminina!

A nova coleção conta também com produtos essenciais para o office look e para a mulher que gosta de empreender novas possibilidades. Flatforms com inspiração natural, sapatilhas slim, mules com efeito twisted knots, oxford com cabedal trançado e sapatos em salto bloco compõem o dress code contemporâneo da workwoman que prima pela assertividade em suas escolhas. O conceito vacation wear – estética que prioriza produtos confortáveis e leves, que vão das férias na praia para o dia a dia, aumentando sua vida útil -, pontuam o design. São itens consagrados e best-sellers da Beira Rio Conforto: flats, flatforms e sandálias com foco em palmilhas estampadas com listras e rainbow suits (cores do arco-íris), tiras finas, detalhes metalizados e cabedais em matelassê, novas anabelas com forração, sporty sandals e slides. E a forte movimentação social em todo o mundo, em prol de um planeta mais saudável, objetivou o desenvolvimento de solados produzidos com matéria-prima 100% composta de resíduos agroindustriais, feitos com fibras da cana-de-açúcar e de coco.

Quando o assunto é estampas, o tie dye – com seu colorido alegre e psicodélico, é uma das grandes trends do momento. A Beira Rio Conforto projetou assinaturas cromáticas da natureza em seus calçados com o efeito degradê. A tradicional estampa onça aparece em nova proposta, com influência artsy ou então, num blend elegante de tonalidades, composto por tons terrosos e ousados, como o laranja. Além disso, o metalizado volta em potência máxima e dá as caras na dupla metal color + estampas geométricas em flats, mules e sapatilhas slim. E mais: o trio de cores, em combinações como prata/ pink/ azul piscina ou dourado/ bronze/ laranja, confere um toque cool às produções. A paleta de cores passeia entre diversas nuances, para que as mulheres possam diversificar seus outfits, deixando-os mais vibrantes ou neutros, mas sempre versáteis.

BR Sport: Novidade no mercado e no segmento de casual wear, desenvolvido para que os homens experienciem o bem-estar em seu dress code, a BR Sport acrescenta um viés descontraído, informação de moda e preço acessível no ponto de venda. O design com intervenções esportivas é outro argumento forte da linha, com construções que contemplam chinelos e slides. A tecnologia comfy se faz presente, com pontos de conforto e palmilhas especiais com relevo, ampliando ao máximo a sensação de comodidade. Os modelos apresentam versatilidade em cores neutras, mas também conversa com o perfil trendsetter do consumidor millennial, que busca opções despojadas, porém diferenciadas, através de estampas, tonalidades vibrantes, tons fluo e dos solados translúcidos.

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Moleca
Com um portfólio que inclui responsabilidade com as pessoas e o planeta, a coleção 2020 da Moleca chega para conquistar as gerações que amam moda e meio ambiente. Conectada com a essência das pessoas, suas histórias de vida, culturas, seus hábitos e lifestyles, a moda mais que nunca, se relaciona com o que acontece ao nosso planeta. E é por isso que a Moleca é a primeira marca de grande alcance no Brasil que aplica conceitos de consumo consciente na criação de seus produtos e foca seu olhar no comportamento e na singularidade, além da estética, para apresentar novidades que evidenciam o manifesto changemaker – você como protagonista da mudança que deseja no mundo. A profunda preocupação com os nossos recursos naturais, e o que pode rolar daqui para frente fizeram com que o streetwear elegesse a sustentabilidade e a responsabilidade como pontos fundamentais na hora de escolher as roupas e os acessórios. Compostos inteligentes, livre de matéria-prima animal e ecoeficientes, como o solado de fibra de coco: leve, flexível e bem confortável; e os tecidos dos modelos da Linha Eco, que são feitos a partir de retalhos de malhas e embalagens PET e atribuem um novo destino ao plástico, apontam que cuidar do meio ambiente é uma maneira bem descolada e visionária de zelar pelo agora e também pelo amanhã. Os recortes em laser desenham delicadeza e a presença da lycra no calcanhar dos esportivos casuais declara a comodidade como o must have das próximas temporadas.

O futurismo é a estrela da vez nos produtos glass, com vinil transparente e estão presentes principalmente nas construções anabeladas, como as sandálias monobloco, e nos esportivos com o solado jelly, translúcido. Além disso, os metalizados coloridos e clássicos – dourado, ouro rosado e prateado – e os materiais holográficos dão uma perspectiva alegre, moderna e divertida aos outfits. Já as flatforms ganham detalhes coloridos, raios e maxi glitter vindos diretamente do boom musical do momento, o K-pop.

Para as representantes do movimento girl power, que valorizam a moda inclusiva e acessível, a marca projetou calçados que permitem liberdade, descontração e muita autonomia! E levar tudo isso em consideração sem abrir mão do design fez com que a Moleca juntasse empatia e muita criatividade para desenvolver os queridinhos desta estação. Uma mistura de hits do streetstyle e uma explosão de conforto através das suas palmilhas exclusivas: a Original nas sapatilhas, a Joy nas sandálias, a Flow com memória flex e a Line, com 4mm de espuma!

Botas e sandálias com solado tratorado e salto estruturado projetam estabilidade. Já o utilitarismo, que é a trend que fala sobre peças que vão muito além do estilo, é a silhueta das anabelas, espadrilles, flats, slippers, sapatilhas, slides e dos loafers com soladosSporty. Também caracteriza as sock boots e os esportivos, com cupsoles – o solado caixa, mais pesados e mix de texturas, e dos modelos com aplicação de ferragens e metais. E, claro, as amadas heavy boots, pesadas no estilo e contrastadas pelas cores mostarda, rosa, azul jeans, mais leves e radiantes, e pelos tons terrosos e branco.

Detalhes rústicos e a presença do aspecto craft work – artesanal, que ressaltam a consciência contemporânea feminina, tecidos naturais, tressê e os solados de corda nos esportivos, anabelas, flats, nos tamancos e flatforms evidenciam o contato com a natureza no cenário urbano. E o arco-íris que vibra nesta nova coleção, com as tonalidades azul, verde, pink, coral, amarelo, laranja, vermelho, turquesa, e as diversas nuances de nude, além dos sempre essenciais neutros, convidam as mulheres a inserirem seus gostos e personalidades únicas em seus dress codes.

As estampas e texturas vem com trends as animal prints em onça e croco garantem aquele efeito chique aos outfits casuais. As listras ressurgiram completamente repaginadas – estão multicoloridas e mais ousadas que nunca, determinando a autenticidade nos climas mais frios. O efeito marmorizado nos adereços como argolas, dispostos nos cabedais das flats, manifesta a forte influência promovida pelo universo da cosmética – principalmente das makes e dos esmaltes, no universo fashion. E a estampa tie dye – famosa nos anos 60 e 70, faz um comeback divertido e sua potência cromática determina o fator get ready aos looks.

Como a Moleca apoia o consumo responsável, o portfólio de produtos para o ano de 2020 vem recheado de modelagens que continuam sendo adoradas pelas fashionistas, independentes de tendências efêmeras. Modelos atemporais e icônicos que se mantêm eternamente no closet, como as amadas sapatilhas, agora, dialogam com as febres que bombam entre as fashionistas. E melhor, além de criarem composições infinitas nos looks, elas possuem um preço acessível, valorizando as mãos e o trabalho das milhares de pessoas que criam e produzem a moda que a gente consome. Para quem deseja ressignificar seu guarda-roupa com itens ecofriendly, vale conferir os modelos de loafers, slippers, flats, slides coloridas e das sandálias com salto médio estruturado, além das botas chelsea, que chegam com detalhes diferenciados e vão completar os seus looks em qualquer ocasião. Já os chunky sneakers – referência vinda dos anos 90, exaltam tanto as produções com visual nostálgico – composto por mom jeans, t-shirts oversized e frufru de cabelo – ou então, entram nas combinações com apelo mais futurista e moderno, repleto de tecidos impermeáveis, shapes minimalistas e brilho refletivo.

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Modare Ultraconforto
Nova coleção Modare Ultraconforto valoriza moda com relevância. Os calçados veganos da marca são voltados para as mulheres que desejam o máximo de bem-estar o dia todo e optam por um consumo consciente. Entendendo a rotina das consumidoras, que dificilmente podem parar, mas que, ao mesmo tempo, necessitam de recursos de tranquilidade, que atuem em benefício delas, incluindo áreas como concentração e rendimento nas atividades, a marca oferece calçados modernos assinalados por uma moda intuitiva e sensorial, estabelecendo um triplo equilíbrio entre corpo, mente e social, já que os produtos também impactam positivamente o meio ambiente. Adotando o minimalismo como evidência por meio de peças clean e com design atemporal, as novidades contam com efeito multifuncional e amplitude em diferentes contextos da vida.

A marca, que nasceu com DNA vegano, agora tem o respaldo do selo SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), atribuindo mais transparência e clareza para a consumidora no momento da compra. A certificação, uma das mais reconhecidas no país, garante que a Modare Ultraconforto não realiza testes (inclusive por fornecedores) nem utiliza componentes de origem animal. Cuidar do meio ambiente também é cuidar da saúde.

Sempre antenada ao segmento healthy com seu exclusivo portfólio de palmilhas, a Modare Ultraconforto traz tecnologias como Soft Tech, ultramacia, com espuma de 8 mm e ponto de conforto extra na região do calcanhar, Soft Light, de solado superleve e flexível, para um caminhar suave e de baixo impacto. Já a Dry Tech absorve a umidade dos pés, deixando-os sempre secos, enquanto a Ultracomfy acomoda os pés de forma anatômica, e a Ultrasoft, feita em EVA ultramacio, garante maciez e suavidade. A Reflex Sense conta com esferas que ativam a circulação sanguínea. Já a Duo Tech reúne dois pontos de conforto, na região plantar e calcanhar. As palmilhas com ponto de reflexologia têm propriedades massageadoras e utilizam pressão em pontos plantares. O sistema Gel Tech, disposto entre a palmilha e o solado, possui micropartículas de ar comprimido que absorvem o impacto na área do calcanhar. Todos esses benefícios nos calçados recebem vantagens importantes como o forro antibacteriano e o solado antiderrapante.

Para o dia a dia, as construções abertas transformam-se em peças-chave por meio de flatforms, mules, sandálias lace up e twisted knot em saltos monobloco e estruturado, além de novidades em animal print e materiais naturais. Para produções com apelo esportivo, os chinelos com palmilhas anatômicas e com o duo cor + metalizado, juntamente com as dad sandals em lycra, são escolhas perfeitas para um visual moderno e refrescante. Os modelos flat, que abrigam tendências como o tratorado e o metalizado, encaixam-se na tendência bedcore, estética identificada por peças de estrutura relax, como o pijama em cetim ou seda, que agora transitam em produções contemporâneas e amplificam essa sensação para os compromissos diários.

Para uma silhueta neutra e funcional, várias versões de scarpins essenciais, que se destacam com saltos em mood comfy e retrô: estruturado, bloco e com estilo 70s. Completam ainda a lista de atualização do closet feminino, os modelos tricolores com tons suaves; cabedais em lycra, material com ação envolvente para os pés; e o verniz lezard, textura animal que está em evidência nessa temporada e adiciona mais refinamento para o visual. E as clássicas sapatilhas chegam com apelo fashion que aliam texturas e materiais como a napa, e inovam o mix de opções para looks puramente despojados.

E o streetwear continua no radar fashion! Dessa vez, a trend atua em grande parceria com o knit em sapatilhas, sporty slingbacks e botas, atribuindo uma identidade casual para os looks, já que o material proporciona versatilidade plena e se adapta perfeitamente ao formato dos pés, aumentando a comodidade. E merecem destaque os lançamentos em metalizado premium, com visual craquelado, para um estilo barroco soft, além dos calçados com fivelas em acabamentos especiais. Já os modelos esportivos casuais chegam com proposta para um pisar macio em construções leves com recortes e que se ajustam ao formato dos pés, espuma no calcanhar, sistema easywear com fechamento em elásticos e velcros, e opções sem cadarço, que abraçam os pés de forma envolvente.

Quando o assunto é botas, as ankle boots e as construções minimal, best-sellers da marca que fazem sucesso entre as consumidoras, chegam renovadas em detalhes como o solado tratorado e o salto pantalona. E completam o mix as opções com anabelas suaves, extremamente práticas e contemporâneas. E mais: os produtos apresentam forro termo comfy, com toque aveludado e que preserva o calor dos pés, além da palmilha supersoft com espuma ultramacia de 8 mm.

A gama cromática da nova coleção Modare Ultraconforto mostra uma moderna transição de cores que alterna entre os terrosos telha e camel; passando pelo grafite, preto, azul-marinho, e pelos tons suaves como bege, rosa, nude, off white; e chegando nas nuances revigorantes como mostarda, verde menta, pêssego e blush. E como o estilo também está nos detalhes, a moda original e atemporal da marca se encontra no charme dos laços, elásticos que facilitam o calce, além de delicadas pedrarias e tachas.

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Ferracini 24h
Tecnologia, conforto, ações com viés ecoeficiente e praticidade são as palavras-chave que definem a coleção preview 2020 da Ferracini 24h. As novidades levam a assinatura da usabilidade, englobando construções variadas que transitam nos mais amplos contextos do homem. A nova coleção Ferracini 24h ressignifica a moda e o estilo masculinos. Os lançamentos da marca têm como foco as novas demandas e necessidades do homem com produtos modernos, funcionais e com propósito. Além disso, o material empregado pela Ferracini 24h em seus calçados conta com rastreabilidade. O produto do fornecedor da marca possui selo SIF (Serviço de Inspeção Federal), que assegura a qualidade e a procedência dos itens de origem animal com destino no mercado interno e externo, trazendo mais segurança para o consumidor. Além disso, a certificação é resultado de várias etapas de fiscalização e inspeção por órgão vinculado ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e atende às legislações nacionais e internacionais.
A moda da Ferracini 24h também se destaca por seu apelo visual e a nova coleção segue quatro temas: o primeiro deles é o luxo acessível, com toda elegância descontraída de modelos como All Confort, Evidence e Jop. São botas, side gores, com elástico, derbis e loafers com detalhes e acabamentos especiais, perfeitos para um visual decisivo e estratégico. A segunda é o grafite spot, que tem modelos shoelace Tork com detalhes funcionais, como elásticos no lugar do cadarço e zíperes, e que  dão o match em visuais casual urbano. Na moda genderless, a marca trouxe as weekend boots, botas atemporais e minimalista com recortes, – com bastante aceitação nos mercados brasileiro e internacional -, que misturam refinamento, estilo descontraído e conforto exponencial. São novidades com ampla liberdade para percorrer os mais variados ambientes e dress codes. Por último, a brotherhood, com chunky sneakers com estética que remete aos anos 90 com modelos de duas tonalidades e texturizados, além de botas Aspen em degradê.

E toda a moda da Ferracini 24h é aliada com tecnologias exclusivas que auxiliam mais na absorção de impacto e na ventilação. O Float é um amortecimento, introduzido na área do salto do sapato e que proporciona sensação de bem-estar, para um caminhar macio e suave, com redução máxima de impactos. Outra vantagem é a adaptação do pé à forma do calçado. O Dry é sistema de respiro que promove a troca de calor e umidade, permitindo que os pés respirem e fiquem sempre bem secos. A válvula, presente no solado, faz com que o ar fresco entre e o quente saia, tornando a experiência de caminhar muito mais cômoda.

As nuances para essa temporada percorrem paleta que vai desde o preto, branco, off white, bege, marrom até o havana, que traz a aproximação com as cores da natureza. Outra novidade é o azul esverdeado (ciano), cor que inspira confiança e sofisticação.

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Molekinha
Nova coleção da Molekinha brinca com as descobertas e curiosidades da infância! Os calçados estimulam a recreação, a vontade de saber e criar, e o cuidado com os animais e a natureza. As meninas vão amar os materiais holográficos no cabedal dos slides ou nos detalhes dos sneakers, joggings, das sandalinhas e sapatilhas capturam a iluminação e cintilam o multicolorido que fisgam os olhos das minifashionistas. Os modelos com glitter, malha glitter e metalizados terão o poder de transportar as meninas para uma atmosfera cheia de estilo, como se estivessem na passarela. Os solados coloridos ou listrados vão tornar os lookinhos mais inusitados e autênticos. O arco-íris em glitter abre um portal encantado, trazendo alternativas de uso e de combinações: no passeio ao shopping, na escola, com as amiguinhas e mais! Já as estampas geométricas, boreal, com efeito aquarela e com gravuras fun ensinam que a visão 2D não está só na TV, nas folhas e nas aulas de artes, elas podem estar lado a lado com as mocinhas, ou melhor, nos pés! A transparência nas sandálias e flats e os solados translúcidos remetem aos sapatinhos de cristal dos contos de fadas, mas com modelos modernos do street style e conquistam as princesas urbanas.

Os esportivos casuais, sneakers e joggings abraçam os pezinhos e garantem muita comodidade ao correr, pular, se esconder e montar coreografias! Os modelos com cadarço de elástico ou com sistema de calce com velcro facilitam muito para tirar e colocar os sapatinhos, até as mamães adoram! As biker boots e ankle boots mantêm os tornozelos sempre estáveis e seguros! E as palmilhas são uma delícia – a sensação de pisar nas nuvens, que parecia ser coisa dos sonhos, já é realidade nos calçados da Molekinha! A palmilha Soft Pop tem espuma fofinha e a Flow com memória flex, além de acompanharem os movimentos, são recheadas de muita comodidade e ergonomia.

Todos os produtos tem solados naturais  enenhum deles utiliza materiais de origem animal, afinal, “a moda mais legal hoje é aquela que, além de criar looks lindos para as meninas, também transmite muito amor ao ecossistema e ajuda a preservar o futuro!”. Palavras da Leka.

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Molekinho
Molekinho convoca os meninos para seu time 2020 cheio de estilo e diversão. Os produtos da nova coleção são modernos, conectados com o universo digital da geração Alpha, ao mesmo tempo em que incentivam as atividades do mundo real, valorizando conexões humanas e significativas. Os lançamentos são referenciados por elementos que os meninos curtem demais, como o sistema easywear – design que oferece o calce fácil – além do conforto ampliado. E antes de começar esse jogo, Leko já avisa: “Os produtos Molekinho respeitam a natureza, porque são produzidos sem recursos de origem animal e não são testados em animais. E tem ainda as novidades com solado em fibra de coco, reaproveitando as sobras desse material que seria descartado”.

Modelos esportivos, que evidenciam a estética sportswear retrô, contrastam com o colorway moderno dos tênis, em cores pop, vibrantes e neon vibe, que remetem aos desenhos animados, além de estampas como a camuflada. Perfeitos para os perfis autênticos, assim como os meninos que amam a batida do break e do hip hop, adoram dançar ou criar uma rima.

Modelos em materiais como knit e EVA, e ainda fechamento em velcro, contemplam esses pequenos aventureiros com muita comodidade e leveza e são infalíveis para looks totalmente cool. Os tênis com solado translúcido, uma das grandes sensações no consumo de calçados, surgem renovados e refletem a mega trend que valoriza as emoções infantis. E os produtos “tal pai tal filho” associam moda e conforto com diferentes tecnologias.

Chuteiras, papetes (sporty sandals), slides com estampas street urban, em detalhes como elástico e materiais como o nylon, calçados com detalhe de peças montáveis e as opções com led, ambos com inspiração na robótica, segmento que vem sendo empregado na educação infantil, e que desenvolve habilidades como raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe. Molekinho oferece a melhor proteção com várias novidades relacionadas ao bem-estar: tiras macias, ponto de conforto no calcanhar e solado flexível. A nova palmilha anatômica, aplicada em sandálias, chinelos e papetes, é superconfortável e conta com design moderno. A tecnologia Fresh Tech, presente em esportivos, é um sistema com canais para circulação de ar, que permite transpiração dos pés, além de pontos de flexão para um caminhar mais macio, espuminha no calcanhar para uma dose extra de conforto.

Mcassins, sapatos com design clean e esportivo, slip ons em materiais como o linho e oxfords garantem o visual estiloso dos meninos. Na linha Baby, o visual reflete as principais tendências como os calçados esportivos em knit, botas e opções com estampas lúdicas, todos com muita segurança para acompanhar os primeiros passinhos. A cartela de cores tem khaki, branco, azul, azul-marinho, bege, off white, petróleo e preto. As diferentes variações do cinza são um dos destaques para a próxima temporada. Já as tonalidades terrosas, como o camel e marrom, representam e defendem a natureza.

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Actvitta
A casualização do conforto moveu a marca a criar calçados que oferecem alternativas de renovação dos outfits através do fitwear e healthcare! Para quem vive em constante movimento, é fundamental cercar-se de escolhas inteligentes, principalmente no que você calça, usufruindo do desempenho que a comodidade promove a qualquer momento e em qualquer lugar. A missão da Actvitta – como marca de referência para esse atual dinamismo do lifestyle – é justamente levar um respiro ao cotidiano das pessoas, inserindo moda ao contexto wellness em todas as situações. O preview da nova coleção elevou a funcionalidade do sportswear e, agora, o dress code pontuado por elementos esportivos é praticado nas mais variadas ocasiões. A desconstrução do antes rígido código de vestir segue com potência máxima, capitaneada pelo fator conforto.

Para incorporar um pouco de aventura e mudança de hábito na rotina, o mood Adventure da linha masculina tempera esportivos com uma pitada outdoor que faz fama no streetstyle e assinala os calçados com uma vibe que é pura irreverência e liberdade. Nas superfícies dos modelos, acabamentos em estampas camufladas – inspiradas na temática militar, em tonalidades terrosas como o camel, caramelo e khaki, de nuances curingas (azul-marinho, preto e cinza) e cabedais elaborados em malha e nylon tech – confirmam o comportamento contemporâneo em constante busca pelo comfy + atitude no visual.

Os modelos com detalhes coloridos nos esportivos, sandálias sporty, slides e chinelos oferecem uma alternativa bacana para criar aquele toque discreto de ousadia nos looks. Aliás, os lançamentos da próxima temporada carregam um mix de cores que contemplarão todos os gostos, já que vão dos neutros e sóbrios preto, azul-marinho e variações de cinza aos arrojados tons fluo, violeta, lilás, coral, rosa e magenta, perfeitos para criar composições solares.

Solados com detalhes multicoloridos garantem maior expressividade e autoconfiança às pisadas. Os pontos com efeito holográfico evidenciam que este anseio de se vestir de forma mais confortável e funcional está consolidado e agora, demanda modelagens com design sofisticado e mais exclusivo. Cada vez mais pedida entre os consumidores, as estampas de cobra e tigre – transitam facilmente entre todas as estações, sugerindo que é tempo de investir nessas prints que exprimem singularidade. Os padrões pixelados em degradê confirmam a forte influência do universo geek – dos games, dos e-sports e das animações cinematográficas – no sport fashion.

Promovendo o cuidado e a manutenção da saúde através do corpo em movimento, a Actvitta desenvolveu os modelos ActMax, cuja palmilha e forração são feitos de fios especiais contendo cristais bioativos que absorvem o calor da pele, retornam por meio de raios infravermelhos longos (IVL) estimulando o metabolismo celular. E mais, a marca lança também a versão sock boot / legware – modelos com cano mais longo, similares às meias, em material elástico e envolvente, referência de estilo no streetwear mundial. Já o degradê presente nos solados dos produtos ActLite, com forro e palmilha com forração EMANA – uma tecnologia que estimula a microcirculação sanguínea – e em alguns modelos da linha ActBump, com cabedal de lycra impermeável e que se adapta ao formato dos pés, sinaliza que seguir o estilo de bem com o corpo e a mente, denota muita individualidade e é a nova meta pessoal a ser batida. O componente translúcido une extremo bem-estar e conforto. A sensorialidade de estar pisando nas nuvens é oportunizada pelas cápsulas macias de gel distribuídas nesse solado de material e shape inovadores.

As palmilhas supermacias da ActMove nas sandálias sporty, slides e chinelos são executadas em EVA com propriedade de memória, permitindo que o material respeite a anatomia e volte à sua forma original, sem desgastar. Os solados antiderrapantes extremante leves intensificam a sensação de redução de cansaço e peso nas pernas, comum em dias agitados.

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PARCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO – Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.

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