Muitas novidades no setor calçadista à vista! Contagem regressiva para a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, promovida pela Merkator Feiras e Eventos, que será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS), com o objetivo de fomentação o setor de couro e calçados com os lançamentos que a indústria preparou para o Outono-Inverno 2023. A Serra Gaúcha vai bombar! Durante esses três dias serão mais de 300 expositores, o que gera em torno de 1.500 marcas lançando suas apostas em uma feira que reúne players das indústrias, varejo especializado, compradores de Norte a Sul do país e importadores. Os números apontam para uma edição histórica movimentando o mercado nacional e gerando milhões para as exportações brasileiras ao receber compradores de três continentes.
Claro, que nós do site HT, celebramos os bons ventos para o segmento! E sempre em sinergia com os novos tempos também lembramos que é tempo de repensar a sustentabilidade de uma ponta a outra da cadeia produtiva, como o Grupo Ramarim, com sede em Nova Hartz (RS), com suas marcas, Ramarim e Comfortflex. Ao longo dos seus 60 anos, a empresa conta com a produção de 50 mil pares diários e tem mais de 7 mil colaboradores nas suas quatro unidades, além de exportar para mais de 60 países. “Trabalhamos fortemente para aprimorar nossas práticas sustentáveis, e acabamos de receber o selo Diamante, certificação máxima do Programa Origem Sustentável. A cerimônia de entrega do triunfo no seu nível mais alto. Todo esse comprometimento também gerou um saldo positivo para o grupo. Ao longo do ano, a empresa economizou aproximadamente R$ 20 milhões com as boas práticas ambientais”, destaca Marçal Müller, vice-presidente da Ramarim.
“Hoje podemos dizer que 100% dos resíduos são reciclados ou reaproveitados, 52% dos resíduos são transformados em energia, e 48% são reciclados ou reaproveitados de alguma forma no processo fabril. As sobras são transformadas em novos componentes para calçados, sejam eles de couro ou material sintético. Assim, elas viram componentes como palmilhas, contrafortes, couraças, saltos e solados. Tudo isso é viabilizado por processos realizados dentro da fábrica ou por parcerias com empresas de logística reversa. O grupo também possui certificado comprovando que a energia elétrica consumida pela empresa vem de fontes de energia renovável e ainda quantifica e gerencia a redução de emissão de gases do efeito estufa e compostos orgânicos voláteis”, completa.
Entre as novidades que a marca traz para o evento, está o talk com a influenciadora Andressa Suita, na segunda-feira (dia 21), às 15h, no Auditório eMerkator Talks na Zero Grau. A empresária abordará o tema Marketing de Influência e mostrará a receita do sucesso entre marca e influenciador. Sua primeira collab com o grupo vendeu mais de 300 mil pares de calçados. “Eu estou muito feliz em estar com a Ramarim novamente. Quem conhece a minha história sabe que a marca faz parte da minha família. Minha mãe tinha uma loja de calçados e o carro chefe era a grife. O sonho dela era me ver estampada nas caixas. E não é que virou realidade essa parceria de sucesso?”, comemora.
O gerente de marketing da label, Nelson Magagnin, exalta o feliz ‘repeteco’. “Estamos muito felizes em dar continuidade à essa parceria de sucesso, que começou com duas campanhas, e agora segue com uma collab de produtos que unem moda, conforto e estilo. Observamos que a colaboração entre marca e personalidade entrega valor”, diz.
A marca aposta em tendências multifuncionais, esportivas e sazonais para o inverno 2023. “É uma moda contemporânea que apresenta um visual simples e atemporal, assim revivemos características dos anos 90 e 2000. A variedade de cores chama atenção para o Inverno da Comfortlex. Você verá vermelho, fúcsia, laranja, verde, quartzo, e tons offs também ganham espaço, como o branco, bege, merlot, marfim e aveia. Outra tendência é a monocolor com solas contrastantes, que traz um ar despojado aos looks. Texturas como pelos e lãs seguem em alta, além do verniz e brilho’, detalha Daniela Müller, assessora e porta-voz da empresa.
Com o tema ‘Love Yourself‘, a coleção chega vibrante, expressa amor, sensualidade, glamour, criatividade e atitude fazendo uma releitura dos emblemáticos anos 80, 90 e 2000. “As cores quentes estão mesmo em evidência no inverno 2023, o fúscia ou barbicore são tons pink e rosas mais escuros e chegam com tudo, já o laranja é a cor vibrante e ousada, feita para ser notada, trazendo toda a energia e criatividade para o dia a dia. E por último, mas não menos importante, o azul, uma tendência em alta no mercado, que vem ganhando espaço nas passarelas trazendo toda pureza e o brilho para seus looks”, pontua Daniela.
Política interna de Meio Ambiente
O Grupo Ramarim desenvolveu um Programa de Educação Ambiental, com o intuito de conscientizar e sensibilizar seus colaboradores quanto aos aspectos relativos ao meio ambiente. O desenvolvimento do PEA tem como premissa sensibilizar os colaboradores quanto às questões de preservação e conservação da natureza, contribuindo para uma melhoria no nível de conscientização e de atuação desses indivíduos em relação ao seu ambiente de trabalho e seu processo produtivo.
A empresa desenvolve projetos de cunho ambiental junto a seus fornecedores e parceiros, visando a sustentabilidade do negócio, promovendo a reutilização de resíduos para reutilização no processo produtivo. Compromissos com o meio ambiente até 2024 compensar 100% de emissões de CO2. Até 2026 utilizar 100% da captação de água da chuva no ambiente interno.
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