Zero Grau: o mix do retrô +streetwear +sportwear +futuristo nas inspirações dos calçados lançados na feira calçadista


No topo do cardápio do que conferimos no Serra Park, em Gramado (RS), os tratorados, flats, papetes, sandálias com salto bloco, os atemporais mocassins, as botas metalizadas e no estilo western, o clássico scarpin e as releituras de animal print. Com a versatilidade e o comfy dando o tom. Nas linhas infantis, o lúdico, a Copa do Mundo para os pequenos, a inclusão e estilo, claro. Nos calçados masculinos, os siders, e a tecnologia em alta potência dos tênis, mas com pegada sustentável. Afinal, tem trend para todos!

Zero Grau: Todos os holofotes para a geração de negócios e internacionalização da indústria calçadista brasileira

Além de mergulhar nos destaques da indústria calçadista no Brasil através da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, referência da economia ativa do setor, promovida pela Merkator Feiras e Eventos, pinçamos inspirações e apostas para o Outono-Inverno 2023 de algumas das marcas expositoras do evento. Sentimos muito, como tenho apontado, as referências da estética Y2K (year 2000 ou, em português, ano 2000). As criações vêm em sinergia com o momento power da geração zennial, que ama o mix retrô +streetwear +sportwear +futuristo de movimentos que imprimiram identidade em 2000 com muitas cores vibrantes.

Outra proposta das marcas que conferimos de perto no Serra Park, em Gramado (RS), foram as versões das botas que amamos. No topo do cardápio, as esterns, coturnos e a over the knee estão com tudo! Assim como os tratorados, flats, papetes, sandálias com salto bloco, os atemporais mocassins, o clássico scarpin e as releituras de animal print. Com a versatilidade e o comfy dando o tom, claro. Nas linhas infantis, liberdade e leveza! Muita ludicidade nos modelos para os pequenos com ênfase em cartelas cromáticas atrativas e que despertam sentimentos positivos, em cores como lilás e lilás holográfico, assim como tonalidades intensas, em uma aquarela que mescla o pop com o retrô, além de nuances com tons pastel, camel, azul, metalizado e dourado. E nos calçados masculinos, modelos de siders, sapatos sociais e casuais e tênis. Afinal, tem trend para todos!

Pipper

Fundada em 1985, em Franca, no interior de São Paulo, berço da indústria calçadista masculina no Brasil, a Pipper é uma marca de referência em calçados comfy para o público masculino. A marca tem o design e a tecnologia de conforto como principal fonte de inspiração para a criação dos seus modelos. Movida por um estruturado e audacioso plano de branding, busca aumentar ainda mais o seu prestígio entre as marcas que definem a moda masculina no país. Para isso, fazem uma gestão de marca essencialmente orientada para o conforto dos pés dos homens, o que garante ser referência no Brasil deste tipo de calçado para o público masculino. Entre as apostas da grife no Outono-Inverno: as botas, tênis, sapatos casuais e sociais. 

A Pipper, referência em moda masculina, apresentou seus modelos na Zero Grau (Divulgação)

A Pipper, referência em moda masculina, apresentou seus modelos na Zero Grau (Divulgação)

A Pipper como uma empresa responsável socialmente apoia o Instituto Pró-Criança que tem como objetivo mobilizar, envolver, articular, organizar e viabilizar ações que tenham como foco promover a educação e combater o trabalho infantil no município de Franca, promovendo a educação e proteção à criança, auxiliando na consolidação de um futuro melhor. A implantação do Selo de Qualidade Social Empresarial, hoje reconhecido internacionalmente, atestando que a empresa não faz uso de mão de obra infantil, nas caixas de sapato e também nas caixas coletivas para exportação. Este uso é franqueado às Indústrias Associadas, que são auditadas bimestralmente.

Modelo exclusivo Pipper, marca referência em moda masculina (Divulgação)

Modelo exclusivo Pipper, marca referência em moda masculina (Divulgação)

Ferracini 24h

Em sua coleção, a Ferracini 24h se inspirou na fusão dos universos físico e digital, pela diversidade e definição de espaço que vai além das fronteiras, priorizando experiências inovadoras. Temas que moldarão a sociedade, meio ambiente, indústria e a criatividade, e que influenciarão o consumo em 2025 (WGSN), e a marca já antecipa essa movimentação para o estilo masculino. Uma das temáticas é o Buy Better (Comprando Bem e Melhor), que atende aos consumidores mais exigentes e conscientes, que procuram se informar sobre a origem e o processo de produção. A marca apresenta esse conceito no couro com certificação internacional de rastreabilidade, embalagens ecobox, além de linhas sustentáveis, com composição reciclável e biodegradável.

Ferracini 24h antecipa experiências inovadoras para o visual masculino (Divulgação)

Ferracini 24h antecipa experiências inovadoras para o visual masculino (Divulgação)

Aqui o clássico é desconstruído, trazendo ampla gama de materiais e tecnologias, das linhas Texas, Spot e Cincy, construções que se destacam com o design arredondado e solados diferenciados, com sola mais elevada e detalhes tratorados. Tem ainda a Commander, que reúne novidades em combat boots, com o apelo visual de fivelas e o mix de materiais. Já o tema Mr. On The Road (Homem na Estrada) é direcionado por silhuetas híbridas, inspiradas em activewear, perfeita para homens com uma rotina mais flexível, como viajantes e profissionais remotos. Aqui o dress code alinhado predomina, repleto de bem-estar e referências loungewear para uso externo. Cores e elementos estratégicos conferem às novidades status de desempenho sofisticado. Em sintonia com a alta demanda por uma moda versátil, a Ferracini 24h conjuga conforto e estilo multifuncional e desenvolveu as linhas Vyper – sneaker em knit (malha tridimensional de altíssima qualidade) na companhia da cápsula de conforto no solado, espuma extra no calcanhar e muita leveza. Os shapes dos calçados evidenciam recortes que valorizam o design, além de impressões no cabedal que remetem aos pixels.

Completam essa inspiração os modelos Space – com calce fácil, solado com elevação sutil, cadarços que assumem nova função, além da malha que proporciona experiência única de sensorialidade, já que se adapta de acordo com cada anatomia. Modelos casuais esportivos e slip ons compõem a linha Ártico, chamando atenção com a aparência atualizada, tecnologia de conforto no solado, além da presença do elástico. A label ainda apostou no O2 (Outstanding Outdoor – Vida Externa em Relevância), providenciando shapes que conjugam elementos do casual, sofisticado e atributos do sportwear, sugerindo amplitude de estilos, influenciada pela redefinição da alfaiataria, mais descontraída e versátil. Com design modular, os produtos são funcionais e têm diferentes configurações de uso. A Fielder é bota com referência na estética wallabee, com solado moderno (flatform) e tecnologia Fly (mais resistência e leveza ao caminhar). O Galaxy é sapato com solado tratorado diferenciado (serrilhado), com bico redondo, apelo casual inteligente e influência do utilitarismo, que vem dominando o outfit masculino. A inovação também desembarca na nova cartela cromática da Ferracini 24h. E isso está presente em cores atemporais como branco, preto, azul-marinho, tonalidades terrosas (marrom, camel, havana), cinza, off-white, além de tonalidades vibrantes como o neon.

A inovação da Ferracini 24h esteve na Zero Grau (Divulgação)

A inovação da Ferracini 24h esteve na Zero Grau (Divulgação)

Kolosh

A label traz muito brilho, metalizados e aplicações de zíperes, que já são sua marca registrada. Os volumes, que dão ar fofinho aos modelos de tênis, vêm em desenhos renovados para proporcionar ainda mais comodidade. Os atributos de tecnologia seguem como prioridade. Com facilidade no calce, solados com máxima leveza e palmilhas inteligentes que se moldam ao formato dos pés. A inovação não pára, e a prova disso é o lançamento Hexa+, um novo solado com design inovador, feito para promover mais absorção de impacto e distribuição do peso na caminhada. A esportividade está no DNA Kolosh. A nova linha Adventure é ideal para acompanhar os consumidores nos desafios outdoor e no dia a dia. Os lançamentos da nova coleção trazem o melhor do Sportstyle e do visual urbano em looks femininos, masculinos e infantis com mais estilo e leveza.

Kolosh lança coleção inspirada no melhor do Sportstyle (Divulgação)

Kolosh lança coleção inspirada no melhor do Sportstyle (Divulgação)

A Kolosh faz parte do Universo Dakota, que é uma organização dedicada à criação e fabricação de calçados, e iniciou seus trabalhos no mercado em 1976. Mais do que calçados, a empresa pretende produzir qualidade de vida, através do compromisso com a ética, da valorização dos seus 12 mil colaboradores e das práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável em respeito ao meio ambiente. Coerência é tudo, não é?

Kolosh lança coleção inspirada no melhor do Sportstyle

Quiz

Atuando no Mercado há mais de 45 anos, Calçados Sandra conquistou grande afinidade e reconhecimento no setor calçadista através de suas marcas Quiz e Vivaice, que priorizam a qualidade e a pluralidade de estilos. Para a empresa, a moda pede democratização e é exatamente isso que tenta traduzir em suas criações. Os mocassins ou loafers, como também são chamados, são destaque na coleção. Além se serem muito práticos, são versáteis e combinam com todo tipo de composição.

O loafer da Quiz é uma das grandes apostas da marca para o Outono-Inverno 23 (Divulgação)

O loafer da Quiz é uma das grandes apostas da marca para o Outono-Inverno 23 (Divulgação)

Como já comentamos por aqui, as botas no estilo coturno sempre são as preferidas das coleções de inverno e também estarão na Quiz. O charme deste modelo está na sola, que geralmente é mais grossa, tratorada em um material semelhante à borracha, deixando esse tipo de calçado muito confortável. O cano pode ser curto, na altura dos tornozelos ou médio, até o meio da canela. Outra super aposta é o estilo Western. Essa tendência está voltando com força total. Hello, cowboys e cowgirls!

Klin 

A Klin Calçados Infantis propôs a interação com as crianças por meio do toque afetivo, do crescimento saudável, do convívio social e da inclusão. Os calçados foram produzidos atendendo à necessidade de cada fase da vida das crianças e desenvolvidos com tecnologias que permitem estimular o lúdico e a inclusão social. Para a temporada mais fria, além dos produtos tradicionais e aperfeiçoados para os pequenos, a novidade é o Klin Sensorial, tênis para os babies descobrirem o mundo através do tato, por meio de texturas macias, ásperas, quentinhas e confortáveis na ponta do pé. Além de terem segurança e conforto, o tênis anatômico permite ao bebê brincar e se divertir com os sentidos. Outro grande destaque da coleção é a inclusão. A marca produziu tênis que identificam as cores pelos nomes. A ideia é fazer com que as crianças daltônicas se sintam representadas e abraçadas em seu desenvolvimento. Além das cores, os calçados trazem o nome de cada uma em inglês, auxiliando os pequenos na construção de um mundo melhor, mais acessível e social.

A Klin, marca infantil, apresentou coleção comfy e inclusiva na Zero Grau (Divulgação)

A Klin, marca infantil, apresentou coleção comfy e inclusiva na Zero Grau (Divulgação)

Pensando no futuro e em conectar as crianças com as tecnologias do mundo, a inovação também está presente na linha Klin Tattoo. Os tênis e coturnos dessa linha são acompanhados por duas cartelas de figurinhas de tatuagens exclusivas, uma brilha no escuro e a outra muda de cor em contato com a luz do sol. Kids just wanna have fun! Já na linha de impermeáveis, uma bota superestilosa, e a marca também traz a inovação no modelo 2 em 1 com novas cores, em que as crianças podem usar o mesmo tênis como quiserem, pois tem uma capa feita de materiais hidrorrepelentes que impede a passagem da água. De fácil aplicação, a capa pode ser colocada ou tirada do calçado por meio do zíper. E a brincadeira se completa com o modelo Surprise, agora com a versão cano alto também. O calçado é coberto com um tecido branco, que pode ser rasgado, conforme a vontade da criança. A diversão está em descobrir qual cor está por baixo do branco. A praticidade está em usar o modelo original ou mudá-lo quando desejar rasgando suas partes.

A Klin apresentou sua nova coleção na Zero Grau (Divulgação)

A Klin apresentou sua nova coleção na Zero Grau (Divulgação)

A proposta da empresa também está focada na natureza e no incentivo de sua conservação. Além de entender que a criança deve brincar e se divertir em cada uma de suas fases, a Klin compreende que o desenvolvimento dela deve ser atribuído com o seu crescimento saudável, que envolve o mundo ao seu redor. Por isso, ao criar produtos que estimulam o lúdico, também promove o entendimento do termo ‘eco friendly’ aos pequenos com os modelos Eco Klin. A linha Freestyle é um dos modelos. Seu tênis é produzido com lona, a partir da reciclagem de garrafas pets e retalhos têxteis, que reduzem o impacto ambiental. A palmilha é feita de materiais reciclados, com aplicação de tecnologias que a deixam supermacia. As tags sementes, que acompanham o modelo, agora trazem novas opções de sementes, como rúcula, cenoura ou cravo. A ideia é a criança plantar a tag, feita de papel reciclado, sem saber o que plantou, descobrindo o tipo de planta apenas quando ela crescer. Marca com propósito é tudo de bom!

Alliance Shoes

A marca preparou uma coleção com leque de cores diversificado e produtos com design criativo para as crianças, desenvolvidos baseados em muitas pesquisas, respeitando todos os cuidados que o pé de uma criança necessita para seu desenvolvimento.​ O pensamento por trás das criações é: “as mãos que hoje produzem, calçarão os pés que serão o futuro de nossa geração”. Por isso a empresa reafirmou na feira o compromisso com a qualidade, o design adequado, as matérias-primas em conformidade com o exigido para garantir o calçar dos pequenos. E também com o estilo e as principais apostas para a estação, claro.

A Aliance Shoes mostra seus modelos para os pequenos na Zero Grau (Divulgação)

A Aliance Shoes mostra seus modelos para os pequenos na Zero Grau (Divulgação)

A grife nasceu de um grupo formado por 12 empresas da cidade de Birigui em 2020. A ideia foi a união em torno de um objetivo comum criando uma marca única, já que os empresários entenderam que podiam superar dificuldades e gerar benefícios a todos os envolvidos. A associação que representa as empresas do Polo calçadista de Birigui, hoje reconhecida como a “Capital Brasileira do Calçado Infantil”, deseja elevar a união e a competividade das suas empresas, além de criar uma forma de aumentar a geração de emprego e a renda da comunidade, focando no incremento da gestão para garantir sustentabilidade.

A Aliance Shoes nasceu de um grupo formado por 12 empresas da cidade de Birigui em 2020 (Divulgação)

A Aliance Shoes nasceu de um grupo formado por 12 empresas da cidade de Birigui em 2020 (Divulgação)