Está aberta a temporada de apostas e novidades no setor calçadista para o Outono-Inverno 2023! E nós, do Site HT, aterrissamos na Serra Gaúcha, para acompanhar de perto mais uma edição da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, referência da economia ativa do setor, promovida pela Merkator Feiras e Eventos, que reunirá players das indústrias, marcas brasileiras, varejo especializado e compradores internacionais para negócios e troca de experiências, entre os dias 21 e 23, no Serra Park, em Gramado (RS). Durante esses três dias quem passar por lá vai ter acesso a mais de 300 expositores dos setores calçadistas e de acessórios, o que se traduz em aproximadamente 1.500 marcas, lançando suas coleções no evento reúne lojistas, importadores e personagens da moda de todo o Brasil. Esta edição já promete ser umas das maiores feitas até hoje!
Para adiantar o que será visto em Gramado nos próximos dias, vamos apresentar algumas referências e propostas que guiaram as coleções, com modelos para todos os gostos, situações e para todes usarem. Afinal, a pluralidade de estilos sempre foi característica marcante do evento que integra o calendário dos principais encontros calçadistas da América Latina. Só vem, Zero Grau!
Suzani Bissoli
Criado para tentar minimizar os danos causados pelas práticas da indústria da moda – a segunda mais poluente no mundo, atrás apenas da petrolífera – o slow fashion, conceito que abrange um consumo mais consciente e a prática da economia circular, aumenta o ciclo de vida das peças, e também gira os esforços criativos para uma moda com um ar mais contemporâneo, como no caso da label Suzani Bissoli que está entre os expositores. “Mesmo com uma coleção tendência, trabalhamos muito uma persona na marca em cima da pegada slow fashion, abusando de macrotendências mais atemporais, com um uso mais consciente”, diz Mariza Dias, estilista e diretora criativa da grife.
Entre os modelos que exaltam o feminino plural e a versatilidade, podemos ver texturas em verniz, aplicação em cristais, o marmorizado com proposta de estampa minimalista e fashion, westerns boots, coturnos, os specchios, muito glam, e o trend dos anos 2000, uma aposta do Outono-Inverno, com criação em jeans, e o estilo denim em evidência. “Conforto, qualidade e elegância são algumas das características que se destacam nos modelos da marca”, pontua.
“Apostamos em algumas macrotendências que já vêm se confirmando através de outras coleções, como brilhos e metalizados. São tendências que já fazem parte do DNA da marca. Investimos na transparência e glamour, mas sempre em cima da nossa persona brasileira”, declarou Mariza Dias.
Picadilly
Para a temporada, muito conforto, tecnologia e estilo. Esse é o mood da coleção de Outono-Inverno 23 da Picadilly. Os lançamentos seguem as principais tendências das próximas estações, como o mocassim, calçados com brilhos, botas western e os tênis retrô. Além disso, linhas que garantem conforto extremo aos pés ganham destaques nessa coleção, como a Maxi, que conta com uma exclusiva manta de biofibra localizada abaixo de suas palmilhas, a qual é responsável por transformar o calor do próprio corpo em raios infravermelhos longos que melhoram a microcirculação sanguínea; a Energy, que tem com um sistema exclusivo de imãs que transforma impacto em vibrações; a Marshmallow, sucesso de vendas da marca e já possui as versões slide, flip-flop e sandália; a Hello Fascite, ideal para mulheres que sofrem com desconfortos causados pela fascite plantar; e a Hello Esporão, que possui tecnologia que previne as dores causadas pelo esporão, inflamação que surge no calcanhar devido ao crescimento anormal de uma calcificação no osso do calcâneo, trazendo desconforto. Mais comfy impossível, baby!
Com os novos modelos, a marca pretende evidenciar o propósito de encorajar a mulher na sua caminhada, apresentando calçados que proporcionam conforto, bem-estar e autoestima, alinhados com as tendências apresentadas nas principais passarelas do mundo e que vão bombar em 2023. Entre as apostas, a label traz botas western, que são caracterizadas por terem um salto quadrado e cano alongado, fazendo referência ao estilo cowboy; mocassim, o famoso sapato clássico e que foi criado pelos índios americanos com o intuito de proteger os pés e, ainda assim ter a sensação de estar sentindo o chão; tênis branco retrô, que se tornaram opções coringas e atemporais no mundo da moda; além dos calçados com brilho, que vieram da trend night luxe.
“Para ter coragem, confiança e disposição para realizar suas atividades e enfrentar os desafios da caminhada, é preciso estar confortável e feliz consigo mesma. Por isso, potencializamos ainda mais a essência da marca nesta coleção e trouxemos calçados que são ótimos aliados para ajudar na segurança, bem-estar e autoestima, fazendo com que as mulheres se sintam encorajadas para serem e realizarem tudo que elas quiserem, sempre com muita modernidade e elegância”, comenta Ana Carolina Grings, Vice-Presidente e Diretora de Produto da Picadilly, presente no mercado há mais de 67 anos.
Variettá
Também com inspiração nas grandes passarelas de moda do mundo, a coleção Inverno 2023 da Variettá incorpora um mix de tendências em seus novos modelos. Ornamentos como franjas em strass e pedrarias são o destaque dessa coleção, em bolsas e sapatos. A estética western também vem com tudo. “Fizemos uma releitura e aprimoramos os modelos com muito brilho, o que faz parte do nosso DNA. As botas em stretch continuam sendo as ‘queridinhas’ da estação, com seus canos longos ou curtos, saltos dos mais diversos tipos; assim como as botas com cano tipo slouchy, que vem com tudo para essa temporada e vai garantir um charme boho ao look”, diz Fernanda Barros, coordenadora de comunicação.
Outra aposta da marca são os tratorados. “Já sabemos que a sola tratorada + ankle boot garantem uma combinação perfeita e nós não ficaríamos de fora dessa tendência. Em nossa coleção você vai encontrar do modelo mais básico ao mais sofisticado e para dar cor e brilho. Aprimoramos nossa cartela de materiais com texturas e brilhos. Além disso desenvolvemos estampas e cores exclusivas”, anuncia.
Bottero
Fundada em 1985, a Bottero desenvolveu uma coleção que investe na multiplicidade de gostos. Entre as peças, destacam-se as botas de variados estilos, bicos e saltos. A marca trabalhou com diversas macrotendências. “Destacamos a NeoGrunge – com seus coturnos de solados mais robustos, cores escuras, total black, loafers com bridões de solados chunky, entre outros; a Cool School, com loafers mais delicados, sapatilhas e mary janes; e a Boho Touch – em que vemos desde botas até sapatos delicados, com cores leves, tons terrosos, estampas animalier e botas de estilo western. Temos ainda uma coleção de sandálias para as regiões mais quentes – desde saltos baixos até as maxi alturas – e uma coleção de tênis, trazendo elementos mais esportivos para a coleção”, detalha Sheila Kauer e a responsável pelo marketing da grife, sobre os modelos vistos na Zero Grau.
Zareia
Focada na esperança, a Zareia, marca fundada em 2012 a partir do sonho de produzir calçados e artigos para o público feminino que tivessem em seu DNA informação, personalidade e preço justo, leva essa expertise para a Zero Grau através da nova coleção, ‘Ousadia’. “Trouxemos em nosso design o frescor da nova vida pós pandemia, nas cores, formatos e texturas. Apresentamos peças confortáveis e versáteis, prática e capazes de manter o conforto por um longo tempo de uso. Investimos na combinação de formas que trazem descontração e autenticidade. Damos destaque nas cores e suas combinações que vão dos tons leves e aconchegantes aos intensos e coloridos ressaltando a jovialidade e a nossa vontade de viver. A junção de nossas inspirações resultou em uma coleção histórica. Com peças únicas e potentes, prontas para exaltar a beleza de nossas mulheres e ajudá-las a alcançarem seus objetivos”, conta Sidália Ferreira, diretora comercial e sócia-fundadora da grife.
E celebra a história da empresa que promete brilhar na feira: “Mais que uma marca, criamos um modelo de negócio onde nossos valores pudessem ser transmitidos em nossas peças. A começar pela escolha do nome da marca. Zareia é o nome do vilarejo no interior de Minas Gerais em que os sócios fundadores nasceram e foram criados, continuar e expandir os valores lá aprendidos e vividos passou a ser nossa missão. Somos um time formado de 80% mulheres na produção, administração e criação. Temos por meta levar a outras mulheres, assim como nós, a beleza se ser exatamente quem são”.
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