Moda & Beleza

Transformação, transgressão, transição: SPFWTRANS42 movimenta o calendário da moda com apresentações por toda São Paulo

Com fôlego renovado, a São Paulo Fashion Week chega à 42ª edição com uma programação variada, repleta de desfiles, exposições de fotografia e talk shows sobre o cenário da moda atual

Publicado em 22/10/2016 | Por Heloisa Tolipan

* Por Marcos Eduardo Altoé

foto-hotsite

Divulgação/FFW

A partir de domingo, os olhos coloridos do mundo fashion se voltam mais uma vez para o Brasil. Após uma rica temporada internacional, em Nova York, Londres, Milão e Paris, eis que chega a vez de São Paulo mostrar a que veio na 42ª edição do maior evento de moda e tendências da América Latina. Entre os dias 23 e 28 de outubro, a capital paulistana retoma as rédeas deste cenário com a SPFWTRANS42, que ocupará toda a cidade com mais da metade das apresentações distribuída em vários locais estratégicos da metrópole, além do tradicional Parque do Ibirapuera.

Primeira “fashion week” no Brasil a adotar o sistema see now, buy now, último grito do varejo internacional de moda, o evento segue à risca a cartilha de mudanças deste novo século, abraçando novos desafios, sistemáticas e oportunidades. É tanto que o prefixo trans foi incluído no nome para reforçar justamente a ideia de transformação, característica que segundo os organizadores será a marca dessa edição. O line-up reúne 26 marcas em sua programação, e apresenta quatro estreantes: Lab, Just Kids, Experimento Nohda e Memo E+.

ESTREANTES

O rapper Emicida e seu irmão, Fióti, apresentam a Lab fazendo barulho na tarde desta segunda-feira, dia 24. Com a direção criativa de João Pimenta, o braço fashion do selo/gravadora Laborário Fantasma, fundado pela dupla em 2009, promete causar com a coleção Yasuke. A marca investe, inclusive, em uma pré-venda exclusiva da nova coleção em seu site após o desfile. Outra estréia aguardada pelos fashionistas é a da Just Kids, projeto das talentosas estilistas Juliana Jabour e Karen Fuke (ex-Triton), que vai ocupar a multimarcas Cartel 011, em Pinheiros no dia 27 (quinta-feira) com uma aguardada apresentação-cápsula. Enquanto isso, Pat Bo, Apartamento 03 e Lucas Magalhães assinam o projeto colaborativo Experimento Nohda, que desfila sua coleção na terça-feira, 25, enquanto Lolitta recebe a Memo E+ para uma participação especial em seu desfile, no mesmo dia.

lab_divulgacao_eric-ruiz

Divulgação/Eric Ruiz

PROGRAMAÇÃO PARALELA

O evento, no entanto, vai muito além dos desfiles. A São Paulo Fashion Week apresenta as exposições “Lino + Miro – A construção da imagem” , resultado da collab entre o estilista Lino Villaventura e o fotógrafo Miro, e “Essência”, ensaio com fotografias de Rodrigo Bueno. Com uma programação multidisciplinar, o o projeto “Fio da Meada” celebra o aniversário do Shopping Iguatemi São Paulo dentro da agenda oficial da SPFW, e contará com uma bateria de palestras, workshops e bate-papos, com presença confirmada de grandes nomes nacionais e internacionais do cenário de moda, varejo e consumo. Entre os confirmados, Suzy Menkes, o artista Vik Muniz, o diretor de arte Giovanni Bianco, e o jornalista Hamish Bowles.

ABERTURA SEE NOW BUY NOW

A carioquíssima Animale, que comemora 25 anos, abre o calendário de eventos logo neste domingo, dia 23, com uma apresentação off-bienal, na Tower Bridge Corporate. Sob a direção criativa de Vitorino Campos, a marca elegeu como inspiração a região de Springs, reduto artístico dos Hamptons conhecido como berço do movimento expressionista abstrato, pinçando referências que vão de Jackson Pollock a Andy Warhol. A coleção segue o mesmo conceito do evento, adotando o see now, buy now: os looks chegam à loja conceito da Oscar Freire no dia seguinte, logo após cruzarem a passarela.

Confira a programação completa.

23.10 DOMINGO
17h Animale

24.10 SEGUNDA
10h30 A La Garçonne
11h30 Reinaldo Lourenço
17h30 Patricia Viera
19h30 Lab

25.10 TERÇA
10h Fernanda Yamamoto
11h30 Lolitta
14h30 Experimento Nohda
17h30 Abrand
19h30 Lilly Sarti

26.10 QUARTA
10h Iódice
12h30 Água de Coco
14h30 Ronaldo Fraga
17h Vitorino Campos
18h30 Amir Slama
20h Osklen

27.10 QUINTA
12h20 Gloria Coelho
13h30 Vix
17h Just Kids
18h Samuel Cirnansck
19h30 Ratier
20h30 Helô Rocha

28.10 SEXTA
17h30 Cotton Project
19h João Pimenta
20h30 Coca Cola Jeans

Pesquisas relacionadas