Batido o martelo: os jeans Zoomp vão voltar a ocupar lugar de destaque no mercado fashion. Isso porque o grupo K2, de Valéria Hiar, que tem sob o guarda-chuva o grupo Cavalera, do marido, Alberto Hiar, comprou a marca e, agora, vem sondando estilistas para assinar a direção criativa, inclusive Renato Kherlakian, fundador da grife famosa pelo logotipo do raio amarelo e que foi ícone de denim no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, com mais de 800 funcionários, 84 endereços no Brasil e presença em mais de 10 países. Valéria Hiar, que atualmente assina a curadoria da linha premium de acessórios femininos da Cavalera, já havia nos contado que tem o mundo como inspiração de trabalho e vida. Sobre as suas ideias para a Cavalera, por exemplo, ela comentou com HT: “A ideia da linha premium, surgiu em uma viagem que Alberto e eu fizemos e nos encantamos com tantos materiais e formas. Começamos a pensar e idealizar acessórios que poderiam compor a marca Cavalera”. Provando que sair pelo mundo com as malas é essencial para aguçar a criatividade, ela acrescentou: “Em cada lugar conhecemos a cultura, as tradições e, dentro destes universos únicos, nossos olhares permeiam a riqueza de cada detalhe. É muito prazeroso quando você faz de uma viagem de trabalho uma nova perspectiva”. Certeza de pura inspiração surgindo.
Voltando aos negócios: A negociação de compra durou um ano e a Zoomp apresentará a primeira coleção em outubro. As peças, que devem chegar às lojas em fevereiro do ano que vem, preservarão o espírito jovem pelo qual a etiqueta ganhou fama. Fundada em 1974 com o objetivo de transformar o jeans em artigo de moda para jovens descolados, a Zoomp influenciou decisivamente a trajetória fashion brasileira. A marca, considerada de vanguarda, foi responsável pela popularização de jeanswear no Brasil e se transformou em uma potência na área com momentos de experimentação como o lançamento do jeans lavado, que causou comoção no mundo da moda e é ícone até hoje. O corte, pensado especialmente para as brasileiras, ganhou fama por sua sofisticação e o raio amarelo logo se tornou um símbolo de status cobiçado entre uma seleta clientela que usava os jeans e criava identidade divulgando a grife.
A primeira coleção, lançada em 1979, foi batizada de “Sexy Jeans” e apresentada de forma inusitada, dentro do Sandália de Prata, uma casa de samba em São Paulo. Na época, as 900 pessoas da plateia se juntaram para assistir o primeiro grande desfile fora das passarelas. A partir daí, a Zoomp dominou o mercado e implantou um novo conceito dentro das lojas, transformando-as em comunicadoras. Com projeto arquitetônico de Sig Bergamin e cenografias de Cristina de Sá, o ponto de venda deu ainda mais personalidade para a marca. Em 90, com a abertura do mercado aos produtos importados, a Zoomp se viu obrigada a se reinventar: com sucesso. Lançou a marca Zapping, inspirada no streetwear, e continuou a ser cobiçada pelos jovens mais descolados.
No entanto, em 2006, a Zoomp foi comprada pelo grupo Identidade Moda, que teve falência declarada. A parti daí, a grife ficou nas mãos da gestora de fundo de crédito Global Capital e, mesmo com a pequena rede de dez lojas, manteve a média histórica e vendeu mais de um milhão de calças só em 2009. Agora, com a aquisição pelo grupo K2, a Zoomp se torna novamente foco dos holofotes da moda e promete recuperar seu prestígio – que contava com campanhas publicitárias de peso com participação de famosas como Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Fernanda Tavares, Ana Cláudia Michels, Jeiza Chiminnazo, Eva Herzigova e tantas outras.
A compra da Zoomp só inclui os direitos da marca e a equipe ainda está sendo montada, mas nós, de HT, já apostamos fortemente no sucesso.
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