Fim de tarde no Rio, à beira da piscina do Copacabana Palace e a 30 dias da cerimônia de abertura das Olimpíadas na cidade. Esse foi o clima escolhido para o lançamento dos novos modelos da marca de relógios suíça Swatch inspirados no lifestyle brasileiro. Além dos tradicionais produtos com qualidade europeia, a Swatch também apresentou uma inovação: em parceria com a Visa, Brasil Pré Pagos e com a tecnologia desenvolvida pela Oberthur Technologies, a partir deste mês, chegam às lojas o Bellamy, o novo relógio-cartão. Então vamos às explicações: sabe os tradicionais cartões de plástico que, de vez em quando dão problema no chip? Esqueça, caro leitor. Agora, nós poderemos pagar nossas compras com o Swatch Bellamy. Basta entrar no site da Brasil Pré Pagos, carregar o relógio com um valor até R$ 4 mil e, na hora de pagar em um dos dois milhões e meio de terminais pelo mundo, só precisamos encostar o relógio e: transação aprovada. Sim, só isso! Os novos modelos da marca suíça vêm com um microchip e, através de uma antena NFC (Near Field Communications), procede todas as informações e efetua o pagamento. Incrível, né?
Claro que, assim como toda novidade, a gente se pergunta sobre a segurança do dispositivo. Mas, em entrevista ao HT, o vice-presidente de produtos da Visa, Percival Jatobá, garantiu que é super seguro. Como nos contou, nas compras acima de R$ 50,00 será solicitado ao cliente uma senha para autorizar a compra. E, além disso, visualmente, o relógio é parecido com tantos outros. Então, não será possível identificar que é um Swatch Bellamy, ou seja, seu cartão em uma nova forma. “A gente percebe que as pessoas não precisam mais sair com um cartão de plástico. Elas querem ter liberdade e poder utilizar em determinados e variados tipos de ambiente outros devices. O Bellamy é revolucionário porque, acima de tudo, nós estamos empoderando nossos clientes com diversas formas de pagamento. Ou seja, não é o cliente que precisa se adequar àquilo que a Visa ou a Swatch querem. Pelo contrário, o cliente precisa ter a liberdade de escolher o que mais lhe agrada. Algumas pessoas que vão continuar preferindo usar o cartão tradicional, mas outras vão passar a usar o relógio. Eu acho que a revolução vem em prol dos clientes para uma liberdade maior de utilização”, esclareceu Jatobá que destacou que o “aculturamento dos lojistas e clientes” será a maior dificuldade em todo o processo que demorou cerca de um ano para ser concluído.
Ah, e lembra que adiantamos que as novidades da Swatch foram inspiradas no nosso país. Pois bem, fomos conferir como o diretor artístico da marca suíça, Carlo Giordanetti, traduziu o nosso jeitinho nos relógios. “Basicamente, eu olhei para as Olimpíadas do Rio como uma oportunidade de desenvolver modelos inspirados no Brasil. Quando a gente começou a pensar e fazer os outros sonharem com o que seria o Brasil, apareceram os conceitos de natureza, cores e vida boa. E foi isso o que eu tentei traduzir nessa coleção. Nós temos o relógio “Carmen Miranda” que, para os europeus, representa os dias de ouro do país e a imagem de um lugar legal e interessante. Outro modelo que lançamos é o “Caipirinha”, que é um ícone daqui. Foi realmente muito divertido olhar para esses elementos e fazer um balanço disso tudo em uma coleção olímpica”, explicou.
Mas, quando chegou em solo carioca, Giordanetti nos confessou que poderia ter ido além nos designes dos novos Swatches. Segundo a visão do diretor artístico, nós brasileiros temos um estado de espírito muito forte. “Quando eu cheguei aqui, percebi que as pessoas são muito poderosas na atitude e no jeito. Então, agora, eu talvez fizesse uma nova coleção com mais poder”, ousou.
Está achando bom? Nós ainda colocamos você, leitor, por dentro de mais uma novidade. O verão pode até estar longe, mas, como precisamos cuidar sempre do nosso corpo e da nossa saúde durante o ano todo, a marca suíça também lançou o Swatch Touch Zero Two. Esse novo produto possui um conjunto de funções integradas que auxiliam o usuário na rotina diária e nas atividades físicas. Funciona assim: com o sistema Activity, o cliente pode controlar os níveis de gasto de energia durante o dia – e compará-las com os dados anteriores –, contar os passos que deu desde a hora que levantou da cama e medir a quantidade de calorias gastas nas últimas 24h. Já com a função Fan, você pode medir o seu nível de torcida em algum evento. Desse modo, o Swatch Touch Zero Two conta quantas “olas” e aplausos o torcedor deu durante um jogo, por exemplo. Ah, e claro: o modo Timing. Além de marcar a hora, função básica de um relógio, o usuário também poderá visualizar a data e utilizar o cronometro, timer e alarme. Ufa, quantos recursos!
Relógio revolucionário que funciona como cartão de débito, modelos com designes inspirados no que o Brasil tem de melhor, novo companheiro do dia-a-dia e das atividades físicas… Mas não foi só isso que a Swatch apresentou na tarde de ontem, queridos leitores. Sabe aquela ideia que a marca é conhecida apenas pelos relógios de qualidade. Atualize-se! Os suíços se reinventaram e, agora, também possuem uma coleção de óculos de sol. Os mais de 20 modelos lançados ontem ainda permitem diversas outras combinações. O HT explica: a armação possui um encaixe que possibilita o usuário trocar a parte da frente das lentes e ter diversos modelos em apenas um óculos. Show, hein?
Artigos relacionados