A 34ª edição da Casa de Criadores, que começou ontem e vai até amanhã no Memorial da América Latina, em São Paulo, já começa a mostrar a que veio. Na noite de ontem, além de Gefferson Villa Nova, Kauê Bueno, Tarcísio Brandão e Rafael Caetano – que se apresentaram sob a chancela do Projeto LAB – desfilaram 2/Dois, Felipe Fanaia, Trendt e Ale Brito, além de Virgilio Couture, que já havia mostrado seu trabalho na edição passada do Minas Trend no projeto Ready to Go.
A Dois, grife idealizada pela dupla Jadson Raniere e Weider Silveiro, propôs uma leitura rocker para o estilo clássico de Saville Row em um desfile masculino inspirado na banda Joy Divison, mesclando alfaiataria inglesa, etnia e a estética roqueira em uma cartela de cores enxuta.
Virgilio Couture trouxe os devaneios estéticos do ilustrador Alphonse Mucha para looks que pretendeream revisitar o art nouveau, misturando estampas com renda e adicionando um pitada grunge. A dupla de designers Izabela Starling e Virgílio Andrade desenvolve o que eles chamam de street festa, uma combinação de referências urbanas com elementos sofisticados.
O mato-grossense Felipe Fanaia apostou em uma câmara de horrores de um sanatório. Mas errou quem imaginou um gabinete de torturas do expressionismo alemão. Mais contemporâneo, ele usou referências da segunda temporada de American Horror Story – o seriado de terror grand guignol estrelado por Jessica Lange – para criar looks médicos e abusar do vinil pink.
A Trendt preferiu apostar em técnicas de moulage, sobreposiçõs de layers e estamparias exclusivas à mão, fugindo dos prints digitais. O estilista Renan Serrano disse esboçar a coleção a partir de experiências reais, com estampas inspiradas em tatuagens aborígenes, aguadas em nanquim e tipografias estouradas.
E, por fim, Ale Brito voltou aos anos noventa e investou no filme Mulher Solteira Procura – com a sumida Bridget Fonda e Jennifer Jason-Leigh – para apresentar uma coleção de looks assimétricos, sequinhos e justos em couro, lã, malha e jeans, com destaque para as jaquetas amplas com recortes em couro.
Além do line up de desfiles, algumas novidades: o projeto Art Experience, que desfila looks inspirados no surrealismo de Salvador Dali e o BTOBE, um concurso que contempla estudantes e empreendedores de moda, que podem apresentar seu trabalho e fazer parte das ações que o evento faz em parceria com a Tex Brasil.
O Art Experience traz looks criados pelos estilistas da Casa de Criadores, que se inspiraram na sessão de fotos que a atriz Gisele Itié fez para Chico Audi, com beleza assinada pelo beauty artist Lavoisier, que maquiou a bela usando as feições do movimento artístico surrealista. Pura arte. Gisele, aliás, está com tudo e não está prosa. Já estrelou Os Mercenários ao lado de Sylvester Stallone, andou dando pinta (linda!) na festa de abertura do Festival do Rio e tem pulverizado sua morenice brejeira em grande estilo.
Agora, no Art Experience, ela serve de musa para a simbiose entre moda e artes plásticas nas criações de gente fera como Jadson Raniere, Weider Silveiro, Fernando Cozendey, Gustavo Carvalho, Rober Dognani, e Walério Araujo, que tiveram carta branca para desenvolver o quem bem entendessem em cima do tema. Les Parfums Salvador Dali, patrocinador da ação, premiará o autor do look mais criativo com uma viagem à Flórida, com acompanhante, para conhecer o The Dali Museum. O segundo e terceiro colocados, por sua vez, ganharão um tablet.
O júri é composto por editores de moda e beleza e encabeçado pelo presidente da Cofinluxe – Le Parfums Salvador Dali, Jean-Pierre Grivory, e pelo presidente da Frajo Internacional de Cosméticos, Frank Lund (distribuidora da marca Les Parfums Salvador Dali no Brasil).
Em tempo, segue abaixo o line up dos desfile de hoje à noite e de amanhã.
Hoje
Art Experience / Lês Parfums Salvador Dali (2030h)
Projeto LAB: Igor Dadona, Gustavo Carvalho, Tilda e Gralias (2045h)
Casa de Criadores: Arnaldo Ventura, Danilo Vosta, Yoon Hee Lee e Rober Dognani (21h)
Quarta 16/10
Projeto BTOBE – estudantes de moda: Brado (Senac SP), Cacau Francisco (Universidade Federal do Ceará), Fabio Lima Malheiros (Santa Marcelina SP), Flavia Ventura (UFMG), Nosotros (Anhembi Morumbi SP) e Thagio Bernardo (FUMEC/MG) (2030h)
Casa de Criadores: Karin Feller, Juss, Fernando Cozendey, Walério Araújo (21h)
Outras informações: http://casadecriadores.uol.com.br/
Serviço:
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolivar
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 13 – Barra Funda
Artigos relacionados