*Por João Ker
Dois dos maiores ícones pop da cultura contemporânea se unem em exposição cheia de cores vibrantes, com apelo popular e que grita consumismo: Hello Kitty e Romero Britto. Pois é, depois de brincar com as figuras de gente como Shakira, Gisele Bündchen e Michael Jackson, “o artista mais poderoso e odiado da arte contemporânea” (pelo menos de acordo com a GQ Brasil) resolve mexer com a gatinha manhosa mais famosa do mundo (nós já sabemos que ela é um ser humano, mas para honrar nossa crença infantil continuaremos a chamá-la de felina). Através da “Hello Kitty 40 anos”, em cartaz até o dia 21 de dezembro no Shopping D&D, em São Paulo. E, pelo resultado, pode-se esperar que tanto a Sanrio, empresa japonesa que criou o personagem, quanto o artista faturem mais alguns milhoezinhos.
Com 1,80m de comprimento, a estátua criada por Romero Britto apresenta mais daqueles traços polêmicos e cores vibrantes que infestam camisas, canecas e toda aquela memorabilia onde ele consegue imprimir sua marca. Tanto o vestidinho quanto o laço da boneca adorada por crianças e adultos agora assumem um quê de pop art, em uma fusão que tem tudo para também sair estampando cadernos, bonecas, pôsteres, mouse pads (alguém ainda usa?) e mais produtos lojas afora. “É uma grande honra fazer parte das comemorações dos 40 anos da Hello Kitty e em grande estilo”, diz o brasileiro. “A personagem é realmente um ícone internacionalmente reconhecido, e representa tudo o que a minha arte transmite – esperança, felicidade e amor – e eu desejo a ela muitos anos de sucesso!”.
Brasileiros que integram a parcela avessa ao trabalho controverso de Britto, podem ficar sossegados porque a exposição também traz outras ações de marketing e objetos criados especialmente para o aniversário de Hello Kitty. Sandro Barros fez um mini-vestido especialmente para a ocasião, além de algumas imagens que relembram outros momentos marcantes da personagem na cultura mundial, como a emblemática foto de Lady Gaga caracterizada por Markus Klinko & Idrani. A gente imagina que o recente desastre batizado de videoclipe lançado por Avril Lavigne ficou de fora da comemoração por motivos de: qualidade (ou falta dela). Mas ainda assim,é interessante aprender um pouco mais sobre essa menininha que tanta gente ama, mas pouco sabe sobre sua história.
Serviço:
Exposição Hello Kitty 40th Anniversary
Até 21 de dezembro
Das 10h às 22h (de segunda a sexta), das 10h às 20h (sábados) e das 12h às 19h (domingos e feriados).
Shopping D&D – Av. Nações Unidas, 12559 – Brooklin – São Paulo/SP.
Informações: (11) 3043-7117
Artigos relacionados