*Por Brunna Condini
Para empreender é preciso escolha, clareza, resiliência e muita paixão, entre outras coisas. Sócios na vida, na arte e nos negócios, Flávia Alessandra e Otaviano Costa bem sabem disso. Tanto que o número de empreendimentos em que o casal potencializa sua expertise e empresta a imagem só crescem: Hard Rock Hotel, Estúdio OtaLab, Agência Family (que cuida dos interesses profissionais da família), Utreino e clínica Royal Face, que inaugurou mais uma unidade, desta vez, na Barra da Tijuca, nesta quarta-feira (10). Oferece mais de 40 procedimentos de Harmonização Facial e Estética Corporal. Flávia ainda é sócia do Salão Marcos Proença. “Tem sido uma ótima combinação essa sociedade no amor e em outros ‘amores’, os negócios. Somos uma ótima dupla. Existe muita sintonia de pensamentos, desejos de vida, metas. Nos entendemos nos objetivos, na voltagem. É uma sinergia completa. Somos muito entusiastas do que fazemos. Amamos atuar em todos esses setores, são versões nossas prazerosas, gostamos de levar o trabalho para casa, conversar, amadurecer, mas também sabemos desligar”, diz Flávia, em entrevista ao site.
Quando olhamos para trás já existia uma realização artística gigantesca e também um desejo grande de empreender. O mergulho nesses mundos é sobre realização: queríamos estar em outros lugares que nunca experimentamos antes. Somos movidos pelo o que poroporciona felicidade – Flávia Alessandra
E Otaviano acrescenta: “Descobrimos uma fórmula, um caminho, como no nosso casamento, em que não só identificamos que nos parecemos em muitas coisas, como buscamos resolver bem as diferenças. Isso ajuda tanto a manter a linha das personalidades independentes, como em conjunto. Nesses empreendimentos potencializamos tudo o que já construímos, como imagem, carreira, gestão dos nossos negócios. Encontramos uma fórmula de vida que a gente faz o que quer, como quer. Temos uma experiência conquistada após 35 anos de trajetória profissional cada um e sabemos o valor disso”.
Por que empreender? “Com a pandemia nos questionamos dos lugares em que gostaríamos de estar mais e até pela correria da rotina não conseguíamos. A novela que eu fazia parou (‘Salve-se quem Puder’), e todos foram obrigados a parar. Essa pausa trouxe muita reflexão”, diz Flávia. “Quando saí da Globo em 2019, fundamos a Agência Family justamente para cuidar da gente, do empresariamento. Uma house nossa, um lugar de criação, planejamento, junto com o Estúdio Otalab, que nos possibilitou olhar de uma forma completa para os projetos. Uma espécie de mapa com possibilidades artísticas e comerciais para explorarmos”.
E que tipo de empresários são Flávia e Otaviano? “Acho que tenho um ‘drive’ de criação muito forte. Não que a Flávia não tenha esse radar criativo, tem até muito, mas a visão dela da gestão de negócios, do marketing, da comunicação, sobressai. Ela é do business, está de olho nas peculiaridades no negócio. Na verdade, cada um tem um skill que vai colocar mais a favor de cada empreendimento, pensando sob o mesmo guarda-chuva de necessidades da empresa”, analisa o apresentador. “Otaviano fica mesmo mais no criativo, e depois em um brainstorming com os outros sócios, vamos definindo as soluções, produtos, serviços. Gosto da execução, de pensar em como isso vai chegar nas pessoas”, pontua Flávia.
Bem-estar e qualidade de vida no eixo dos empreendimentos
O casal alinha saúde física e mental para dar conta do ‘tranco’ na vida, no trabalho artístico e nos negócios. Inclusive, os dois revelam que já declinaram de empreendimentos que não conversavam com suas identidades, prezando pelo bem-estar e transparência. “Tenho o esporte na minha vida desde a infância. Aos 14 anos, joguei profissionalmente vôlei. Então entendo a importância de estar bem fisicamente e mentalmente para tudo na vida. A Flávia também sempre teve essa preocupação, até pela profissão. Sempre se cuidou muito para estar bem e ter disposição”, diz Otaviano Costa, que voltou a atuar em uma produção associada Disney+, ‘A missão de Ulisses‘, na qual faz um homem em crise profissional que tem uma virada na vida e torna-se guru. A previsão de estreia é para o final de 2023.
“Já negamos empreendimentos que não refletiam o wellness, o bem-estar, o autocuidado como idealizamos. A própria Royal Face foi uma empresa que nos associamos depois de muitas outras fazerem propostas. Queríamos um lugar que respeitasse a identidade de cada um e também tornasse acessível, democratizasse esse acesso à beleza”, completa Flávia Alessandra.
Casamento que dá liga
Casados há 16 anos, pais de Olívia, 12 – Flávia também é mãe de Giulia, 23, do casamento com Marcos Paulo (1951-2012) -, eles são pura sintonia. E, apesar da união próspera em tantos aspectos, fazem questão de frisar que não são um casal estereotipado. “Não somos mesmo. Nos desentendemos, temos conflitos, como todo casal, mas nos respeitamos, ouvimos. Temos prazer de estar juntos, e muita confiança, que é uma base para tudo, na vida pessoal e no trabalho. Isso dá liga, tesão. tomamos decisões unilaterais quando preciso muito por conta disso”, destaca o apresentador. “Me perguntam qual o segredo do sucesso do nosso casamento. Olha, se eu soubesse, escreveria um best-seller (risos). Somos pessoas de muita personalidade, idéias, mas trocamos, achamos interessante ceder quando preciso, não é uma competição. Isso funciona na vida e nos negócios. No final das contas, o importante de verdade é estarmos juntos, gostoso. Nada vai ter um peso maior que isso”, diz Flávia.
Sobre a Royal Face
Artigos relacionados