Em sua 30ª edição, realizada em três dias, em Gramado, na Serra Gaúcha, o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), principal plataforma de lançamento e negociações das coleções Primavera-Verão entre os players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, e lojistas e compradores nacionais e internacionais, superou as expectativas de business no período. E foi neste cenário que Havaianas, líder em calçados abertos no país, participou pela primeira vez do salão. A marca contou com um estande de 250 metros quadrados, trazendo novidades em chinelos, rasteirinhas, calçados fechados, vestuário e acessórios. Fortíssima em lojas próprias, digital e canal alimentar, vê na iniciativa a
oportunidade de ampliar presença no canal calçadistas, aproximando ainda mais do varejo calçadista. E para estrear em grande estilo, o case de sucesso construído ao longo de 60 anos, contou com destaque no eMerkator Talks com o painel ‘Havaianas, dos mercadinhos ao mundo fashion’, apresentado por Ana Bógus, presidente de Havaianas BMU Brasil e Latam.
“O case de Havaianas é praticamente uma aula de marketing. Adoro apresentá-lo, pois ele também me traz muitas lembranças da trajetória incrível que tivemos nas últimas seis décadas. Conseguimos fazer uma virada de marca impressionante, levando um produto que inicialmente era vendido em caixotes de mercearias de bairro, até o tapete vermelho do Oscar, por exemplo. Havaianas foi a primeira marca de moda brasileira a internacionalizar, e pouca gente sabe ou fala sobre isso. É uma marca que traz um orgulho nacional imenso. Quem nunca encheu o peito para falar que Havaianas é brasileira ao ver uma das nossas lojas no exterior?”, indaga Ana Bógus.
“Também apresentamos ao público, em primeira mão, a nossa coleção 23-24 que faz parte de um novo movimento da marca, que será lançado oficialmente no dia 1º de junho, a coleção ‘Pisar Livre – Sensações’. E pontua sobre a participação na principal feira do país do setor calçadista que comercializa as coleções Primavera-Verão, representando cerca de 70% do faturamento da indústria nacional: “O canal varejista é uma das grandes apostas de crescimento da Alpargatas no Brasil para os próximos anos, e a participação nesta feira concretiza as nossas intenções para acelerar a marca Havaianas, que além do portfólio de chinelos, conta com as categorias de rasteirinhas, slides, TNS (nossa linha de tênis) e a nova coleção de clogs, dedicada ao público infantil, além de acessórios”.
Um clássico que se reinventa e não sai de moda
A marca ícone nacional soube se repaginar de formas criativas e rentáveis desde a sua criação. “Em seus 60 anos de trajetória no setor, a Havaianas já foi commodity, já fez parte da cesta básica do brasileiro e já esteve presente em grandes passarelas, como nossa collab com Valentino. Hoje, Havaianas é uma marca global que está presente em mais de 130 países e, apenas no Brasil, conta com mais de 300 mil pontos de venda. Produzimos anualmente mais de um par de sandálias por habitante no Brasil. Atualmente, contamos com mais de 920 lojas monomarca espalhadas pelos cinco continentes – entre franquias e próprias”, destaca a executiva.
Pós-graduada em Economia Internacional pela USP, com um MBA executivo pela Universidade de Pittsburgh e especialização digital pela Singularity University, somando 30 anos de carreira, Ana também ilumina aqui os caminhos para se tornar referência na indústria calçadista. “Somos referência em todo o mundo, e mesmo sendo líder de categoria, precisamos estar em constante renovação. Trazer novas tecnologias, investir em pesquisa para apresentar ao consumidor as melhores opções, materiais e acabamento em calçados é primordial. E casar tudo isso com boas histórias para comunicar esses lançamentos de maneira encantadora e envolvente aos nossos Havalovers é fundamental. Estamos sempre trabalhando para que nossas áreas de marketing, trade e vendas levem até a ponta a melhor experiência de marca, seja em portfólio, exposição de PDV ou atendimento ao cliente. Uma marca líder não pode parar nunca”.
O cliente como maior inspiração
A história da label se iniciou lá em 1962, quando o primeiro par de Havaianas, a Tradi’ foi desenvolvido no Brasil. Na época, a inspiração foi a sandália de dedo japonesa chamada Zori. A Alpargatas (dona da Havaianas) então utilizou a borracha como matéria-prima e adaptou a sandália japonesa para o mercado brasileiro. O formato de grão de arroz foi utilizado para a textura da palmilha. Nascia uma estrela atemporal! Em 1962, os modelos foram criados na versão azul e branco, mas só em 1969, por um erro de maquinário, surgiram as primeiras Tradi com tiras verdes, depois vieram as versões ferrugem, amarela e preta. Nos anos 1980, o Ministério da Fazenda incluiu os chinelos na lista de produtos cipados, ou seja, o preço era tabelado pelo Governo para que as pessoas pudessem comprar mesmo com ajustes de inflação. A marca sempre esteve de olho nas tendências das ruas, na demanda e desejo dos usuários, e isso foi sempre o maior gol. Tanto, que, no início dos anos 80, quando os surfistas começaram a customizar as suas próprias Havaianas, virando a sola colorida do chinelo para cima, criando modelos monocromáticos, foram lançados os modelos Top, disponíveis em todas as cores do arco-íris ou em tons sazonais. A linha colorida, inclusive, é a segunda mais vendida até hoje pela companhia. Ou seja, quanto maior a conexão com o consumidor, maior o sucesso do que se faz. Não tem erro.
E hoje, no mundo pós pandemia, como essa ligação se transformou? “A principal mudança foi a migração da comunicação com esse consumidor para o mundo online. Viramos praticamente o calçado oficial durante a pandemia. As pessoas estavam sempre vestidas para trabalhar da cintura para cima e, nós pés, sempre de Havaianas”, pontua Ana.
E completa, falando sobre as formas efetivas de aproximação do consumidor hoje, buscando garantir a sua satisfação. “Acreditamos muito no poder de uma comunicação omnichannel, onde cada canal tem um objetivo e todos convergem em um grande objetivo final, que é estar sempre na cabeça do nosso público de uma maneira genuína, reforçando o DNA da marca. Além disso, temos um squad de influenciadores, que tem a apresentadora Sabrina Sato como musa. O papel desse time é falar dos nossos produtos, abordar ocasiões de uso e conversar com um público que tem o perfil que queremos alcançar. E, não menos importante, temos o PDV. É lá que conseguimos expandir a experiência de marca e trazer todo o lifestyle de Havaianas para o consumidor vivenciar isso de uma maneira única. Tudo é pensado para que ele entre no espírito da marca e estamos sempre em busca de novas formas de fazer isso. Todos esses canais buscam atender nossos consumidores da melhor forma possível, oferecendo uma experiência única que só a marca oferece”.
Como projetam o futuro da marca? “Havaianas é líder de mercado e referência, por isso, estamos sempre ditando tendências e puxando o mercado. Para esse ano, o nosso foco é moda. Já estivemos no Baile da Vogue e no Baile do Copa e estaremos nas passarelas da semana de moda mais importante da América Latina, a São Paulo Fashion Week, apoiando e patrocinando alguns desfiles. Também estamos preparando um novo formato de apresentarmos nossas coleções, criando histórias para cada uma delas, uma narrativa bem característica do mundo da moda. A primeira coleção chega às lojas agora, em junho”, comentou com o site Heloisa Tolipan.
Perguntei a Ana Bógus sobre os projetos socio-ambientais da marca e você confere abaixo:
Por um mundo melhor
Sustentabilidade, responsabilidade social e governança são frentes que fazem parte do dia a dia da Alpargatas, uma empresa com mais de 100 anos de história e dona da marca Havaianas. Em 2019, a companhia redefiniu sua missão e incluiu a sustentabilidade como pilar de negócio. Em 2021, estabeleceu a governança de uma Comissão de Sustentabilidade e uma área de Sustentabilidade e Reputação, que, entre outras atividades, elaborou a Estratégia Alpa de Sustentabilidade com frentes dentro de três pilares: Economia Circular, D&I & Desenvolvimento Local e Operações Responsáveis. Estas informações estão no site da Alpargatas e o acompanhamento das frentes poderá ser feito por meio do Relatório Anual GRI. A marca tem investido através dos anos em formas criativas de assumir a responsabilidade socioambiental, dando exemplo de compromisso e modernidade empresarial. Abaixo, alguns dos exemplos de ações compartilhados pela executiva:
- Havaianas Praia+Limpa
Havaianas, em parceria com a plataforma de Beach Clean Up da Worldpackers, uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, criou a iniciativa Praia + Limpa, que tem como objetivo promover ações de limpeza em diversas praias no Brasil e no mundo, para manter estas belezas naturais como merecem: livres do lixo. Por essa iniciativa será possível gerar um impacto junto às comunidades locais e às cooperativas de reciclagem parceiras, provocando mais reflexões e conversas sobre economia circular e reciclagem. Lançado em janeiro, o programa faz parte da agenda de economia circular da marca e tem 6 ações planejadas para 2023, nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. As primeiras ações foram realizadas no Rio de Janeiro e em Florianópolis, reunindo mais de 220 pessoas e retirando quase 100 quilos de resíduos das praias, entre eles, mais de 22.200 mil bitucas de cigarro. Para saber mais sobre o programa e se inscrever para participar das ações, acesse https://havaianas.com.br/praia-limpa-sustentabilidade.html
- Havaianas reCICLO
O Havaianas reCICLO nasceu com o objetivo de conscientizar os consumidores sobre o descarte adequado de sandálias além de promover a reciclagem, em parceria com a TrashIn, startup especializada em soluções inovadoras para a gestão de resíduos. Hoje, já são 20 estados atendidos pelo programa com 125 urnas em 43 cidades. Além da coleta nas urnas, o programa tem 50 cooperativas parceiras, impactando positivamente mais de 2.000 famílias. O programa já garantiu o descarte adequado e a reciclagem de mais de 110.000 pares de sandálias. Ao invés de virar lixo, essas sandálias são transformadas em outros produtos como tapetes, pneus maciços utilizados em carrinhos de mão e mobiliários revestidos de manta de borracha, como os bancos e prateleiras presentes em lojas Havaianas. Para saber onde descartar suas Havaianas usadas, acesse: https://havaianas.com.br/reciclo-sustentabilidade.html
- Havaianas IPÊ
Nossa parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) já existe há mais de 15 anos e tem o objetivo de ajudar a conservar a fauna e flora brasileira. 7% das vendas líquidas das sandálias Havaianas IPÊ vão para o Instituto, que desenvolve projetos voltados à conservação da Mata Atlântica, da Amazônia e do Pantanal. Com essa iniciativa, já foram plantadas mais de 5,4 milhões de árvores na Mata Atlântica, ajudando na preservação de várias espécies. Todo ano é lançada uma nova coleção Havaianas IPÊ, que conta com informações e estampas de animais da fauna brasileira e seus habitats. A coleção é vendida em mais de 100 países. Para conhecer a coleção, acesse https://havaianas.com.br/ipe-sustentabilidade.html
- Havaianas CI
Nossa parceria com a Conservação Internacional já existe há mais de 10 anos e tem o objetivo de ajudar a conservar a vida marinha brasileira. 7% das vendas líquidas das sandálias dessa linha são revertidas para a CI-Brasil. Essa parceria já protegeu 380 mil hectares de ecossistemas marinhos e costeiros. Para conhecer a coleção, acesse https://havaianas.com.br/ci-sustentabilidade.html
- Havaianas Pride
Desde o lançamento da coleção, em junho de 2020, 7% do valor líquido das vendas dos produtos da coleção Havaianas Pride são revertidas para a All Out, uma organização que atua no Brasil e no mundo em defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+. Até 2022, já foram repassados mais de R$ 4 milhões. Hoje, a coleção já conta com mais de 30 produtos em linha e é vendida em mais de 53 países. Além disso, ano passado, lançamos a Pesquisa do Orgulho, encomendada ao Datafolha, Além de dados demográficos, estudo encomendado pela Havaianas e que está disponível online, traz a percepção da comunidade em diversos temas como relacionamento, respeito, liberdade, segurança, mercado de trabalho e representatividade na mídia; Para conhecer a coleção, acesse https://havaianas.com.br/pride-sustentabilidade.html
- Havaianas Quebrada Cria – Gerando Falcões
Lançada em março de 2022, a collab Havaianas Quebrada Cria trouxe artistas da quebrada para criar uma nova coleção, em parceria com a Gerando Falcões para criar 4 modelos de sandálias, com 7% das vendas destinadas para os projetos da Gerando Falcões em todo o Brasil. Em abril, a marca trouxe mais 3 modelos criados por artistas da quebrada. Os produtos estão disponíveis em lojas físicas e na Digital Flagship da marca, e em março, começaram a ser vendidos na Europa. Para conhecer a coleção, acesse https://havaianas.com.br/explore/gerando-falcoes.html
A Alpargatas é a maior empresa de calçados brasileira com atuação global. Com 116 anos
de história, é dona da Havaianas, marca de estilo de vida, líder em calçados abertos, de
49,3% da Rothy’s, marca digital norte-americana de calçados sustentáveis, e é dona da
Ioasys empresa tech de inovação e transformação digital. A Alpargatas comercializa seus
produtos em mais de 130 países e atua diretamente em mais de 20 países. Com uma
cadeia de suprimentos vertical, a Alpargatas possui seis unidades fabris no Brasil e mais de
dezesseis mil colaboradores em todo o mundo.
Artigos relacionados